23 janeiro 2018

Resenha: Caraval - Stephanie Garber - Editora Novo Conceito

Título: Caraval - #1
Autora: Stephanie Garber
Editora: Novo Conceito
Ano: 2017
Páginas: 400
Onde Comprar: http://amzn.to/2DFkOsC
Sinopse:

Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta. Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.
Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-los está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.
O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.



Eu sabia que esse livro não iria me decepcionar.

Há um tempinho que esse livro já estava na minha listinha de leitura, mas só há poucos dias que enfim consegui pegar pra ler e entrar no mundo de Caraval.


Scarlett e sua irmã Donatella, desde novas sonham com o mundo de encantamento que é o Caraval. Através das histórias contadas por sua avó, elas queriam muito conhecer Lenda, o famoso mestre do Caraval. O problema estaria em conseguirem se livrar das garras de seu impiedoso pai, o Governador Dragna, até que uma oportunidade aparece nas mãos de Scarlett, quando o grande mestre resolve responder uma de suas cartas e lhe enviar convites para participarem do cobiçado jogo. 
"Bem vindos, bem-vindos ao Caraval! O maior espetáculo na terra ou no mar. Aqui vocês conhecerão mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda uma vida. Poderão beber magia numa taça e comprar sonhos engarrafados. Mas, antes que entrem no mundo, devem recordar que tudo é um jogo.”

Com medo de fugirem de casa, já que Scarlett está noiva e prestes a se casar com um conde que seu pai arrumou, mas que ainda não conhece, ela sabe que se forem descobertas poderão sofrer as consequências da ira de seu pai. Temerosa, sua irmã Donatella, incentiva a irmã a fugir com ela da ilha de Trisda e partirem rumo a Isla de Los Sueños aonde acontecerá o evento junto com a ajuda de Julian, um marinheiro que está de partida.

“Os sonhos que se realizam podem ser belos, mas também podem se tornar pesadelos quando as pessoas não acordam."
Apesar de Scar obter poucas informações sobre Julian, acaba sendo o maior aliado dessa jovem no jogo e até então não fazia ideia que sua irmã seria a peça importante desse grandioso e mágico jogo. Mas com o sumiço de Donatella, Scar vai precisar seguir as pistas para reencontrar sua irmã antes que alguém vença o jogo. E no final ainda terá direito a um desejo realizado. Acontece que todos ali estão atrás da solução desse jogo e vai só com muita destreza e coragem para conseguir seguir as etapas desse desafio antes do prazo se esgotar. 

A narrativa está em terceira pessoa e é fluida, com diálogos inteligentes e esbanja criatividade, conhecemos um mundo onde os lugares são diferentes, as cores e todas as sensações são essenciais, o perigo iminente e cada escolha poderá influenciar no resultado final dessa jornada. Uma história com muita fantasia, aventura com toques sutis de romance.

“Esta é sua primeira pista na jornada a começar. As demais não serão tão fáceis de achar. Algumas farão você questionar sua sanidade e tudo o mais que imagine ser verdade.”
Tudo nessa história é importante, cada detalhe pode fazer a diferença e até mesmo o que seria um simples personagem passageiro pode ter importância na busca das pistas para encontrarem Donatella.

Que livro genial!

Que autora brilhante!


Scar inicialmente se mostra uma personagem frágil, mas ao longo da história acompanhamos um crescimento absurdo e mostra a que veio, impressionando o leitor. Já Donatella se mostra engenhosa, articulada e muito perspicaz. Até mesmo suas loucuras que inicialmente me chocaram, no final ficou bem coerente com seu jeito de ver a vida. 
Não posso esquecer de Julian, que cresceu ao longo da história e ganhou minha admiração no final, mesmo que tenha ido por caminhos tortuosos, ajudou muito Scar, e sem ele, certamente a história não seria a mesma.  


Com uma capa belíssima, Caraval é o primeiro volume, integrando assim uma duologia que mal posso esperar para ler a continuação. A autora conseguiu transformar um livro de fantasia em magia pura, com muitos mistérios, cheio de metáforas, sobre o que real e o que é mentira, além de ensinamentos sobre quem queremos ser a partir das nossas escolhas. 
Claro que no final algumas pontas ficaram soltas e espero que elas sejam desenvolvidas no próximo livro.  

Um livro para sentir. Sentir a magia. Sentir a emoção. Sentir que a vida pode ser vivida de forma plena, e que mesmo que os caminhos sejam bem difíceis, se tivermos um propósito não podemos desistir. 










17 comentários via Blogger
comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Oi Mila!

    Tudo bem? Que bom que o livro não decepcionou, todo mundo vem falando muito bem dele.

    Eu amo livros em que detalhes mínimos importam sabe? Que a autora vai deixando migalhas ao longo do caminho e quando a gente finalmente chega ao destino final (a conclusão da história!) percebemos que havia dicas O TEMPO TODO do rumo que a trama estava tomando. Acho isso genial!

    Gosto também de acompanhar o crescimento de personagens durante a narrativa porque acredito que ok, você começa com alguém frágil, mas que por causa dos acontecimentos durante o livro o personagem não pode simplesmente continuar o mesmo. Pequenas coisas nos mudam gradualmente e isso também deve acontecer com personagens!

    Já tinha lido outras resenhas de Caraval, mas a sua definitivamente fez o livro passar de "okay, talvez eu leia" para "tá no topo da wishlist".

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessie!
      Esse livro me surpreendeu de várias formas. Espero que também lhe conquiste. Não vejo a hora de ler o segundo livro.
      Beijos!

      Excluir
  2. Quero ler esse livro tem algum tempo, mas ainda não tive a oportunidade. O fato de ter diálogos inteligentes e decorrer entre a fantasia e o romance me agrada muito, sem dizer que o desfecho da resenha me deu ainda mais vontade de ler, de viver plenamente. Ótima resenha Camila.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh assim que puder leia mesmo, espero que você se encante com o mundo de Caraval.

      Excluir
  3. Olá, tudo bem?

    Confesso que esse livro está a um tempo na minha listinha de desejados, só vejo falarem bem dele. Parece ser muito bacana e a premissa me chama a atenção, no entanto vou passando outros na frente e acabei por nunca adquirir ele. lendo a sua resenha bateu aquela vontadezinha, sabe? Mas não sei explicar o que sempre me faz deixar ele de lado. Essa mistura de fantasia e romance é algo que gosto muito, leio vários livros que misturam. XD

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano vim determinada a ler alguns livros que já estavam na listinha e na estante. Se tiver oportunidade leia sim, me surpreendi com essa história.

      Excluir
  4. Oi Camila, tudo bem?

    Sou extremamente apaixonada pela capa de Caraval e ficou entre as leituras não realizadas de 2017. Pretendo ler em 2018 e também imagino que a leitura não me decepcionará.

    Acho o enredo muito fantástico e nunca li nenhuma resenha negativa sobre.

    Espero poder concluir a leitura na minha meta de 2018 e me encantar por Caraval!

    Abraços (:

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, como está?
    Adoro a proposta desse livro e a edição dele tá um deleite de tão linda! Quero muito realizar essa leitura, ainda mais porque eu ADORO uma trama mais diferenciada e "Caraval" decididamente vai longe nesse quesito!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Já tinha ouvido falar desse livro, e parece incrivelmente bom. Não sou fã de fantasia, mas esse livro me despertou a curiosidade para ler. Já anotei a dica e espero que em breve possa ler tanto esse quanto o segundo. A curiosidade tá grande.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, que bom que esse livro alcançou suas expectativas! Eu acho a premissa super interessante e estou curiosa para ler também. Se tem fantasia, aventura e toques de romance, tenho certeza que também vou gostar.

    ResponderExcluir
  8. Ooi,
    Fiquei tão feliz que tenho gostado do livro! Estou ansiosa para começar a leitura e é bom saber que as pessoas estão gostando do enredo. Claro que vou tentar não subir muito minhas expectativas, mas não ta fácil!

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    Eu estou para ler esse livro, porque acho a premissa muito sensacional mesmo. Ao ler sua resenha, só fui ficando mais empolgada ainda, porque amo personagens que vão crescendo durante a trama. Genial? Brilhante? Características que me atraem.

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Eu estava muito animada para ler esse livro, achei a capa envolvente, mas acabou que uma resenha negativa tirou minha vontade por completo. Mas lendo sua opinião percebi que é isso opinião e por mais que eu possa a vir me decepcionar tenho chances ainda de gostar da leitura já que o placar está empatado rs. Gostei de saber mais como as coisas funcionam nesse universo e já estou shippando Scar e Julian sem nem saber se são um casal realmente, não me importo já quero romance rs. Obrigada por me devolver a vontade de ler Carnaval, vou recolocar na minha lista e lá ficará até eu concluir a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Confesso que não sou muito fã de fantasias mas as vezes me arrisco e, embora na maioria das vezes eu me arrependa algumas (poucas) deram certo! A sinopse em si não me chamaria a atenção, mas a tua resenha me deixou curiosa. Hummm, bom, vamos ver. Achei interessante essa coisa do espetáculo. Bjosssss

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila,
    eu sou louca para ler esse livro. Antes mesmo dele ser lançado aqui no Brasil eu já babava nessa capa que era sucesso nos ig's estrangeiros, quando soube que a novo conceito iria lançá-lo eu meio que pirei, queria muito a edição em capa dura, mas como minha vida é um flop total ainda não consegui comprá-lo porque sempre que resolvia comprar Caraval, surgia outros livros que eu também queria muito em promoções maravilhosas e como eu não dispenso uma promo sigo adiando a minha leitura desta obra.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bom?
    Fico feliz de saber que a leitura de Caraval foi boa para você. Eu estava namorando esse livro antes dele ser lançado aqui no Brasil e quando ele foi lançado eu ganhei ele num consórcio literário que eu participei, mas até hoje eu não li. Mas vou tentar encaixar ele na meta desse ano para ver se finalmente o leio.

    E fiquei muito feliz de saber que será apenas uma duologia e não uma série, como eu vi algumas pessoas falando. Meu bolso agradece.

    Beijos.
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá ♥
    Aindda não tive a oportunidade de fazer a leitura, mas o que eu mai vcejo são alguns leitores comparando a obra com " Jogos Vorazes" alguns falam que tem algumas semelhanças, mas nada de muito estrondoso então é ai que bate aquela curiosidade em ler. A premissa do Jogo realmente é interessante e me enche os olhos, amo acompanhar a evolução dos personagens. Não vejo a hora de poder realizar a leitura desse livo, pois só venho adiando com medo de não está tão na vibe desse enredo, por mais que ele me encha os olhos. A capa está linda. Amei a resenha, beijos!

    ResponderExcluir

© Book Obsession ♥ | Design e Desenvolvimento: JaqueDesign imagem-logo