08 agosto 2017

Resenha: A Menina da Neve - Eowyn Ivey - Editora Novo Conceito

Título: A Menina da Neve
Autora: Eowyn Ivey
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Páginas: 352
Sinopse:

Alasca, 1920: um lugar especialmente difícil para os recém-chegados Jack e Mabel. Sem filhos, eles estão se afastando cada vez mais um do outro. Em um dos raros momentos juntos, durante a primeira nevasca da temporada, eles constroem uma criança feita de neve. Na manhã seguinte, a criança de neve some. Dias depois, eles avistam uma criança loira correndo por entre as árvores. Uma menina que parece não ser de verdade, acompanhada de uma raposa vermelha e que, de alguma formam consegue sobreviver sozinha no frio e rigoroso inverno do Alasca. Enquanto Jack e Mabel se esforçam para entender esta criança que parece saída das páginas de um conto de fadas, eles começam a amá-la como se fosse sua própria filha. No entanto, nesse lugar bonito e sombrio, as coisas raramente são como aparentam, e o que eles aprenderão sobre essa misteriosa menina irá transformar a vida de todos.



Que história surpreendente e emocionante!


Conhecemos o casal Mabel e Jack que estão tentando lidar com a perda de seu filho e a dura missão de recomeçarem em um local diferente. A vida no Alasca é difícil, mas a promessa de dias produtivos faz com que eles se agarrem a esse fio de esperança para sobreviverem. Com o frio que os leva a temperaturas altamente extremas, e ainda o fato de viverem uma vida bem simples, com pouquíssimos recursos, vamos acompanhando a dificuldade desse casal tão marcado e cada vez mais distante um do outro.
O relacionamento deles carece de harmonia e muita paciência um com o outro, mas a cada dia torna-se mais silenciosos, quando deveriam apoiar e curarem um ao outro. Claro que lidar com a perda de um filho deve ser extremamente doloroso e complicado de seguir em frente, mas só com muita fé e esperança para que retornem a dias felizes.

Eis que chega a nevasca, e Mabel tem a ideia de iniciar uma guerra de neve, Jack se surpreende com aquele momento de descontração de sua esposa e aceita a brincadeira, afinal há tempos ele não sabe como fazer para proporcionar um momento de felicidade para ele. Jack trabalha duro e vive sempre se culpando por atitudes do passado, mas agora parece que as coisas podem enfim melhorar.
Eles decidem montar uma menina de neve, após suas brincadeiras, mas um dia aquela boneca simplesmente sumiu e eles passam a ver no meio dos campos uma menininha loira de nome Faina sempre ao lado de uma raposa vermelha. 

“- Sei que parece implausível, mas não está vendo? – disse ela. – Nós a queríamos, nós a fizemos com amor e esperança, e ela veio até nós. Ela é nossa menininha, e não sei direito como, mas ela foi feita neste lugar, com esta neve, com este frio.”


A garotinha desperta a curiosidade do casal e passa a aparecer e sumir por várias vezes e em vários momentos volta a surgir. E com o passar dos dias ela vai trazendo o renovo pra dentro dessa família que começa a interagir mais e mesmo tendo consciência de que a fantasia e a realidade se misturam em vários momentos, podemos ver que o elo que une o casal não se desfez.

''Como muitos contos de fadas, há várias formas diferentes de contá-lo, mas sempre começam do mesmo jeito. Um velho e uma velha vivem felizes em seu chalé na floresta, exceto por um detalhe triste: eles não têm filhos. Num dia de inverno, eles fazem um boneco de neve.''


Uma história extremamente cativante, baseada em um conto de fadas russo, que deixa muitas sementinhas de reflexões sobre o casamento, perdas, paciência, esperança, milagres e amor. Com direito a muito mistério e uma leitura fluida, somos sugados para essa trama e enquanto não fiquei sabendo o final não consegui parar.  E ainda bem que não parei.  Jamais imaginei que pudesse ter um final como aquele! Claro que ao longo da leitura a gente vai imaginando várias coisas, o final é surpreendente, emocionante e para os emotivos, certamente derramaram algumas lágrimas.

O projeto gráfico é lindo. Sou apaixonada pela capa e pela diagramação, os capítulos são curtinhos. E mesmo tendo sido lançado pela Novo Conceito em 2015, vale a pena furar a fila para embarcar nessa fantasia. 







8 comentários via Blogger
comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Olá!
    Viajei na sua resenha, nunca li um conto russo, quero me emocionar e ser surpreendida. Só a sinopse já tinha me conquistado. Vai para listinha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz em saber que foi inspirada em uma história russa, fiquei bastante curiosa, quem não gosta de livros cativantes, né?
    A capa é linda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Me apaixonei pela capa rs.. Ao ler sua resenha me senti tentada a colocar na minha lista de leitura.
    E todas as lições que ele parece trazer são as que mais procuro nos livros.
    Obrigado pela dica.

    Beijos, e até a próxima!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho esta capa linda, e a premissa também interessante, mas nunca comprei para ler.Gostei da sua resenha, e de saber mais da trama, não sabia que se baseava em um conto fadas russo, e isso já atiçou um pouco aqui. haha
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Que resenha linda! Eu sempre tive vontade de ler essa história e não sabia do que se tratava! Já fiquei super curiosa! Livros que retratam de amor e casamento me chamam atenção porque depois que casamos entendemos mais certas coisas! Amei!

    ResponderExcluir
  6. Oi! Que livro mais fofo! Fiquei muito curiosa com esse desfecho impressionante. A premissa nos deixa instigados, pois aparecer uma criança do nada, e bem depois de uma boneca ter sumido... Enfim, com certeza irei fazer a leitura. Dica anotada! A capa está linda mesmo 😍 Estou encaminhada.

    ResponderExcluir
  7. Camila, eu li esse livro e também gostei muito. Jack e a menina da neve foram os personagem que mais me cativaram. A Mabel me irritou em alguns momentos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Só de saber que foi baseado num conto de fadas russo já despertou minha atenção. Amei os quotes e quero saber quem é a menininha, se ela é mesmo aquela que foi feita de neve. Amei a resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir

© Book Obsession ♥ | Design e Desenvolvimento: JaqueDesign imagem-logo