Resenha: Para todos os garotos que já amei - Jenny Han - Editora Intrínseca

Título: Para todos os garotos que já amei - #1
Autora: Jenny Han
Editora: Intrínseca 
Ano: 2015
Páginas: 320
Onde Comprar: AMAZON  
Sinopse:



Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.




Dia 17 de agosto está chegando e com ele, previsto o lançamento do seriado na Netflix que conta a história dessa jovem encantadora que é Lara Jean. Como gosto de ler as histórias antes de conferir seja filme ou seriado, resolvi pegar a trilogia que estava na minha estante e me dedicar a leitura desse romance Young Adult.

Lara Jean é a filha do meio, no total de três. Sua irmã mais velha Margot é a organização em pessoa e Kitty, a mais nova é uma levada e cheia de personalidade. As irmãs Song como são conhecidas, fazem de tudo para facilitar a vida de seu pai, um obstetra que está sempre de plantão no hospital, mas nem por isso deixa de cuidar de suas meninas. Com a perda precoce de sua mãe, as irmãs são unidas, mas agora está chegando a fase de Margot encarar a universidade e pela primeira vez, elas irão se separar, já que a irmã mais velha está indo morar na Escócia. 


“Nas questões do coração, não dá para prever como uma pessoa vai se comportar.”


Com todas essas mudanças, agora caberá a Lara Jean, tomar conta de Kitty e de seu pai. A princípio ela fica apavorada com tamanha responsabilidade, sua apreensão em dirigir o carro de sua irmã, assim como administrar os impulsos de Kitty. 

Todas as vezes que Lara Jean gostou de algum rapaz, encontrou uma forma de se despedir desse sentimento escrevendo uma carta e guardando em uma caixa que sua mãe havia lhe dado. No total foram cinco cartas para cinco garotos. Mas o que ela não imaginava que por um breve desentendimento com sua irmã mais nova, a rancorosa Kitty aprontaria uma daquelas pra cima de Lara Jean.


“— A vida não precisa ser tão planejada. Deixe rolar e veja o que acontece.”


Kitty pega suas cartas e decide enviá-las a todos os garotos que Lara Jean amou, inclusive Josh, o ex-namorado de sua irmã Margot. 

A partir daí, Lara quando é questionada pela carta através de Peter Kavinsky, a jovem se assusta e não sabe o que fazer. Afinal como essas cartas poderiam ter sido enviadas? Com a vida completamente virada de cabeça para baixo, uma série de abordagens começam a acontecer. Porém, ela sabe que o pior ainda está por vir e quando encontra Josh, seu vizinho e amigo, os sentimentos se confundem e para fugir dessa grande encrenca, resolve beijar Peter e a confusão só tende a aumentar.

A vida não está facilitando para Lara Jean e seu maior medo é de que sua irmã descubra seus sentimentos por Josh, aceitando a proposta de Peter de fingirem namorar para não ser descoberta. E essa farsa pode trazer uma tremenda surpresa na vida da nossa protagonista.


“— Se as pessoas a conhecessem, amariam você.”


Que delícia de história!

Quando iniciei a leitura nos primeiros capítulos senti que estava lendo algo jovem demais para o meu gosto, mas ao longo da trama fui surpreendida por uma história muito envolvente. 

A trama é repleta de detalhes, referências sobre o universo adolescente, impossível não se sentir nostálgica com os diálogos dos personagens, que vale a pena destacar foram primordiais para deixar a leitura bem rica e dar consistência ao enredo. 

Jenny Han ainda aproveita o contexto e traz vários elementos clichês que são importantes quando o assunto são os jovens: seus questionamentos, seus anseios, suas dúvidas, amizades, desapontamentos, a relação familiar, sem esquecer a interação escolar.

A narrativa é realizada em primeira pessoa. E mesmo que nesse primeiro livro tenhamos uma Lara Jean mais jovem, ainda assim somos conquistados por sua personalidade, inocência, sua forma de ver a vida e lidar com grande parte de seus sentimentos. 



Fiz essa leitura de forma tão rápida, o enredo é tão gostoso e leve, que dificilmente o leitor não será conquistado por essa personagem tão carismática e peculiar.

Recomendo que você tenha todos os três livros para emendar a leitura um atrás do outro, pois as surpresinhas certamente lhe deixarão curioso.

Sobre a edição: sou apaixonada nas capas dessa trilogia. Temos cartas, trocas de mensagens ao longo da história, mas a diagramação é simples e as fontes e tamanho são confortáveis para a leitura.

A notícia boa é que todos os três livros já foram lançados pela editora Intrínseca e se o leitor preferir pode adquirir o box especial que tem um preço bem acessível principalmente na Saraiva.






7 comentários via Blogger
comentários via Facebook

7 comentários

  1. Eu já li e amei.
    Estou ansiosa pelo filme, parece que começa dia 17.
    Recebi um e-mail do netflix hoje.

    Beijos.

    www.alempaginas.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila!
    Amei essa trilogia tbm! Tô ansiosa pra ver esses personagens queridos ganharem vida no filme! ❤
    Beijão
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiiii,

    Eu quero ler estes livros desde o lançamento do primeiro, mas aí eu fico sempre enrolando e agora vai sair a série e eu não li nada e vou acabar assistindo a série sem ler kkkkk Mas mesmo assistindo sem ler eu com certeza vou comprar eles para ler porque parece ser uma leitura ótima.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua foto. Ficou um amorzinho!
    Não tenho muita vontade de assistir o seriado, nem ler o livro.
    Mas ficaria um pouco nostálgica a ler, fui uma adolescente que amou demais. rsrsrs e sempre muito romântica.
    Também achei interessante as colocações que você fez sobre os assuntos que o livro aborda.

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila,
    Pretendo ler Para Todos os Garotos que Já Amei, com certeza, e quero fazer isto antes de ver o seriado da Netflix. Dia 18, sábado agora, vai ter um evento na Saraiva daqui de Vila velha ES, com o apoio do Clube do Livro ES que participo. Estarei lá, para saber mais sobre essa história que encanta vários leitores.
    Beijos,
    André | Garotos Perdidos

    ResponderExcluir
  6. Oi! Minha amiga ama essa trilogia e está sempre me incitando a ler quase que na marra haha
    Ainda não consegui adicionar à minha enorme lista (porque ela já está ao infinito e além), mas se um dia tiver a oportunidade farei a leitura com certeza. Parece uma história bem gostosa e divertida, e assim como você imagino algo bem adolescente também hehehe, mas não ligo. Amei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oii.
    Já tem um tempinho que eu estou louca para ler esses livros da Lara Jean, parecem ser tão fofos, todos que leram só elogiam.
    Estou economizando uns dinheirinhos para comprar a trilogia. Sua resenha me deixou ainda mais curiosa para conferir <3
    Abraços, Mary.

    ResponderExcluir