Resenha: Summer Love - Guilherme Tironi - Editora Sinna

Título: Summer Love
Autor: Guilherme Tironi
Editora: Sinna
Ano: 2018
Páginas: 276
Onde Comprar: LOJA DA EDITORA SINNA  
Sinopse:



Se alguém lhe dissesse que seu fim está próximo, você viveria cada dia lentamente, como um inverno rigoroso, ou viveria com uma rapidez inexpressiva, como em um verão miseravelmente quente?
A vida de Zach teve seu fim recentemente marcado e transformada de uma crescente inércia em uma montanha russa de sentimentos quando mudou de escola.
De uma forma inesperada e inesquecível, foi colocado perante a amizade e o amor. Joe e Hasley lhe mostraram que, mesmo que algo tenha um fim, esse ALGO pode ser incrivelmente infinito.
As melhores coisas da vida são como chuvas de verão: chegam de repente, avassaladoras e intensas, deixando rastros inesquecíveis e marcantes.



Zach Whaterdz, apesar de adolescente, tem uma vida repleta de limitações e muitos cuidados, por causa da sua saúde. Amado por seus pais, adora assistir filmes de terror, mas seu grande hobby está em colocar seus sentimentos e tudo que passa por sua cabeça para o papel, seja em forma de poemas, crônicas.

Durante um tempo Zach ficou afastado da escola, não é que seus pais fossem contra ele estudar, mas com a saúde tão debilitada o medo deles acabou se tornando maior, porém com o jeitinho desse jovem, conseguiu o apoio dos pais retornando assim para as aulas.

“Ler te torna um amante e amigo de diversas pessoas com personalidades diferentes que nem sequer existem.”

Tímido, fazer amizades não é uma tarefa tão fácil, até que na aula de Biologia, Zach é surpreendido por uma jovem de olhos verdes e cabelos castanhos, que resolve iniciar uma conversa e a partir daí, nunca mais vir a escola seria a mesma coisa. 

Hasley e Zach, se identificam logo que começam a conversar e aos poucos vão criando uma amizade muito especial. Com muitas coisas em comum, aproveitam o pouco tempo que ainda lhes restam para passear, ouvir música e se conhecerem, mesmo que em muitas dessas conversas, Zach sinta que Hasley pouco se abre, deixando-o confuso. 

“Abrace os amigos de verdade. Você sabe quem são. Não force, não corra atrás e não implore. Os de verdade estarão com você e você sabe disso.”

Não querendo pressioná-la, justamente por não gostar de ter sua privacidade invadida, Hasley acaba se abrindo, contando partes de sua vida, de também estar perdendo a luta para o câncer e do pouco zelo de seus pais por ela. Depois dessa confissão, os dois passam o tempo cada vez mais unidos, temos passeios, idas a escola e a um lugar bem especial para Hasley e que passa a ser bem especial para Zach também.

“Uma pessoa só alcança o universo passando pelas estrelas.”

Passados alguns dias, Zach e Hasley conhecem Joe, um dos rapazes que jogam pelo time da escola. Joe é simpático, Zach se perde em pensamentos e Hasley percebe que seu amigo está afim do rapaz. Porém a afinidade entre todos eles passa a ser grande e a dupla ganha mais um integrante.

Joe Halley é um pouquinho mais velho, com seus dezoito anos, dono de covinhas enquanto sorri, fica impressionado com a profundidade dos textos de Zach e quanto mais próximo eles ficam, mais difícil fica para os dois não demonstrarem que sentem um algo a mais, principalmente depois que Zach fica sabendo que foi Joe quem lhe salvou de apanhar de uns caras.

“Acho que esse é o segredo do amor. Não fazer nada, apenas sentir e deixar acontecer.”

O trio de amigos parece perfeito e ambos irão aprendem bastante enquanto convivem. Risadas, momentos descontraídos, emocionantes e de muita descoberta. Mas também irão se surpreender com a maldade e o veneno das pessoas, como odiei as palavras preconceituosas da Taylor. 

Nem todos os dias serão de sol, há também os dias frios, os catastróficos, trazendo o medo, o lamento e o pesar de não poderem contemplar mais o sol, a lua e suas estrelas que lhes foi tirado precocemente.

Não tenho palavras para dizer como me senti lendo essa história. A sensação é que escrevo, escrevo e não consigo dizer muita coisa, até porque acho tão difícil falar sobre certos assuntos sem soar muito piegas. Então perdoe-me por alguns spoilers ao longo da resenha.
 
Tenha em mente que tudo o que falei por aqui, em hipótese alguma será a mesma coisa do que você se deparar com a forma delicada, extremamente cuidadosa e sentir todas as emoções ao longo dos capítulos desse romance. 

Eu amo drama nas histórias em que leio, principalmente pela capacidade do autor conseguir trazer os personagens para perto da nossa realidade, abordando temas importantes e necessários como: o bullying nas escolas, tentar se encontrar dentro da nossa sociedade tão preconceituosa seja com sua opção sexual, por se ter alguma doença, infelizmente o ser humano tem a capacidade de ser muito hostil.

Zach me encantou a medida que foi se abrindo para a vida, vivendo seu primeiro e grande amor, chegou com seu jeitinho tímido, sem esperança e aproveitou cada um dos seus dias ao lado dos amigos e de sua família que o apoiou incondicionalmente. 

Joe e Hasley foram importantes demais para a composição da trama, seus personagens foram imprescindíveis, nos levando a refletir sobre a vida, nossas ações, mas sobretudo fica a mensagem que devemos aproveitar cada dia como se fosse o último e que se temos ao nosso lado o amor dos amigos e da família tudo fica mais prazeroso.



Sobre a edição: além dessa capa linda e de ter amado o início de cada capítulo, uma espécie de contagem regressiva dos dias vividos por esse trio, sempre seguido de uma playlist muito especial. 

Guilherme Tironi conduziu com maestria essa trama. Um drama de tirar o fôlego, mas com um romance jovem lindo e bem delicado. Mal posso esperar para ler seus próximos trabalhos. 

Só posso agradecer por ter tido a oportunidade de receber o ebook em parceria com a editora Sinna. Destaquei tantos trechos que ficou complicado para escrever todos os quotes aqui, então, em breve trarei uma postagem só com eles. Existem livros e livros. Alguns desses se tornam realmente muito cativantes, sendo impossível não favoritar. 

Summer Love está em pré-venda no site da editora Sinna e tem seu lançamento previsto para o dia 29 de agosto.

Leiam, sintam e convidem todos os amigos a conhecer essa surpreendente história de amor e amizade. 







8 comentários via Blogger
comentários via Facebook

8 comentários

  1. EU ENTENDO O QUE VOCÊ FALA SOBRE ESCREVER MUITO E MESMO ASSIM QUER ESCREVER MAIS E MAIS. É BEM ASSIM QUE FICO QUANDO AMO DEMAIS UMA LEITURA E QUANDO TEM DRAMAS ASSIM, MESMO MAIS ADOLESCENTE EU ME PRENDO NA HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila! Apesar de não ser chegada num drama nas leituras, sei bem o que você quis expressar. Achei a história simples, porém bem fofa, e tem jeito daquelas histórias pequenas, mas que têm bastante significado e lições.. Gostei do personagens, embora isso de alguém estar morrendo por alguma doença tenha ficado um pouco repetitivo.. Obrigada pela dica!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado!!!
    Achei a resenha incrível e fiquei extremamente feliz ao saber que gostou da história.
    Virão outras obras, garanto haha
    Não só drama, também poesia e fantasia, mas drama é meu ponto forte hahah
    Muito obrigado, de coração!!

    ResponderExcluir
  4. Oie amore,

    Não conhecia o livro até então, mas já fiquei apaixonada por essa capa;
    Curiosa aqui pra conhecer a história de Zach.
    Adorei a resenha!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adoro o gênero, principalmente quando tem grupo de amigos! ahhh ♥♥
    Adorei essa capa, e a trama me deixou bem empolgada para conferir. Na verdade, é a primeira resenha que eu conferi dessa obra, e já me surpreendi bastante pelo enredo. Valeu pela dica!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não conhecia o autor e nem o livro, mas já me apaixonei por essa capa.Amei esse enredo e já quero ler o livro assim que possível. Amo livros onde tem um grupo de amigos. Obrigada pela dica!

    Beijos!
    https://www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu já tinha visto a capa desse livro por aí e me encantado, porém, ainda não sabia do que se tratava. Parece ser uma leitura bem tocante, que aborda temas importantes e com personagens bem construídos.
    Confesso que não é o tipo de livro que estou procurando no momento, porque me pareceu ter muito drama e ando querendo algo mais leve para ler. No entanto, gostei muito da sua resenha e vou anotar a dica para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá Camilla,
    essa é a primeira vez que leio algo sobre esse livro e já tive uma ótima impressão. Gosto de livros que trazem abordagens que nos levam a refletir sobre a nossa própria vida e este parece ser um exemplo claro disso. Fiquei super interessada em saber mais sobre os dramas e dilemas de Zach e seus amigos.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir