Resenha: Trago Seu Amor de Volta Sem Pedir Nada em Troca - Ique Carvalho - Editora Sextante

Título: Trago seu amor de volta sem pedir nada em troca
Autora: Ique Carvalho
Editora: Sextante
Ano: 2017
Páginas: 240
Onde Comprar: http://amzn.to/2ojFkpT
Sinopse:

A vida de Ique Carvalho era tranquila e parecida com a de muitos jovens de Belo Horizonte, sua cidade natal. Ele morava com os pais e os irmãos, era apaixonado pela namorada e trabalhava na agência de publicidade da qual era sócio. Suas impressões sobre o cotidiano iam para o blog The Love Code, onde podia dar vazão ao seu talento para escrever. Até que, em 2013, dois fatos fizeram tudo virar de ponta-cabeça. Na mesma semana, seu namoro teve um fim traumático e o pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave, que o mataria aos poucos. Sem chão e em meio a um turbilhão, foi no blog que encontrou refúgio para expressar seus sentimentos. Os textos fortes e genuínos acabaram viralizando, popularizando o site e dando a Ique milhares de fãs e seguidores. Suas palavras possuem o incrível dom de ser, ao mesmo tempo, simples e profundamente verdadeiras, traduzindo o que há de mais puro e desejável no amor. Essa mesma capacidade de causar impacto e despertar as emoções dos leitores permeia as reflexões tocantes de Trago seu amor de volta, seu aguardado segundo livro solo. Ique mais uma vez demonstra sua vocação única como cronista do amor em todas as suas expressões.


Eu já conhecia a escrita do autor com seus textos no blog The Love Code e também por ler Faça amor, não faça jogo. Mas esse livro está em um nível que chega a ser imensurável, favorito é pouco para tentar classifica-lo.

Trago Seu Amor de Volta sem pedir nada em troca, é uma reunião de textos do autor. Esse livro foi escrito logo que Ique teve uma decepção amorosa e ainda recebeu a notícia que seu pai estava com uma doença degenerativa.
“O amor é isto: cuidar do outro sem ele perceber.”

Assim, ao longo desses textos, somos levados a refletir sobre decepções amorosas, aceitação pessoal, dar e colher amor e também abre seu coração e nos conta tudo o que ele passou ao longo da progressão da doença de seu pai.

A cada texto, temos uma música para embalar e acompanharmos a leitura. Esse livro transborda sentimentos, principalmente o amor, temos conselhos, e claro que dei algumas risadas, ainda mais quando esses diálogos incluíam seu pai e seu jeito simples de ver, viver a vida e amar. 
“Para ser feliz, você não precisa de alguém. Você só precisa amar todos os dias, a sua extraordinária e simples vida.”

Estou completamente apaixonada por esse livro e fica até difícil resenhar, porque as palavras se misturam e a sensação é que não vou conseguir deixar a altura de tantos textos lindos e emocionantes que li.

Ique tem uma linguagem fluida e escreve de forma que nos sentimos em um grande bate-papo. Por diversas vezes me senti em meio as cenas e conseguia visualizar as demonstrações de carinho de pai e filho, esposa e marido.  Após terminar essa leitura, ficou a certeza do quanto deve ter sido uma honra para Ique ter um pai como Seu Juarez e fica nítido o amor dessa família por esse homem e a dedicação desse pai a essa família.








O livro publicado pela Editora Sextante está lindo demais. A diagramação, o projeto gráfico é todo primoroso. É um livro que recomendo e digo que todos devem ler.  Não vou mencionar quais textos gostei mais, porque não dá, marquei várias partes com post it e ainda quero fazer uma postagem com alguns quotes para aguçar mais à vontade de vocês para realizarem também essa leitura.







O amor transborda em cada frase, assim como amizade, companheirismo. São tantos sentimentos e tantas mensagens inspiradoras que é impossível não levar as lágrimas. Em muitas passagens me emocionei bastante e só tenho a agradecer por ter tido oportunidade de conhecer essa leitura excepcional de um cara extraordinário. 




Bienal do RJ - 2017














14 comentários via Blogger
comentários via Facebook

14 comentários

  1. Oi!
    Esse livro já está há algum tempinho na minha lista de desejados. Fico feliz que tenha gostado da obra. Adorei a foto e o autógrafo, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura deliciosa. Vale a pena Milena!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi, Camila

    Eu conheci o Ique na Bienal também, achei ele muito simpático. Desde que ganhei o livro na Bienal não tive oportunidade de ler, mas com certeza são textos queirão mexer muito comigo, ainda mais por eu estar passando por um momento não muito legal.
    E essa diagramação é a coisa mais linda! ")

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami, espero que consiga tirar muitos ensinamentos nessa leitura.
      Que essa fase turbulenta passe logo.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá, tudo bom?

    Eu ganhei esse livro da editora na Bienal do Livro do ano passado e li enquanto estava ainda no Rio de Janeiro. Eu me encantei por cada um dos textos, não consegui largar e chorei muito. É tocante a maneira como o Ique escreve e ainda tive coragem de resenhar. Como você disse, é difícil fazer isso.
    Eu também fiquei completamente apaixonada, emocionada e eu me senti como se estive ao lado do autor, conversando com ele, enquanto ele dá conselhos e me conta um pouco sobre a sua vida. Dá para sentir essa proximidade e as emoções que ele coloca em palavras. É emocionante! <3

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação, mesmo assim :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler esse livro, li alguns textos do autor na antologia Muito Amor, Por Favor e amei. Adorei ler a tua resenha, o livro parece estar lindo e já sei que vou me encantar com a leitura.

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila, tudo bem?
    Nossa que legal ter um livro autografado pelo autor, néh?
    Não conhecia o livro, mas parecer ser muito interessante.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos e abraços Vivi
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A premissa do livro parece ser tocante, ainda mais quando tem o dom de nos fazer refletir. Ahh playlist é a melhor coisa para tornar inesquecível e nem preciso dizer que a edição enche os olhos. Um livro que quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila! Que livro mais cheio de amor! Deu pra notar que você gostou muito e a história parece sim, ser muito linda! Entendo que deve ter sido um período muito triste e complicado na vida do autor, e ele encontrou na escrita um jeito de aliviar e deu tão certo que resultou nesses textos marcantes, que servem de lição pra cada um de nós..
    Bjoxx

    ResponderExcluir
  8. Olá, só de ler sua resenha já fiquei encantada pelo livro, parece ser muito lindo, tenho uma vontade enorme de ler ele, pois os temas me parecem muito interessantes.

    ResponderExcluir
  9. Olá Camila!!!
    Eu já tinha ouvido falar do livro "Faça amor, não faça jogo" e muitas pessoas falaram da escrita incrível do autor.
    Achei interessante que o autor nos faz refletir sobre o que realmente seria o amor e que ele passou a se questionar em um momento difícil, acho que muitos de nós só paramos para pensar em assuntos assim quando fatos acontecem em nossas vidas.
    Adorei a resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Camila ^^
    Desconhecia as obras do Ique então ao primeiro contato através das suas impressões de TRAGO SEU AMOR DE VOLTA SEM PEDIR NADA EM TROCA e os quotes selecionados só posso dizer uma coisa: quero!!!
    Acho magnífico os cronistas contemporâneos que conseguem tocar em nossa alma, que trazem a identificação e inclusão. Ique me parece ser um desses que você quer ter o livro sempre na cabeceira para ler quando estiver com pensamentos negativos e busca se renovar.
    A capa da obra está uma fofura só! Bem típico da Sextante acertar quando se menos espera! ahsushau
    Já estou no desejo de conhecer o Seu Juarez através da linhas escritas pelo autor e o quanto essa pessoa pode servir de exemplo para aquelas famílias que estão pensando na união.
    Parabéns pela resenha e leitura, Camila.
    Abraços.

    ResponderExcluir

  11. Olá Camila,
    Uma amiga fez essa leitura e indica demais, como você. Eu adorei conhecer suas impressões e saber que o livro se misturou demais aos seus sentimentos, pois eu me sinto assim em relação a alguns livros também, sabe? Adorei saber que a escrita do autor transborda amor e fiquei com a impressão que ele nos faz pensar e refletir sobre a vida também, sabe?
    Dica anotada, sem dúvida.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Aff que livro mais lindo, que quotes mais lindos! Eu ja ouvi falar do autor e da escrita incrivel dela, mas nunca li nada dele. Ja quero ne? Agora quero autografado igual o seu pq sou dessas hahahahaha bjosddds

    www.porredelivros.com

    ResponderExcluir