Resenha: O Melhor de Mim - Nicholas Sparks - Editora Arqueiro

Título: O Melhor de Mim
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano: 2012
Páginas: 272
Onde Comprar: http://amzn.to/2Bhx6SC
Sinopse:

Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam.
Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável.
Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.
Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre.
Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.


Esse ano estipulei como uma de minhas metas tentar colocar em dia algumas resenhas de livros que já tinha lido antes de fazer o blog e que também são leituras que deixaram alguma sementinha que vale a pena relembrar.

Sempre que falamos em Nicholas Sparks, sabemos que é certeza de um livro bem escrito e personagens com históricos que irão nos emocionar ao longo da leitura.

O melhor de mim conta a história de dois adolescentes, Amanda Collier e Dawson Cole, que vivem na cidade de Oriental.

Logo se apaixonaram, mas tentar viver esse relacionamento não será das tarefas mais fáceis, principalmente porque a família do rapaz não possui uma boa fama entre a vizinhança e como em toda cidade pequena, Dawson também não é visto como um bom partido para a família de Amanda. 

"De repente, ela teve a estranha sensação de que tudo que tinham vivido eram apenas os primeiros capítulos de um livro ainda sem conclusão."
Mas contra tudo que os outros pensam da sua família de criminosos, Dawson é um rapaz esforçado, com um histórico escolar bom e de quebra ajuda na oficina de seu amigo Tuck. Quando não está trabalhando, seu alento é Amanda, que o ama e deseja ficar com ele, mesmo que sua família seja contra. E sabendo que não poderá dar a ela um futuro brilhante e não querendo que ela perca as oportunidades de uma vida melhor, abdica de seu relacionamento para que Amanda possa ingressar na universidade. 

Lógico que Amanda não iria aceitar da melhor forma tudo que Dawson está fazendo por ela, e mesmo que ele também sinta muito ter que se distanciar, Amanda fica arrasada e segue sua vida.


Muita coisa mudou na vida desses dois, Dawson foi acusado por ter se envolvido em um acidente e isso lhe fez ficar quatro anos confinado em uma prisão. Assim que saiu ele conseguiu um emprego numa plataforma de petróleo e ajuda a família da vítima do acidente sem que saibam, mesmo que não tenha nenhuma culpa.

Amanda não é mais aquela jovem feliz, está casada, com filhos, deixou a vida profissional de lado para cuidar da família, principalmente do seu esposo Frank, que nunca se recuperou da perda de um de seus filhos para o câncer, e que a cada dia mais se afunda no alcoolismo.

Temos então essa passagem de tempo e por causa do velório de Tuck, um reencontro estava prestes a acontecer e essa reaproximação promete mexer com os sentimentos adormecidos. A narrativa é intercalada entre passado e presente, assim vamos acompanhamos a cada capítulo as fases do que aconteceu na vida deles.
“Quando se separaram, as palavras saíram tão naturalmente quanto sua respiração:
- Eu te amo, Dawson Cole.
- Eu sei – falou ele, deslizando o braço em volta da cintura de Amanda. – Eu também te amo.”
Mas agora que tudo está tão diferente na vida deles haverá espaço para uma nova chance?
Haveria tempo de resgatar esse amor depois de tantos anos de mágoas?


Essa história é sensacional e com um final surpreendente. Para aqueles que curtem assistir adaptações cinematográficas, O melhor de mim também tem o seu filme. Na verdade, acho que quase todos os livros do Nicholas uma hora ou outra viram filmes.

Seu enredo é emocionante, com uma escrita madura sempre dando atenção para o âmbito familiar e transborda uma série de sentimentos, de amor ao ódio, de felicidade ao drama, esse autor vai de uma ponta a outra e nos segura em meio ao suspense de como tudo irá terminar. 
"O amor é a força mais poderosa do Universo, e quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las."

Os personagens secundários também são bem importantes na história, principalmente os odiosos primos de Dawson, Abee e Ted, e Tuck, o melhor amigo de Dawson e Amanda.
A diagramação é simples no estilo que já conhecemos da editora Arqueiro e com uma fonte bem confortável para leitura. A capa do meu livro é a anterior, pois tem uma nova edição com o cartaz do filme.




Recomendo essa história para amantes de bons romances com aquele toquezinho de drama que só quem conhece a escrita incrível do Nicholas sabe do que estou falando.








5 comentários via Blogger
comentários via Facebook

5 comentários

  1. Menina, eu não consigo gostar dos livros do Nicholas Sparks, sempre que leio um acho a história igual ao anterior.
    :(
    Li O Melhor de Mim e peguei certo nojinho da Amanda hahahahaha, não gostei da personagem.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca li nenhum dos livros do autor, mas espero vir a faze-lo em breve!! :)

    Ainda bem que os personagens secundários tem o seu papel, e que o final e assim tao surpreendente!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  3. Oiii Camila

    Eu ja tentei ler Nicholas Sparks mas infelzimente os livros dele não são pra mim, sempre me parecem histórias cansativas ou mais do mesmo, acho que talvez não sejam meu estilo mesmo. Amei saber que o autor aprofundou bem nos personagens, incluido secundários, pois às vezes são justamente estes que salvam as histórias. Fico feliz em saber que a leitura valeu a pena pra ti.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Spoiler

    Oi.
    Eu comecei a ler esse livro faz algum tempo mas acabei parando porque recebi um spoiler monstro sobre o que aconteve com um dos personagens e simplesmente nao consegui mais continuar lendo. Achei sacanagem.
    Mas não gosto de abandonar então talvez retome a leitura um dia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    nossa que nostalgia que senti, pois esse é um dos meus favoritos do autor pois acho o final muito lindo e chocante, muito legal ler uma resenha para poder relembrar um pouco da história, adorei ver por aqui e bela resenha

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir