29 julho 2017

Resenha: Paris para um e outros contos - Jojo Moyes - Editora Intrínseca

Título: Paris para um e outros contos
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2017
Páginas: 240
Sinopse:

Com mais de 20 milhões de livros vendidos em todo o mundo, Jojo Moyes se consagrou autora de grandes romances. Arrebatadoras, emocionantes, repletas de personagens fortes e realistas, suas obras conquistaram legiões de fãs e alcançaram listas de mais vendidos em diversos países.
Nessa vibrante coletânea, o leitor poderá conhecer mais um lado da autora. Em histórias curtas e divertidas, Jojo, sem deixar de lado as personagens decididas que conquistaram o público, faz sua conhecida mágica de transformar situações comuns em eventos extraordinários.
No conto que dá título ao livro, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa.
Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de pessoas fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida.
E em “Lua de mel em Paris”, que fecha a coletânea, Jojo Moyes brinda os leitores com um reencontro com as personagens do best-seller A garota que você deixou para trás, Liv e Sophie, que, separadas por algumas décadas, acreditam que o casamento é apenas o início de suas histórias de amor.
Dez pequenas amostras da saborosa escrita de Jojo Moyes, divertidas, autênticas e irresistíveis — você vai ler e se encantar.




E mais um livro da Jojo Moyes na minha lista de livros lidos. Quem me conhece sabe que adoro a escrita dela e sempre que dá já passo na frente dos livros pendentes. Ainda estou devendo algumas resenhas por aqui, mas prometo não demorar.

Paris para um e outros contos é um livro bem diferente do que estamos acostumados a ler. A proposta da Jojo nessa obra foi reunir 10 contos que são ambientados em Paris, mas também traz um pouco sobre alguns personagens londrinos.
Entre os contos temos:

1 – Paris para um;
2 – Entre os tuítes;
3 – Tarde de amor;
4 – Um pássaro na mão;
5 – Sapatos de couro de crocodilo;
6 – Assalto;
7 – O casaco do ano passado;
8 – Treze dias com John C;
9 – A lista de natal;
10 – Lua de mel em Paris.

Para a resenha não ficar enorme, resolvi escolher os contos que foram os meus favoritos para contar um pouco para vocês.




Já de cara eu amei Paris para um. Nele vamos conhecer Neil, uma londrina que resolve embarcar para Paris, porém seu namorado atual inventa uma desculpa no trabalho para não ir a tempo alegando que pegaria o próximo trem.
Conclusão: A moça toma o maior bolo, e entra em pânico por estar em um local desconhecido, sozinha e ainda tendo que dividir o quarto de hotel com uma mulher que nunca viu na vida, pois o hotel errou ao fazer as reservas.  
Apavorada, ela pensa em ir embora o mais rápido possível, mas acaba decidindo visitar alguns locais antes e então conhece Fabien, um rapaz muito simpático que faz a estadia dela na cidade bem mais agradável.




Já em Lua de mel em Paris, tive a maior surpresa ao me deparar com personagens já antes conhecidos. Se você já leu A garota que você deixou para trás, vai perceber que Sophie e Liv dão o ar da graça por aqui.
Esse conto remete muito ao que Jojo já realiza em suas histórias, mesclar passado e presente nas narrativas.
Sophie e Édouard retratados em 1912, casados, mostrando como viveram nessa época. E nos dias atuais, podemos acompanhar o desenrolar da história de Liv e David que mesmo em plena lua de mel vão precisar lidar com a obsessão do marido em não se desligar do trabalho e deixar sua esposa em segundo plano.

Apesar dos contos estarem bem curtinhos, Jojo tem uma capacidade incrível de trazer realismo, situações do cotidiano e mesclar com o romantismo de forma que ficamos fascinados a cada livro. Os personagens têm química e são bem humorados, mas sempre deixam aquela sementinha de reflexão.




Sobre a edição da editora Intrínseca, só posso dizer que está impecável. A cada início de conto, temos ilustrações primorosas, de muito bom gosto e que já nos fazem ansiar pelas próximas páginas.

Mais uma vez Jojo me deixou encantada e arrebatada por sua obra, me deixando mais fã se é que isso é possível.
Mais que recomendação. É uma leitura obrigatória!







5 comentários via Blogger
comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Olá Camila, tudo bem?
    Fico feliz e saber que você gostou dessa obra.
    Depois da dor que foi ler CEEADV e da decepção que foi Depois de você desisti dos livros da Jojo. Confesso, no entanto, que sua resenha me deixou intrigada e que a própria obra por si só já chama a atenção ne? Acho que vou dar uma chance a ela sim, espero que a Jojo não me machuque de novo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá, Camila! Excelente resenha! Já li dois livros da autora, Como eu era antes de você e a Ultima carta de amor. Tenho muita curiosade em ler Paris para um. Só pelo simples fato de se passar em Paris, já me ganhou. Acho essa capa belíssima também. rs Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que já li os dois livros da Lou da autora (Viver Depois de Ti, e Viver Sem Ti)! Fiquei curioso com esse de contos!

    A verdade e que adoro a ideia de se cruzarem as personagens já conhecidas de outros livros, assim como o toque realista da autora!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Li apenas um livro dela, no entanto, fiquei apaixonada pela escrita da autora. Achei legal ela juntar 10 contos ambientados em Paris. O livro já está na minha lista de leitura.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que esse era um livro de contos. Gostei da ideia da Jojo de colocar outros personagens de histórias conhecidas. Fiquei curiosa pra ler.

    ResponderExcluir

© Book Obsession ♥ | Design e Desenvolvimento: JaqueDesign imagem-logo