Resenha: Serafina e a Capa Preta - Robert Beatty - Editora Valentina

Título: Serafina e a Capa Preta - Serafina #1
Autor: Robert Beatty
Editora: Valentina
Ano: 2018
Páginas: 240
Onde Comprar: AMAZON | SARAIVA 
Sinopse:


Serafina nunca teve motivos para desobedecer ao seu pai e se aventurar além da Mansão Biltmore. Há espaço de sobra para ser explorado naquela casa imensa, embora ela precise tomar cuidado para jamais ser vista. Nenhum dos ricaços lá de cima sabe da existência de Serafina; ela e o pai, o responsável pela manutenção das máquinas, moram secretamente no porão desde que a garota se entende por gente. Mas quando as crianças da propriedade começam a desaparecer, somente Serafina sabe quem é o culpado: um homem aterrorizante, vestido com uma capa preta, que espreita pelos corredores de Biltmore à noite. Após ela própria ter conseguido – depois de uma incrível disputa de habilidades – escapar do vilão, Serafina arriscará tudo ao unir forças com Braeden Vanderbilt, o jovem sobrinho dos donos de Biltmore. Braeden e Serafina deverão descobrir a verdadeira identidade do Homem da Capa Preta antes que todas as crianças... A busca de Serafina a levará ao interior da mesma floresta que tanto aprendeu a temer. Lá, descobrirá um esquecido legado de magia, que tem relação com a sua própria origem. Para salvar as crianças, Serafina deverá procurar as respostas que solucionarão o quebra-cabeça do seu passado.



Serafina estava acostumada a uma vida solitária dentro da mansão Biltmore, onde mora clandestinamente no porão com seu pai, que é o operador das máquinas há muitos anos. 

Estamos em 1899, e mesmo que essa garotinha com 12 anos viva pelos cantos da mansão, ninguém sabe de sua existência. Serafina é uma criatura da noite, quando todos estão dormindo, ela está perambulando pelos arredores de Biltmore fazendo alguma coisa, que vai desde ler até passear pelos esconderijos que consegue achar. 

Sedenta por aventuras, essa jovem quer ter uma função também, já que todos na casa realizam alguma tarefa e seu pai a nomeia como a C.O.R., Caçadora Oficial de Ratos. No início ela acha engraçado, mas sabe que suas habilidades e sua facilidade de se enfiar nos lugares facilita sua caçada, e em um desses dias em que sai à noite pela mansão, se depara com algo assombroso e terrível, o homem da capa preta. Temendo o perigo ela tenta fugir assim que presencia uma cena e na manhã seguinte fica sabendo que uma das convidadas havia sumia gerando uma onda de pânico entre os hóspedes da mansão. 

“Você é o mundo para mim, menina. Não tem vergonha nenhuma aqui, de jeito nenhum, apenas um desejo forte de manter nós dois vivos e em segurança.”

Serafina sabe que precisa fazer alguma coisa, mas como ajudar se ninguém sabe de sua existência? 

E será nessa busca que seu destino cruzará com Braeden, um rapaz que há muito tempo não se sente tão confortável em dividir uma amizade. Ele é sobrinho dos donos da mansão e ajudará Serafina a esconder seu segredo e essa convivência dá espaço para uma bonita amizade crescer. 

"Nosso caráter não é definido pelas batalhas que vencemos ou perdemos, mas sim pelas batalhas que ousamos lutar."

Os dois passam a tentar solucionar o mistério do homem da capa preta, afinal quem seria essa pessoa terrível que está levando caos e pânico as famílias da região. E a única solução para descobrirem o paradeiro dos desaparecidos será enfrentar os obstáculos até colocarem um fim em tudo isso.

Logo que vi esse lançamento e o booktrailler fiquei bem curiosa com a história. E mesmo sendo uma fantasia infanto-juvenil, um gênero que leio pouco, quis apostar na trama e sair da minha zona de conforto. Mesmo tendo essa classificação, recomendo a leitura para todas as idades, pois a narrativa está bem construída e o enredo é bem instigante. 

Serafina e a capa preta tem de tudo um pouco, além da fantasia, vamos acompanhar aventuras associado a uma dose de sobrenatural. Os mistérios estão em toda parte e à medida que a leitura avança conhecemos mais a fundo a história de vida que envolve nossa protagonista e seu pai, em como foram parar na mansão e claro, sobre quem realmente é o homem da capa preta. 

O que mais gostei dessa história, foi que o autor não ficou enrolando para desenvolver a história e os segredos foram revelados na medida sem deixar a narrativa cansativa, pelo contrário, achei tudo muito fluído e o final bem amarradinho. 

Serafina e a capa preta é o primeiro livro de uma trilogia. Sabemos que o os outros livros já foram lançados, então acredito que a editora Valentina não demorará a trazer para o Brasil os próximos livros. Para aqueles que ficarem na dúvida, a leitura desse livro poderá ser feita sem precisar que os outros livros sejam publicados, pois o final, como disse anteriormente é bem conclusivo. Confesso estar empolgada para ler mais desse autor e ansiosa para as próximas aventuras dessa personagem tão cativante.



O projeto gráfico está um primor e dá gosto de ter na estante. A capa foi mantida da versão original e as próximas também são lindas. Não encontrei erros de ortografia e a diagramação também é bem especial e reveladora.

Serafina e sua força se destacam e deixa vários ensinamentos sobre amizade, valentia, de como uma pessoa pode fazer diferença na vida do outro. Se você gosta de aventuras, fantasia, vai se impressionar com essa leitura. E por isso deixo aqui meu desejo que todos realizem essa leitura. Não poderia classifica-la como menos do que favorito.








13 comentários via Blogger
comentários via Facebook

13 comentários

  1. Tudo bem Camila?
    Estou muito afim de ler esse livro que tem muitos ingredientes que eu amo.
    Ele está aqui desde o lançamento. Mas ainda não tive a oportunidade
    Espero ler em breve.
    Essa capa está muito atraente.

    Fiquei muito animada com sua resenha e que tenha gostado.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karini!
      A capa é linda né. Estou ansiosa para as próximas edições. Espero que você goste dessa personagem.
      Beijos!

      Excluir
  2. Sou bem curiosa em relação a este livro, fico imaginando o motivo do pai de Serafina esconder ela a tanto tempo e quem seria esse homem da capa preta e assim como você é uma trama em que eu aposto. Quero muito ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila.
      O que mais gostei nessa leitura é que o autor não fica demorando a entregar os mistérios e a leitura fica bem instigante assim. Tudo tem uma explicação e vale a pena a leitura.
      Espero que você goste da Serafina.
      Beijos!

      Excluir
  3. Olá! A edição parece belíssima, ainda mais com o cuidado no início de cada capítulo. Me deixa com ainda mais vontade de tê-lo! A história me lembrou um pouco Coraline, e além disso, o enredo com um quê de mistério e aventura me deu vontade de lê-lo.
    As pessoas costumam subestimar contos infanto-juvenis, mas muitas vezes eles são fantásticos, ainda mais com um bom enredo. Espero ser o caso desse livro! Obrigada pela dica!

    Bjoxx – http://www.stalker-literaria.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Eu estou muito ansiosa para ler esse livro, a história parece ser encantadora e essa edição da Editora Valentina está maravilhosa.
    Amo livros infanto-juvenis e já sei que vou adorar esse livro!

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  5. Tenho lido muitos elogios para com este livro, mas acho que é a primeira resenha que eu leio que fala sobre o livro abordar a amizade com um dos temas mas importantes e isso me chamou a atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu terminei a leitura desse livro hoje e gostei muito! Adorei a Serafina, uma jovem muito corajosa, e acredito que vai mostrar muita coragem nos próximos livros.
    Uma ótima indicação!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila!
    Eu não conhecia o livro, mas ele já me chamou a atenção pela capa lindíssima! Eu gosto muito de fantasia - hoje talvez um pouco menos da fantasia juvenil, mas ainda gosto muito.
    A trama me pareceu interessante. Vou anotar a dica, mesmo achando que não lerei o livro tão já.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila!
    Eu não conhecia o livro, mas ele já me chamou a atenção pela capa lindíssima! Eu gosto muito de fantasia - hoje talvez um pouco menos da fantasia juvenil, mas ainda gosto muito.
    A trama me pareceu interessante. Vou anotar a dica, mesmo achando que não lerei o livro tão já.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bom?

    Já ouvi falar desse livro anteriormente mas nunca parei para saber sobre do que de fato se tratava a história. Confesso que fiquei bem curiosa agora. Gostei de saber que o autor não fica enrolando pois já li histórias em que já estava cansada de esperar para obter uma resposta haha Enfim, anotei aqui a dica e adorei saber a sua opinião ❤️

    Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Oie!

    Eu só vi comentários super positivos sobre esse livro e apesar de estar fugindo um pouco de leituras do gênero, eu acho que é uma ótima dica para ler quando queremos aquecer o coração, porque amo histórias que destacam a importância da amizade e outros valores.

    Adorei.
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Fiquei encantado com essa premissa. É muito interessante. Adoro ler livros de fantasia infanto-juvenil, e isso sobre relações do passado da personagem é um caminho ótimo pra de trabalhar a escrita. Já coloquei na minha lista. Obrigado pela indicação.

    Abraços.

    ResponderExcluir