Resenha: Tudo o que acontece aqui dentro - Júlio Hermann - Faro Editorial

Título: Tudo o que acontece aqui dentro 
Autor: Júlio Hermann
Editora: Faro Editorial
Ano: 2018
Páginas: 192
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:



Amar é afogar-se com os próprios sentimentos e continuar respirando.
Tudo o que acontece aqui dentro é uma seleção de crônicas sobre o amor em seus diversos estágios, sobre aprender com as experiências da vida... trata-se de um tipo de testamento das coisas do coração. É também um romance narrado pelas memórias de quem as viveu, por cartas que deveriam ter sido rasgadas, registros dos sentimentos pessoais de quem revelou bem mais de si que a maioria de todos nós. Uma das coisas mais bonitas é a maneira com que vamos enfeitando a alma enquanto esperamos alguém chegar "São cartas que escrevi enquanto ainda sentia a ferida arder. Os momentos felizes e os dias em que pensei que não iria aguentar”.
Júlio tem um dom. Ele consegue exprimir sobre sentimentos com muita beleza e, ao compartilhar em escritos, permite que nós também possamos nomear o que muitas vezes sentimos e ficamos de algum modo aflitos, por não compreender. É o momento em que o nosso coração encontra a paz. Ele transforma o grito preso nas gargantas em literatura. São linhas que costuram o aprendizado sobre amor com o olhar de uma geração.


Esse é mais um daqueles livros preciosos que precisa ficar na cabeceira do leitor. 

Ahh o amor! Querer estar junto. O carinho. Fazer planos. A desilusão. O sofrimento. A perda. Renascer. E mais uma vez se abrir para novos caminhos.

Quem nunca passou por essas fases em algum momento da vida?

“Não crio expectativa e me abraço na dor, quase que com algum afeto, quase que com algum carinho, tentando tirar proveito disso tudo para me sentir um pouco mais humano. Bobagem, quem é que se sente vivo quando o peito rasga em saudade e angústia por não ter quem se ama ao lado?”

E é exatamente sobre o que esse livro aborda. Em uma coletânea de crônicas, Júlio Hermann nos convida a mergulhar em várias fases dos sentimentos, através de cartas que deveriam ter sido jogadas fora. 

É impossível escolher um só texto para falar dessa obra e não se identificar ou, até mesmo remeter, a pelo menos com alguma passagem dos seus textos. 

“Se atira, que encarar as ondas é bem melhor do que permanecer assistindo a tudo da orla e vendo o barco ir embora. Se atira, que morrer engasgado deve doer pra caralho, e do outro lado pode ter alguém com o remo na mão te esperando pra navegar.”

Seja no ápice do amor ou colando os cacos que a dor nos aflige, somos levados a refletir sobre esse sentimento tão almejado pelo ser humano e que move o mundo, mas que no meio da caminhada para a tal sonhada felicidade, alguns tropeços podem fazer tudo ruir.

"Há pessoas que marcam a gente, mas há pessoas que simplesmente não deixam marca nenhuma. O que importa, no fim, é que só nós saberemos como lidar com essas marcas ou com a ausência delas. O que importa é o jeito com que levaremos a vida até reencontrar o caminho de volta para casa."

Com uma escrita fluida e com uma linguagem bem fácil de compreender, as crônicas nos envolve de tal forma, pois se por um lado queria terminar a leitura em uma tacada só, ao mesmo tempo ficava com pena por já estar acabando. 

“No fim, sobra isso. Um carinho bonito e uma vontade imensa de ser um alguém ainda mais honesto comigo mesmo do que tentei ser até aqui.”

Prepare-se para ser levado a um misto de sensações com essa leitura.





Quando vi esse livro nas redes sociais, logo fiquei interessada. Adoro leituras de crônicas, cartas e sabia que encontraria ao longo das páginas uma gama de sentimentos lindos e dolorosos, que fazem parte do íntimo de cada ser humano.

Sobre a edição da Faro Editorial, só posso dizer que é a coisa mais linda que já me deparei em tantos anos como leitora. A capa é uma fofura, a diagramação está um primor com gravuras, fontes confortáveis para leitura e ainda temos uma música no início de cada uma dessas crônicas. Dá gosto de ter na estante!

Como não consigo definir qual crônica que gostei mais, resolvi selecionar alguns quotes para aguçar sua vontade de ler, lhe convidar a conhecer e se emocionar com, Tudo o que acontece aqui dentro. Esse é mais um daqueles livros para encher de post-it, a certeza de muitas reflexões, além de aquecer o coração.







6 comentários via Blogger
comentários via Facebook

6 comentários

  1. Oi Camila, tudo bem? Os livros da Faro andam arrasando.. Capa, diagramação, revisão. A qualidade anda excelente.
    Também recebi esse livro adorei essa leitura, apesar de ler com menos frequência o gênero.

    Sua resenha está ótima e essas fotos arrancando.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu como uma romântica incurável acho esses tipos de livros maravilhosos, adoro ler sobre o amor de todas as formas e além disso amooo crônicas.
    O livro também por dentro está uma fofura né, já quero.
    Beijuh

    ResponderExcluir
  3. Só pelas fases que mencionou já me deixou curiosa quanto a ler o livro. Amo crônicas e saber que essas abordam os sentimentos em diferentes fases nos fazendo refletir e de quebra conta com essa edição lindíssima... eu quero ler, sem dizer nada dos quotes escolhidos, que dão quentinho no coração. Recomendação anotada.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila!! Infelizmente não peguei pra ler no lançamento, mas pelas resenhas o pessoal tem gostado bastante também. Faz tempo que não leio crônicas e gostei de ter temas como perdas e desilusões, parece uma escrita sensível e uma edição belíssima.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Achei a capa tão fofa! E pela premissa que você apresentou, a história parece delicada e fofa também. Confesso que não sou muito adepta de contos, porquê eles costumam nos deixar com gostinho de quero mais de um modo complicado, mas fiquei curiosa com esse livro.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila!
    Já tinha lido outra resenha sobre esse livro e já tinha achado interessante a proposta do autor. Normalmente, não sou das maiores fãs de livro de contos e crônicas, pois dificilmente todos conseguem ficar bons.
    Mas, pelo que vi sobre esse, parece que todos estão legais.
    Bjss

    https://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir