Resenha: O Segredo de Helena - Lucinda Riley - Editora Arqueiro

Título: O Segredo de Helena
Autora: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
Ano: 2018
Páginas: 464
Onde Comprar: AMAZON  
Sinopse:

Quanta verdade o amor é capaz de suportar?
Helena nunca esqueceu o verão que passou na mágica Pandora, a casa de seu padrinho no Chipre, onde, cercada por oliveiras e pelo verde-esmeralda do Mediterrâneo, ela se apaixonou pela primeira vez, aos 15 anos.
Mais de duas décadas depois, tendo herdado a antiga propriedade, ela retorna a Pandora para mais um verão, dessa vez em companhia do marido e dos filhos. No entanto, Helena sabe que voltar àquele lugar pode trazer à tona segredos que ela preferia esconder.
Um desses segredos envolve Alex, seu filho mais velho, fruto de uma relação anterior a seu casamento. Com uma inteligência acima da média, ele vive a difícil transição para a vida adulta e está determinado a descobrir a identidade de seu verdadeiro pai.
Enquanto o verão avança e pessoas do passado de Helena reaparecem, Pandora parece pronta a revelar os mistérios que ocultou por tantos anos e que, uma vez descobertos, farão com que a vida de Helena, e de sua família, nunca mais seja a mesma.



Helena sempre foi uma pessoa tranquila. Com a notícia de que Pandora foi deixada para ela, uma áurea saudosa lhe invade e a mesma resolve regressar a Chipre, cidade onde fica a casa e que proporcionou um verão inesquecível. 

Casada e com filhos, agora Helena tem uma missão, verificar o que precisa ser feito na casa para tornar a estadia ainda mais agradável de seus convidados e de sua família, já que pouca coisa será necessário modificar, uma vez que a casa pouco fora utilizada nesse tempo até herdar de seu padrinho.

“Existem todos os tipos de amor, e que ele vem em toda sorte de moldes e formas. Pode ser conquistado, mas não comprado. Pode ser dado, mas jamais vendido. E, quando está presente de verdade, ele gruda para valer, esse tal de amor."

Pandora ainda é aconchegante e o sentimento de nostalgia se instala em Helena. Tudo parecia correr bem, até que alguns amigos resolvem aparecer para passarem as férias em sua casa.

Dentre as aparições que não estavam previstas e junto dessa permanência dos amigos em Chipre, poderia trazer alguns antigos segredos que colocaria a vida de Helena na berlinda, assim como de sua família. Algumas decisões não são fáceis de tomar, mas um antigo amor do passado poderá ajudá-la a passar pela tormenta que está prestes a se instalar, mudando completamente o rumo e as lembranças felizes construídas no passado.

“A casa... Pandora... o instinto que ela tivera a respeito de voltar ali fora acertado. A caixa tinha sido aberta; seu conteúdo empoeirado fora vomitado pelos cantos escuros e saíra voando livremente, provocando caos e sofrimento. No entanto, assim como no mito, ainda restava uma coisa: a esperança.”

Será que a família permaneceria unida mesmo com tantos segredos revelados?

“Dali em diante, ela se ergueria ou ruiria sustentando a verdade.”

Estava bem curiosa para conhecer a escrita da Lucinda Riley e confesso que tenho um fraco por romances que são repletos de segredos, relações familiares que mostra sua verdadeira face à medida que a leitura avança, ou seja, amo dramas bem construídos.

A narrativa foi um ponto a favor, principalmente pela alternância dos personagens. A descrição dos cenários foi vital para me sentir dentro da trama e da beleza que já aparenta só de olharmos a capa. Temos o ponto de vista de Helena e Alex, o que facilitou adentrar ao seio familiar e descobrir mais dos problemas que enfrentavam.



A edição da editora Arqueiro está um luxo. Uma capa convidativa e muito bonito. Apesar do título, só de olhar, dá uma sensação de paz, de tranquilidade.

Alex chamou atenção, com pouca idade, sua perspicácia em conseguir ter respostas para suas dúvidas foi interessante. Vale destacar que sua inteligência é notável, mas ao mesmo tempo é impossível não ficar compadecido por seus questionamentos sobre os pais. 

Gostei muito da forma como foi abordado a relação familiar e todas as interações dos personagens. Apesar de achar Helena um pouco egoísta em algumas situações, porém a autora nos leva a repensar e muito as atitudes da personagem.

Para uma primeira leitura de uma autora tão consagrada, gostei bastante da leitura. Me surpreendi com os temas escolhidos e a forma como foi desenvolvido. Apesar do título, a trama em si não fica focada em apenas um protagonista, elas se entrelaçam à medida que a narrativa avança, assim podemos conhecer mais a motivação, os erros, acertos dos outros personagens e seus temíveis e dolorosos segredos. 

Se tem uma coisa que não posso deixar de dizer é que ao final da leitura fiquei com vontade de conhecer outras histórias dessa autora que me cativou bastante com sua escrita.

Um livro que deixa várias sementinhas para refletirmos sobre a família, nossas escolhas. Mas também nos deixa envolvidos e completamente apaixonados como todo bom romance deve ser. 

Leitura mais que recomendada!







12 comentários via Blogger
comentários via Facebook

12 comentários

  1. Oie, fico feliz demais quando vejo alguém entrando no Universo de Lucinda Riley. E olha que esse nem é um dos melhores livro dela.
    A Garota Italiana ou A Casa das Orquideas são lindos.
    O Segredo de Helena é gostoso de ler, e concordo, Alex tem pouca idade mas é muito observador, adorei os diários dele.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro deve ter uma história e tanta. Estou muito admirado pela resenha e com certeza o incluirei em minha lista de desejados. Quero saber mais da história.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar desse livro, pois tenho uma amiga que leu e gostou bastante. A Lucinda Riley é um nome bem popular desse gênero, né. Eu costumo falar brincando que colocar a palavra "segredo" em um título é jogar sujo, porque claro que a gente vai ficar doido para descobrir logo o que é. O romance parece interessante e você fez uma boa resenha dele! Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila tudo bem? Já ouvi falar dessa autora, mas me faltava vontade de começar ler alguma coisa dela, pois tem aqueles que amam e aqueles que esperavam mais do livro, mas lendo a sinopse e sua resenha, fiquei curiosa sobre o enredo do livro. Parabéns pela resenha, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oie Camila.
    Uau! Que resenha Linda!! Se tem uma autora que quero conhecer a escrita logo é a Lucinda. Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler algo dela e eu fico ansiosa porque ela é sempre muito bem recomendada.
    Pelo jeito esse livro é bem gostoso,né? Já me falaram que não é o melhor dela mas que vale a leitura também.
    Espero ler em breve e amar, assim como você.
    Bjo é parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila! Nunca li nada da Lucinda, e tenho a impressão de que seus livros sempre são profundos e cheios de tramas entrelaçadas que deixam a história muito mais agradável para a leitura. Gostei bastante da premissa desse livro, embora pareça ser grande, acredito que, como você disse, os detalhes vão se completando para uma maior satisfação. Gostei dos personagens e do lugar de pano de fundo. Gosto de ler lugares diferentes.. Obrigada pela resenha!



    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Nunca li nada da autora, mas não vejo a hora disso mudar, pois vejo muitos elogios referentes a obras delas. Amo quando o livro tem uma premissa familiar e o clichê de amor do passado acho isso tão amorzinho da vida; A premissa é maravilhosa e sei que seria uma ótima pedida para mim já que sou alucinada por romances. A capa realmente está maravilhosa, amo o carinho que a editora tem em fazer capas.
    Amei sua resenha,beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oie Camila!
    Acho que nunca li nada da Lucinda Riley, mas não por falta de oportunidade rs acho que nenhum livro dela me chamou atenção a ponto de eu ficar “preciso ler esse livro”.
    Mas acredito também que seja por eu não procurar livros com tema de drama familiar! Talvez em um futuro eu leia algum dela!

    Ótima resenha!

    Beijos
    Carol
    www.thereviewbooks.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Eu já li esse livro e adorei a história.
    Inclusive a autora sabe conduzir sempre uma trama que envolve do inicio ao fim, mostrando os sentimentos humanos, e trazendo personagens que parecem um amigo muito próximo.
    Muito bom!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Eu assim como você ainda não tive a oportunidade de conhecer a escrita da Lucinda, mas não vejo a hora de isso acontecer. Não conhecia esse livro, mas amei a história. Também adoro romances que nos fazem pensar e refletir sobre determinadas coisas e isso que me chamou a atenção.

    beijos,
    Mayara

    ResponderExcluir
  11. Oie amore,

    Ainda não tive o privilégio de ler nada da Lucinda, embora tenha visto muitos comentários positivos sobre os livros dela.
    Esse nem conhecia pra ser bem sincera.
    Adorei a resenha!

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Camila,
    Já li um livro dessa autora e sou perdidamente apaixonada pela narrativa e pelos mistérios que ela insere nas obras surpreendendo o leitor. Também gostei muito da personalidade do Alex, pelo que você falou.
    Vou anotar a dica desse livro, pois ele não estava na wishlist ainda!
    Beijos

    ResponderExcluir