29 maio 2017

Resenha: Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado - Thalita Rebouças

Título: Confissões de um garoto tímido, nerd e (ligeiramente) apaixonado
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Arqueiro
Ano: 2017
Páginas: 304

Davi está no segundo ano do ensino médio e finalmente tomou coragem para iniciar o curso de astrologia que sempre quis fazer mas nunca teve coragem de admitir, por medo de sofrer preconceitos.
Entre signos e mapas astrais, conhece Milena, uma menina incrível, que o deixa encantado com seu jeito apaixonante. Tetê, melhor amiga de Davi, o incentiva a investir no relacionamento, mas vencer a timidez é um desafio para ele. Ajudar Zeca, seu amigo que passa por problemas amorosos, também é uma dificuldade, pois Davi é inexperiente no assunto.
No final do primeiro semestre, entretanto, uma novidade causa um rebuliço na turma: Samantha, colega de classe do trio, apresenta Gonçalo, que mora em Portugal e veio passar as férias de verão europeu na casa dela, no Rio de Janeiro.
A chegada do estrangeiro tem efeitos inesperados, e Davi e seus amigos passam a lidar com questões que nunca imaginaram ter que enfrentar.




Hoje vou falar sobre um livro que me surpreendeu tanto e já quero iniciar dizendo: leiam pelo amor de Getúlio...rs!

A história do protagonista Davi é ambientada no Rio de Janeiro. No auge dos seus 16 anos, esse jovem estudioso, porém tímido conta com o amor de sua avó, seu irmão Dudu e seus amigos Tetê e Zeca.

Tetê já teve sua história contada em Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática, porém podemos acompanhar bastante de sua história já que além de melhor amiga de Davi, ela também namora Dudu.

Voltando para Davi, que a pesar da pouca idade apresenta bastante maturidade diante das responsabilidades escolares. Agora que os amigos sabem que ele faz curso de astrologia, o jovem acaba aperfeiçoando seus conhecimentos e podemos conhecer mais dos signos e das personalidades de cada um, podemos ver um belo trabalho de pesquisa sobre astrologia ao longo da história.  Sendo assim, no curso, uma jovem chamada Milena acaba se tornando amiga dele e além da afinidade, o rapaz começa a experimentar sentimentos até então desconhecidos. O que é muito comum nessa idade, jovens com questionamentos e sensações que podem render inúmeras reflexões.

“Não tem o menor problema uma pessoa ter dois lados, um lógico e coerente, e outro mais inquieto e sonhador. A gente tem que ter cabeça aberta sempre, com muitas gavetas, muitos espaços, muitos horizontes a serem descobertos!”

Uma chegada inesperada traz agito no meio dessa turminha. O amigo de Samantha, Gonçalo, veio de Portugal passar as férias na casa da amiga. Entre saídas e programas para deixar esse convidado bem à vontade na Cidade Maravilhosa, muitas surpresas podem rolar e mexer com a cabecinha dessa galera.
Ah, mas como é bom ter amigos em que se pode confiar seus maiores medos e inseguranças, afim de tornar as coisas mais leves e divertidas.

“Do alto dos meus 16 anos, eu Davi Pereira da Costa, estava experimentando uma sensação que jamais sequer supus que existisse.
E que sensação boa!”

Thalita me surpreendeu como já havia dito no início da resenha, primeiro por sua forma de conduzir a história, passei uma parte achando uma coisa e de repente a trama dá uma reviravolta daquelas e o que já estava bom ficou ainda melhor, sua forma envolvente e cativante com as palavras só confirmam o prestígio e a multidão de fãs e seguidores que só faz aumentar.

Sem dúvidas se olhar apenas a capa você vai imaginar que o livro é apenas para o público jovem, mas garanto a você que não é. Claro que tem elementos bem atuais e típicos do público Teen como troca de mensagens, leituras de tendências, o mundo da blogosfera. Mas também serve para os pais estarem mais conectados de alguma forma com seus filhos, pra abordarem temas importantes, perceberem condutas ou até mesmo um simples afago seguido de tudo vai dar certo, ou um eu te apoio. Ainda não tenho filhos, mas posso dizer que aprendi e me emocionei bastante com essa leitura e certamente vou querer ler mais dessa incrível autora.




Tentei ao máximo não revelar muitas coisas sobre a leitura, pois vale a pena o leitor sentir as emoções, as angústias, as risadas e se apaixonar não apenas pelo Davi, mas por todos os personagens. O projeto gráfico e a capa são um show à parte fazendo a leitura fluir de tal forma que só nos damos conta do final nas últimas páginas.




E se você imagina que as aventuras dessa galerinha acabaram por aqui, está redondamente enganado. O livro do Zeca, o amigo antenado, blogueiro e super divertido/dramático será lançado ainda esse ano também pela Editora Arqueiro. 








11 comentários via Blogger
comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Gostei da capa e o título é bem fácil de memorizar. Os personagens parecem carismáticos e simples principalmente Davi, e é fácil identificar-me com ele em certos pontos. Ser tímida não é nada fácil, é como construir involuntariamente uma barreira para o mundo.

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?? Amei o blog de vocês!!!
    Também posto resenhas no meu blog, se vocês tiverem interesse o link é esse: https://umapalavrasobremim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Não sabia que esse livro era a continuação de confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática e achei bem bacana. Não curto astrologia, se fosse astronomia eu poderia gostar mais, rs.
    Achei bacana o fato do livro ajudar os pais também a se aproximarem de seus filhos, eu não imaginava que teria algo assim na obra e isso me faz querer dar uma chance ao livro, pois imagino que traga algumas reflexões quanto a isso. Não tenho filhos, mas parece ser uma obra que me agradaria sim.
    Dica anotada.

    ResponderExcluir
  4. Estou interessada nesse livro desde o seu lançamento. Parece ser uma história interessante, ainda que, num primeiro momento, achei que fosse dirigida somente ao público adolescente.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Thalita Rebouças deve mesmo ser tudo de bom!
    Minha priminha de 11 anos é louca por ela. Eu nunca li nada dela e essa dica veio bem a calhar ( leio e presenteio Maria Eduarda (priminha leitora mirim) Eu tô tentando fazer com que ela comece a resenha os livrinhos, assim crio um novo quadro pro blog rs
    Adorei, obrigada por compartilhar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Own!!! Quero muito ler esse livro.
    Acho que a autora é uma super fofa e seus livros são inspiradores e com certeza ajudam muitos jovens a enfrentarem os seus problemas e a buscarem ajuda. Gostei muito de conhecer mais sobre a história e de saber a sua opinião sobre ela.

    ResponderExcluir
  7. Confesso que pela capa não daria muito por ele, mas gostei da sua resenha. Achei interessante o tema do livro. Não é um livro que correria para ler, mas com certeza entrou na lista de livros para dar de presentes. Ótima resenha.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Ler os livros da Thalita é sempre ótimo HAHAH me senti voltando a adolescência. Gosto demais porque são leituras leves e estou com expectativa para começar este e o antecessor lançado pela editora. Adorei a resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Camila, quero comprar para meus filhos, e obviamente aproveitar para ler também. Acredito que seja uma leitura divertida e com boas reflexões a respeito desta época de vida.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Oi Camila tudo bem?
    Eu achei a história bem fofa e adoro a escrita da Talita, é sempre leve e diveritda. Tive a oportunidade de ler aquela série chamada Fala Sério e adorei. Fiquei louca para ler essa nova série, espero gostar tanto quanto você.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Camila, sua linda, tudo bem?
    Eu adorei o primeiro livro e esperava apenas que esse fosse no mesmo nível, mas pelo visto tem algo a mais aqui. Eu sempre me emociono com a Talita, ela tem uma percepção dos jovens muito grande, por isso é impossível não se envolver e sentir as mesmas coisas que os personagens. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© Book Obsession ♥ | Design e Desenvolvimento: JaqueDesign imagem-logo