17 novembro 2017

Resenha: As Lembranças de Alice - Liane Moriarty - Editora Leya

Título: As lembranças de Alice
Autora: Liane Moriarty
Editora: Leya
Ano: 2013
Páginas: 376
Onde Comprar: http://amzn.to/2ipoIKo
Sinopse:

Alice tem 29 anos, é apaixonada pelo marido, Nick, e está grávida de 14 semanas do seu primeiro filho.
Ao menos é isso tudo o que ela se lembra. Imagine sua surpresa ao ser informada – quando acorda após um incidente em que bateu a cabeça – de que é mãe de três crianças, está com relações cortadas com a sua irmã e passa por um divórcio conturbado, às vésperas de completar 40 anos!
A queda apagou a memória da última década de Alice. Agora ela terá que construir seu futuro apagando os erros de um passado que sequer lembra de ter existido.
Poderá uma amnésia se tornar o melhor acontecimento em sua vida, nos últimos dez anos?




Essa é uma das resenhas daqueles livros que temos bastante tempo na estante e mesmo já realizado a leitura, resolvi escrever a resenha dele, como também foi meu primeiro contato com a escrita da autora.

A história começa com Alice em sua aula de ginástica. Ela percebe que não está passando muito bem até que desmaia e bate a cabeça no chão. Quando recobra a consciência, ela perde a noção do tempo e acha que está no ano de 1998 e seguindo a rotina daquele tempo: casada com Nick e esperando um bebê.

Conforme as pessoas vão conversando com Alice, a mesma fica perplexa por não obter nem um fio de lembrança. Nada, ela simplesmente esqueceu exatos dez anos de sua vida e agora precisa encarar situações das quais não se recorda.

“Alice olhou para baixo, para as mãos dela, estranhamente enrugadas.”

Alice não lembra dos filhos, dos seus relacionamentos com a família, trabalho e muito menos que está enfrentando um divórcio. E a cada dia uma coisa ou situação lhe surpreende na mesma proporção que lhe frustra.

Ao longo da narrativa vamos tendo oportunidade de ir conhecendo Alice, ou pelo menos é o que achamos que estamos fazendo. 

“Era muito estranho sentir a falta de alguém que ela nem conhecia.”

A autora conseguiu mesclar o drama de uma mulher com amnésia e ainda deixar a leitura envolvente. Uma trama com toques de romance somos levados a refletir sobre o quão rápido a vida pode passar e sobre aproveitar todos os momentos dela sem ficarmos presos aos erros do passado, aos julgamentos e sentimentos que só atrapalham o crescimento, amadurecimento e a jornada para uma vida feliz. 

“O corpo dela se derreteu junto ao dele, com um alívio extraordinário. Foi como mergulhar numa banheira quente, depois de pegar chuva, como deitar em lençóis de algodão, depois de um dia exaustivo.”


As lembranças de Alice foi lançado em 2013 pela editora Leya, sendo um dos primeiros livros da Liane lançados no Brasil.

A capa faz referência a Alice,a diagramação é simples e a trama é narrada em três pontos de vista, o que deixou a leitura mais instigante. E mesmo em meio a agonia e o sufoco de Alice ficamos presos a essa grande e majestosa obra.

Uma leitura que tira a gente da zona de conforto, traz grandes reflexões. 







9 comentários via Blogger
comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Caramba, já fiquei empolgada pra ler o livro só pelo fato de a personagem simplesmente esquecer tudo, deve ser bem interessante ver isso em um livro... Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaa.... só com a sinopse e vendo quem é a autora, já fiquei empolgada para ler. Liane virou minha queridinha este ano, depois que li o segredo do meu marido e pequenas grandes mentiras. Eu adoro a escrita dela, pois ela tem um dom que é justamente o que você citou, mesclar o drama de mulheres e ainda deixar a estória envolvente. Ótima resenha!

    https://diariodemaeleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro mas adorei ser apresentada a obra, sua resenha foi direta e não deixou nada a desejar. Fiquei mega curiosa com a história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei bastante da premissa desse livro, deve ser interessante acompanhar a amnésia da protagonista.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bom?

    Apesar de conhecer a fama da Liane Moriarty, nem imaginava que esse livro já tinha sido publicado por aqui. Eu gosto de leituras que me fazem sair da zona de conforto e me traz reflexões. Lidando com perda de memória, a história pode nos mostrar como a gente e a nossa vida muda ao longo dos anos. Como será que seria se eu acordasse e só tivesse lembranças de 10 anos atrás? Será que eu teria feito todas as decisões que fiz? Será que eu estaria satisfeita com a minha vida?
    Realmente é ótimo estar lendo uma obra envolvente, mas ainda que nos demonstra amadurecimento e a procura da felicidade.

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Não conheço a escrita da Liane mas pude perceber que é daquelas autoras que sabe prender o leitor. De fato mexe com nosso imaginário e já quero logo ler. Incrível como deixamos de conhecer algumas publicações e ainda bem que temos blogs como o seu sempre resgatando boas indicações.
    Adorei!

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Eu gosto desssa temática de perda de memória e as reflexões suscitadas acerca do período transcorrido.
    Pela sua resenha, parece ser um livro que eu gostaria de ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Fiquei bem na dúvida se leria esse livro. A única coisa que me chamou atenção foi a situação que a protagonista passa na história, uma vez que ainda não li nada do tipo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Camila! Interessante ter um dos primeiros livros da Liane aqui no Brasil, sendo que ela foi mais divulgada agora que suas obras estão com outra editora. Gostei de conhecer esse livro, amnésia é um assunto que poucos sabem abordar, aparentemente a autora soube conduzir uma história bastante emocionante.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir

© Book Obsession ♥ | Design e Desenvolvimento: JaqueDesign imagem-logo