Resenha: Espada de Vidro - Victoria Aveyard - Editora Seguinte

Título: Espada de Vidro - A Rainha Vermelha #2
Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Ano: 2016
Páginas: 496
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:


Se sou uma espada, sou uma espada de vidro, e já me sinto prestes a estilhaçar.
O sangue de Mare Barrow é vermelho, da mesma cor da população comum, mas sua habilidade de controlar a eletricidade a torna tão poderosa quanto os membros da elite de sangue prateado. Depois que essa revelação foi feita em rede nacional, Mare se transformou numa arma perigosa que a corte real quer esconder e controlar.
Quando finalmente consegue escapar do palácio e do príncipe Maven, Mare descobre algo surpreendente: ela não era a única vermelha com poderes. Agora, enquanto foge do vingativo Maven, a garota elétrica tenta encontrar e recrutar outros sanguenovos como ela, para formar um exército contra a nobreza opressora. Essa é uma jornada perigosa, e Mare precisará tomar cuidado para não se tornar exatamente o tipo de monstro que ela está tentando deter.



Assim que terminei A rainha vermelha, me dei conta que ao invés de ter o segundo livro na estante, tinha o terceiro e o livro de contos. Pirei né? Aí corri para o comprar Espada de vidro e Tempestade da Guerra, mas a ansiedade foi tão grande e com a greve dos caminhoneiros, apelei para o ebook, pois precisava saber o destino de Mare e Cal, depois de terem sido vítimas da crueldade de Maven. 

A história termina exatamente de onde parou com Mare e Cal fugindo com a ajuda de Farley e os aliados na Arena Mortal, seguindo para o esconderijo da Guarda Escarlate em uma ilha. Claro que antes de chegarem no local onde estão o restante dos vermelhos, muita tensão e a luta para se manterem vivos diante da pressão dos soldados e os aliados da Grande Casa.

“Ainda que não possa confiar em Kilorn, em Cal e em mais ninguém, posso confiar no poder. Na força. Na energia. Com o fogo de Cal, a minha tempestade e a velocidade de Shade, nada nem ninguém pode nos parar. Enquanto estivermos juntos, jamais seremos presos de novo.”

Maven está enlouquecido para capturar Cal e Mare e não dará nenhum momento de trégua enquanto não colocar as mãos novamente neles e mostrar para o reino os traidores dos prateados e assim manter o controle de Norta.

Para alegria de Mare, seu irmão Shade, antes dado como morto está vivo e aparece para ajudá-la na fuga e por muito pouco não conseguem sair ilesos dessa enrascada arquitetada por Maven. 

Exaustos, Mare e Cal, precisariam de um pouco de descanso, mas ao chegarem no esconderijo, se deparam com o pai de Farley, chamado de Coronel, que está muito decepcionado com sua filha e decide puni-los aprisionando Cal em um dos galpões. Porém a fúria de Mare e a perseverança para saírem do local, afim de resgatarem a tempo os Sanguenovos da lista feita por Julian, pois só assim treinariam e poderiam enfrentar os poderosos prateados, tirar Maven e sua mãe Elara do poder.

“Sou uma arma feita de carne, uma espada coberta de pele. Nasci para matar um rei, para acabar com um reino de terror antes mesmo de começar pra valer. Fogo e eletricidade elevaram Maven, e fogo e eletricidade vão derrubá-lo."

Assim que conseguem sair do maldito lugar, começa uma caçada para resgatar todos os sanguenovos. Com a ajuda de Farley, Shade, Kilorn e Cal, vamos conhecer um a um dos que integram a lista que ainda não caíram no domínio de Maven. Falando no rei, nesse livro se mostra completamente ardiloso e cruel. Sua sede de vingança é tão forte, que não se importa em planejar carnificinas e armadilhas tanto para os vermelhos quanto para os jovens recrutados que estão marchando para as frentes de batalhas para serem sacrificados.

Em meio a todo esse caos, Mare ainda sente falta do Maven que conheceu antes da traição, e ele sabe exatamente como jogar com sua mente, deixando mensagens, aumentando ainda mais a fúria e decepção de Mare. Junto desses sentimentos, Mare vai perdendo sua compaixão, endurecendo seu coração e tomando decisões impensadas motivada por sua fúria e suas atitudes coloca grande parte de seus aliados em perigo, ocasionando perdas importantes que mudaram completamente o destino dessa trajetória.

“Atenha-se ao seu destino, Mare Barrow.

— Que é?

— Se levantar. E se levantar sozinha. - As palavras ressoam como o uivo de um lobo. — Vejo o que você pode se tornar: não apenas um relâmpago, mas uma tempestade. A tempestade que vai engolir o mundo inteiro.”

Espada de vidro é eletrizante. Cheio de acontecimentos importantes. 

A autora traz à tona sentimentos conflitantes ao longo dos capítulos, assim como questões políticas que foram primordiais para manter a tensão entre Guarda Escarlate e as Grandes Casas. 

Falando em Guarda Escarlate, fica nítido o poder e a organização deles, porém nenhum deles seja prateado ou vermelhos, estão preparados para a força que são os sanguenovos. Me senti dentro de X-Men, com tantos poderes atribuídos a esses personagens. Um destaque vai para Shade e sua dedicação a irmã e Farley, mas Cameron sem dúvidas foi bem irritante nessa trama.


Apesar de ter gostado do desenrolar do segundo livro, confesso que demorei bem mais que o normal para finalizar essa leitura. A narrativa foi confusa em alguns pontos e bem arrastada, ficando fluida nos capítulos finais. 

Nesse livro temos um crescimento interessante de Mare. Considerada por muitos, se mostrou líder e seguiu determinada a pôr em prática suas decisões, mesmo que essa causasse danos irreversíveis. 

Mais uma vez fiquei com pena de Cal, seus sentimentos conflitantes em relação ao Maven e o pesar por tudo que passou por causa de seu pai e minha veia romântica torceu por mais entrega por parte dele e de Mare.

Concluindo o livro cumpriu o que prometeu, geralmente espero desse tipo de leitura uma continuação mais arrastada, mas estou gostando da experiência de acompanhar essa distopia e o final eletrizante me deixou em suspense, principalmente depois que a autora soltou uma verdadeira bomba nas últimas páginas. Agora é conferir o desenrolar do terceiro livro A Prisão do Rei.







27 comentários via Blogger
comentários via Facebook

27 comentários

  1. Oi Camila! Conheço a série, mas não tive a oportunidade ler, e tenho muita vontade, pois vejo muita gente só elogiando esta história. Li sua resenha meio que com medo de saber alguma coisa que atrapalharia numa futura leitura, mas acredito que não, porque fiquei sem entender nada, graças a Deus.. Que bom que você ficou louca pra ler quando terminou o primeiro volume, um sinal de que a história é mesmo muito boa. Obrigada pela resenha!


    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho um colega que gosta muito desta série, mas eu mesma nunca me interessei pela trama. Agora vendo sua empolgação com os livros começo a pensar que deveria dar uma chance, ainda mais por saber que é uma história eletrizante, só acho uma pena ter se arrastado em alguns pontos, enfim...acho que preciso me entregar a Mare e descobrir o que estou perdendo.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo essa série. Adoro a escrita da autora.
    Fantasias sempre são livros que me atraem e quanto encontro algo como a escrita da Victoria somado a um mundo fantástico e bem construído.. Eu fico maravilhada.

    Amei sua resenha.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cá.
    Já li os três primeiros livros dessa série e estou com o quarto em mãos para fazer a leitura. Foi ótimo ler a sua resenha e poder relembrar um pouco de tudo o que aconteceu na série ao longo desse livro... Com a demora na publicação dos livros, a gente sempre acaba esquecendo uma coisa ou outra...
    Lembro mesmo que esse livro demora um pouco a engrenar, mas é meio característica da série!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Essa serie esta nos meus desejados a algum tempo, porem ainda não tive a oportunidade de ler eles rsrs, sei que irei gostar muito. Uma pena que o desenrolar desse livro tenha sido um pouco diferente dos demais. adorei poder conferir suas opinião
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila!
    Já li os três primeiros livros da série, e o segundo foi mesmo um dos menos favoritos justamente por ter sido arrastado. Além disso, achei apesar do crescimento da Mare, ela foi muito chata nesse livro. (não sei se no terceiro livro foi pior, acho que não).
    Agora quero ler a conclusão. Pelo que andei folheando, vai ser um final épico.
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tudo bom?

    Morro de curiosidade sobre essa série e desejo ter a oportunidade de lê-la em breve. Fiquei feliz em saber que a leitura é eletrizante, só me deixa mais curiosa. O fato de ser arrasta é um grande ponto negativo, hoje em dia não tenho mais paciência para insistir em um livro. Estou curiosa sobre essa tal bomba, eu fico eufórica quando tem essas coisas no final haha Adorei a resenha ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem??

    Ainda não li rainha vermelha e fiquei com medo de pegar spoiller, então li mais por alto a resenha,
    é sempre bom quando o segundo não enrola tanto e da continuidade, que bom que foi uma experiencia boa.
    Espero ler em breve.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Pulei grande parte de sua resenha para evitar spoilers Cami, essa é uma série que quero muito ler porque o sucesso que ela faz é surreal, alguns amam, outros odeiam, mas são sempre dois extremos haha agora que a greve acabou pode comprar sem dó!

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Tenho a rainha vermelha aqui em casa, mas ainda não li. Justamente porque não tenho psicológico para iniciar uma série que sei que vou gostar sem ter todos os livros em mãos.
    Bom saber que esse segundo livro foi um pouco mais arrastado, mas no final tem uma bomba, vou manter isso em mente quando for ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    A princípio eu queria ler essa série por causa das capas. Sim, elas chamaram muito minha atenção. Mas ai fui lendo uma resenha aqui, outra ali e me desinteressei pela história. Todo mundo elogia o primeiro, mas acha o segundo arrastado. Já tenho os nomes anotados, quem sabe um dia eu dê uma chance.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que, para mim, esse é o melhor livro da série. Todo mundo comenta que ele é o mais arrastado, mas confesso que para mim foi o mais dinâmico. Li em dois dias, porque não conseguia largar até concluir. Gostei muito do desenvolvimento político e de ver mais sobre a Guarda Escarlate, e o que dizer dos sanguenovos né? Como você, também me senti em X-Men hahaha.
    Adorei sua resenha e espero que você goste dos outros livros. Vou querer conferir sua resenha para saber sua opinião depois, especialmente sobre o último que é o mais polêmico rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito de conferir suas considerações sobre esse segundo volume. Li o primeiro faz um bom tempo e apesar de ter curtido a trama, ainda não dei continuidade a série, quem sabe agora eu me animo a voltar a ler.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Falou em eletrizante, falou minha língua haha. Eu amei A rainha vermelha, porém o tempo passou e acabei enrolando para dar continuidade a série. Como o último livro foi lançando no mês passado, decidi que era hora de voltar para esse universo que tanto me cativou. Sua resenha só me deixou mais animada.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Que bom que esse livro foi eletrizante e que tenha te agradado tanto assim. Eu não li nenhum livro dessa série ainda, mas tenho muita vontade de ler, pois gosto da premissa dele. Fiquei animada com a personalidade dos personagens e espero não ter o mesmo problema que você com relação ao desenvolvimento. Mesmo porque estou muito ansiosa para ler esse livro #scrr.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá
    Me perdoa, mas fiquei meio perdida na resenha por que eu realmente não li os livros e tenho até uma certa curiosidade em ler. Vi que esse livro e um divisor de águas ou você ama ou odeia rara. É muito bom quando vemos o amadurecimento dos personagens de um livro para o outro né?
    A premissa dos livros realmente é algo incrivel e não vejo a hora de poder começar a série. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bom?
    Como não conhecia nada sobre a série, acabei ficando um pouco perdida na resenha, mas apesar de não ser um livro/série que combine com meus gostos literários, curti saber o quanto a história te agradou, ainda que tenha demorado mais que o normal para terminar de ler. Espero que a série continue cumprindo o que promete a seus leitores.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Preciso terminar de comprar os livros da série para voltar a ler. Li o primeiro e comprei o segundo, mas, não li porque queria esperar que todos lançassem. Não comprei nenhum dos extras. Estou ansiosa para encerrar logo porque adoro distopias. Adorei a resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Camila

    Olha, se tem uma coisa que eu NÃO sinto por Cal é pena! Odeio ele, é um covarde e estou torcendo muito pela morte dele em Tempestade de Guerra. Estou lendo e detestando ele ainda mais! E Cameron é chaaaaata e desnecessária! Ahahhaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Sempre fui curioso por ler esta série, mas como eu só tinha o terceiro livro acabei por deixar pro outro administrador do blog ler. Mas a história em si parece se desenvolver muito bem durante todos os livros da saga, e as capas cada uma mais linda que outra. Acredito que se eu tivesse lendo também não esperaria o físico e acabaria lendo o ebook logo.

    ResponderExcluir
  21. Olá, tudo bem?

    Eu tenho vontade de ler essa série, desde o primeiro volume sempre fiquei curioso sobre esse universo, mas confesso que sempre acabo comprando outros livros e nunca compro o primeiro volume para ver como é. Gostei da sua resenha, parabéns!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Oiee Camila ^^
    Durante a série, entendi o que Mare e Cal sentiam por Maven, aquela confusão de odeio-e-amo e tal, porque eu também adorava ele no primeiro livro, me senti traída e, ainda assim, gostava do personagem...haha' Eu gostei desse livro, acho que mostrou bem que a Guarda Escarlate não era só um grupinho de gente revoltada, né? Mas a Mare me deu nos nervos, e eu queria muito dar um soco nela. Na verdade, demorei para ler o livro e fiz grandes pausas nele por causa dela. Mas olha, continua lendo que só fica melhor!
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  23. Não li A Rainha Vermelha, apesar de já ter pensado nisso. O livro me parece interessante, mas sinto que não posso decidir ler antes do primeiro volume. Esse é o problema das continuações. Mas adorei a resenha e como a conduziu.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Camila,
    eu pulei um pedacinho do início da sua resenha porque ainda pretendo ler esta trilogia e não queria pegar nenhum spoiler haha
    mas gostei de saber como foi a leitura para você e o que você achou dela no geral. A gente ama trilogias mas é um formato difícil de acertar 100%, né? Sempre vai ter aquele livro inferior aos outros. Enfim, espero que você goste do terceiro livro.

    http://anneandcia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Oii.
    Vejo muitas pessoas comentando super bem dessa série, estou bem curiosa para conferir, já tem um tempo.
    Só que ainda não comprei os livros nem e-books, se eu for ler acho que vou comprar o e-book para ver se realmente gosto aí depois compro os livros físicos.
    Amei a dica.
    Bjs Mary

    ResponderExcluir
  26. Oii

    Nossa desde o lançamento de A Rainha Vermelha eu tenho o desejo de ler essa série, entretanto, acabei por ler algumas resenhas negativas de alguns livros e isso acabou por me desmotivar. Mas adorei a sua resenha e amo livros que são eletrizantes... então... dica anotada

    beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Amei o primeiro livro da série, esse acabou sendo um pouco mais arrastado para mim, alguns acontecimentos acabaram não ficando claro para mim. Ainda vou fazer uma releitura para ver se essa primeira impressão sai.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir