15 fevereiro 2017

Resenha: Uma vez você, uma vez eu - Diego Martello

Título: Uma vez você, uma vez eu
Autora: Diego Martello
Editora: Novo Século
Ano: 2015
Páginas: 184

Marcos e Willian, pai e filho, tentam se reconciliar após anos de desentendimento. Em paralelo, Eva, mulher de Willian, quer a todo custo engravidar, o que frustra o casal. A partir da visão do interior de cada um, esses personagens terão de reconfigurar o modo de pensar para enfrentar os seus conflitos. Nessa fase tão conturbada para todos, reflexões acompanham cada segundo da trajetória deles.
Narrada de forma surpreendente, provocativa e crítica, esta obra não tem a pretensão de apresentar soluções para os problemas enfrentados, mas, sim, mostrar as armadilhas de nosso fluxo de consciência, para compreendermos que as soluções dos problemas dependem, muitas vezes, da forma como se lida com as ilusões, ou, ao contrário, como se enxerga verdadeiramente a realidade.


Terminei a leitura desse livro e uau...sabe aquela história que te leva a reflexão por horas?
Foi assim que aconteceu comigo.

Geralmente leio um livro em no máximo dois dias, nesse demorei um pouco mais apenas porque ficava pensando e absorvendo as palavras de Willian, personagem principal dessa aventura.

A história é narrada por Willian, um homem com seus dilemas, casado com Eva, que luta para engravidar e se mostra cada vez mais frustrada por ainda não conseguir tal feito.
Além da vida conjugal, Willian ainda lida com as pressões do trabalho, de suas escolhas na vida, com as lembranças dos ensinamentos de sua falecida mãe e um relacionamento fracassado e de desentendimentos com o pai.
Ambos, pai e filho que trabalharam juntos tem dificuldades hoje de apenas manterem algum tipo de diálogo.


Willian se mostra cada vez mais cansado e esgotado de todo caos que ele acredita ser a sua vida, e em meio as reflexões, surge a oportunidade de modificar tudo, porém assim como com todo ser humano é preciso que ele queira e entenda que a vida pode além de ser mais leve, e que quando nos deixamos ser ajudados e vemos que temos apoio, os erros do passado enfim podem ser dissipados.

 “A dúvida e a insegurança podem nos fortalecer ou nos enfraquecer dependendo de nossa reação perante elas.”

A narrativa nos traz ainda muitas surpresas e ora achamos que é uma coisa, mas ai somos levados a ver outras, e ainda nos brinda com um final surpreendente.

Diego conduziu com maestria essa história, que além de uma experiência fantástica, conseguiu invadir o íntimo e nos ajuda a refletir, a nos conhecer e a questionar várias de nossas ações na vida e nos permitindo achar uma forma de solucioná-las.
E como não conhecia a escrita do autor, fiquei impressionada pelo texto muito bem escrito.

"Você é como uma música que toca nos ambientes em que entra. Cabe a você ser agradável ou não. Nenhuma nota passa despercebida."

Uma vez você, uma vez eu, é uma bela lição e demonstração de amor e fé nas ações do ser humano.





2 comentários via Blogger
comentários via Facebook

2 comentários:

  1. Além de adorar romances, curto tb ler livros que me fazem pensar sobre a vida.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara!
      Vale a pena ler esse livro. É intenso e nos leva a reflexões verdadeiramente inspiradora.

      Obrigada!

      Beijos!

      Excluir

© Book Obsession ♥ | Design e Desenvolvimento: JaqueDesign imagem-logo