Resenha: Outros jeitos de usar a boca - Rupi Kaur - Editora Planeta

Título: Outros jeitos de usar a boca
Autora: Rupi Kaur
Editora: Planeta
Ano: 2017
Páginas: 208
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:


'outros jeitos de usar a boca' é um livro de poemas sobre a sobrevivência. Sobre a experiência de violência, o abuso, o amor, a perda e a feminilidade. O volume é dividido em quatro partes, e cada uma delas serve a um propósito diferente. Lida com um tipo diferente de dor. Cura uma mágoa diferente. Outros jeitos de usar a boca transporta o leitor por uma jornada pelos momentos mais amargos da vida e encontra uma maneira de tirar delicadeza deles. Publicado inicialmente de forma independente por Rupi Kaur, poeta, artista plástica e performer canadense nascida na Índia – e que também assina as ilustrações presentes neste volume –, o livro se tornou o maior fenômeno do gênero nos últimos anos nos Estados Unidos, com mais de 1 milhão de exemplares vendidos.



Já vinha com vontade de conhecer os poemas e textos da Rupi Kaur e em uma das minhas procuras na Amazon, achei Outros jeitos de usar a boca sendo anunciado pelo Kindle Unlimited, resolvi então baixar e conferir porque tantos colegas já vinham recomendando a sua leitura.

"É preciso ter elegância

para continuar sendo gentil

em situações cruéis."

Divido em quatro partes, o leitor vai se deparar com citações, poemas de cunho pessoal e com uma veracidade um tanto chocante, além de nos fazer refletir sobre as experiências vividas, os anseios e tudo carregado de muito sentimento.

“Toda vez que você

Diz para sua filha

Que grita com ela

Por amor

Você ensina a confundir

Raiva com carinho

O que parece uma boa ideia

Até que ela cresce

Confiando em homens violentos

Porque eles são tão parecidos

Com você.”

Alguns desses textos são um verdadeiro soco na boca do estômago. A realidade e com temas bem polêmicos na vida de uma mulher: estupro, abusos, mas também retrata o amor, a importância de se recomeçar, nosso local na sociedade. Todos esses assuntos vão sendo apresentados ao longo das quatro partes: dor, amor, ruptura e cura. 

“não quero ter você

Para preencher minhas partes vazias

Quero ser plena sozinha

Quero ser tão completa

Que poderia iluminar a cidade

E só aí

Quero ter você

Porque nós dois juntos

Botamos fogo em tudo.”

Ao término dessa leitura, ficou a sensação de uma obra intensa do início ao fim e que vale a pena ser lida não apenas pelo público feminino, mas por todos. Apesar da intensidade, a leitura foi feita de forma bem rápida. Alguns poemas são bem curtinhos e o livro em si contêm poucas páginas. 

"Aceite que você merece mais

do que amor doloroso

a vida nos move

a decisão mais justa

com o seu coração

é se mover junto."

Mesmo lendo em ebook, a diagramação e a fonte se mostra agradável para leitura, assim como apresenta algumas ilustrações.



Outros jeitos de usar a boca, faz parte do catálogo da Editora Planeta e se você quiser conhecer mais dos textos da autora, foi publicado esse ano outra obra, O que o sol faz com as flores, que espero ler assim que possível.

Se você gosta de poemas crus, do tipo que desnudam a alma, nos leva a uma infinidade de reflexões, sem dúvidas esse livro é pra você.








0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário