Autora: Brittainy C. Cherry
Editora: Record
Ano: 2017
Páginas: 364
Sinopse:
Quando a pequena Maggie May presencia uma cena terrível à margem de um rio, sua vida muda por completo. A menina alegre que vive saltitando de um lado para o outro e tem uma paixonite por Brooks Griffin, o melhor amigo de seu irmão, sofre um trauma tão grande que acaba perdendo a voz. Sem saber como lidar com o problema, sua família se vê em uma posição difícil e tenta procurar ajuda, mas nenhum tratamento vai adiante. Ao longo dos anos, Maggie aprende sozinha a conviver com os ataques de pânico e, sem conseguir sair de casa, encontra refúgio nos livros. A única pessoa capaz de compreendê-la é Brooks, que permanece sempre ao seu lado. A cumplicidade na infância se transforma em amizade na adolescência, até que um dia eles não conseguem mais negar o amor que sentem um pelo outro. Mas será que o forte sentimento que os une poderá resistir aos fantasmas do passado e a um acontecimento inesperado, que os forçará a navegar por caminhos diferentes?
A jovem Maggie May, teve uma mudança na sua vida tranquila, quando seu pai conheceu Katie e foram morar juntos. Sempre muito protegida por ele, cresceu em um ambiente cercado de amor e felicidade.
Logo que chegaram na casa nova, Maggie conheceu Brooks, melhor amigo de seu meio irmão Calvin, pois sempre estava pela casa jogando videogame. E apesar de Brooks ter sido gentil com ela uma vez com seu medo de escuro em meio à noite, ele estava na fase de não gostar muito do universo que envolve as meninas.
“— As batidas do seu coração fazem o mundo continuar girando.”
Com o passar dos anos, Maggie já sabia o que queria, pois vivia idealizando seu romance com Brooks para todos, inclusive dizendo a ele por cartas que iriam se casar no bosque. Claro que vivendo a fase da pré-adolescência, Brooks não queria saber nada disso e firmava que a odiava muito, que seu sorriso era feio e que ela era uma menina chata. Mas quem disse que Maggie mudaria sua opinião? E foi quando em uma saída para pescar com todos juntos, eles se beijam e tudo que Brooks pensava sobre Maggie muda, aproximando-os cada vez mais.
“— A amizade é uma força magnética entre nós, Maggie May. Você é o meu imã.”
A ansiedade pelo tal casamento estava corroendo a jovemzinha que em uma divergência de ideias com sua irmã Cheryl, a fez sair de casa para ir encontrar Brooks sozinha no bosque. Enquanto espera um Brooks atrasado, ela se preocupa por não saber o porquê dele não aparecer para se casar, até que começa a entrar mais dentro do bosque e mesmo sabendo que deveria voltar pra casa antes do céu escurecer, acaba se perdendo no caminho, até que ela presenciará algo terrível que mudará sua vida drasticamente, calando assim aquela menina sorridente, falante e cheia de sonhos.
"Isso é pra você. É um cordão da amizade. Uma âncora. Prometo ser seu amigo. Um bom amigo. Vou me esforçar para ser. Vou ser a sua âncora. O seu porto seguro quando estiver perdida por aí... Quero ver você sorrir de novo. Quero que você tenha as coisas que sempre quis, e vou me esforçar para te ajudar a conseguir essas coisas."
A partir daí acompanhamos uma Maggie triste, presa dentro dos seus traumas e o único capaz de dar um pouco de alento em seus dias mais escuros é Brooks com sua promessa de ser para ela seu porto seguro, sua âncora e que não importa o que houvesse, estaria sempre a seu lado.
“Brooks me cutucava com gentileza e, com o breve toque, tudo dentro de mim se aquecia. Seus olhos sorriam para mim, e o meu coração disparava. Eu amava isso nele. Amava o modo como ele sempre me notava, mesmo quando o resto do mundo não conseguia fazer isso.”
Com o passar dos anos, seu pai e Calvin tentam de tudo para alegra-la a seu modo, mas nem sempre conseguem e além de não conseguir mais falar, Maggie agora vive reclusa no conforto de sua casa, pois o medo e as lembranças daquele evento não a permitem ir para o mundo lá fora. Marcando não só sua vida, mas modificando de vez toda a rotina daquela família estruturada que agora vai ruindo dia após dia.
Os anos iam passando e pra sua família, Maggie parecia não evoluir mais. Confinada dentro de casa e comunicando-se apenas pela escrita, estudando a distância, lendo seus livros, para ela até que de certa forma era confortável, mas até quando ficaria assim? Como vencer os seus demônios e voltar à vida? Será que um dia conseguiria enfim ultrapassar essas barreiras?
Vou parar por aqui de contar como a história continua porque se tem uma coisa que eu gosto é de descobrir a medida que vou lendo. Mas uma coisa preciso dizer, esse é o melhor livro dessa série até o momento.
Brittainy C. Cherry se inspirou em acontecimentos da sua infância e adolescência para escrever essa trama e mostrar aos leitores como é difícil passar por cima de tantas barreiras e traumas, mas também nos mostra o outro lado, que com carinho, amor, dedicação e muita paciência, podemos conseguir enxergar a luz em dias tão escuros.
A narrativa é toda alternada por Brooks e Maggie, assim conhecemos mais dos dois lados e nos emocionamos com os dramas vividos pelos personagens, assim como torcemos por um final feliz. A história é dividida em três partes e todas elas são muito bem elaboradas, não consigo escolher qual é a preferida.
Vale destacar o relacionamento de Maggie com seu pai, que homem dedicado e quanto amor por sua filha. Amei a interação deles, extremamente cativante.
Se tem uma pessoa que consegue escrever dramas tão intensos e ao mesmo tempo viciante, essa pessoa é a Brittainy e em algumas passagens é impossível não se emocionar ou ficar com olhos marejados.
O silêncio das águas é o terceiro livro da série Elementos e foi tão difícil deixar essa leitura. Poderia ficar lendo mais páginas sem o menor problema. Selecionei tantos quotes que ao final dessa resenha ainda fiquei na dúvida sobre qual deles traria pra vocês de tão lindos que alguns são.
Muito mais que uma leitura de um casal que se conhece na infância e passa por momentos tortuosos. Foi uma leitura extremamente cativante e cheia de mensagens encorajadoras sobre a vida, relação de pai e filho, dominar os medos que nos limitam, além de ver o amor em sua simples forma se tornar avassalador, o porto seguro de duas almas que foram destinadas a estarem juntas.
* Esse livro cumpre o desafio do mês de abril no item: baseado em fatos reais.
* Esse livro cumpre o desafio do mês de abril no item: baseado em fatos reais.
Eu não sou lá grande fã de trilogias e séries, acompanhar uma história em vários livros não é pra mim.
ResponderExcluirMas a história deles é gostosa.
História de Brooks e Maggie contagia o leitor, eu que nem li nenhum dos livros me sinto assim, imagina se ler?
Não li, mas tenho interesse. Já me disseram ser excelente!
ResponderExcluirMas não tenho nem previsão de leitura.
Beijos.
www.alempaginas.com
Oi Camila, tudo bem? Lá no blog tem uma colaborada que ama essa autora, leu a série inteira <3 Eu morro de curiosidade, espero que esse ano eu consiga conhecer a escrita dela. Já tenho empatia pela protagonista e curiosa pra saber do trauma dela!
ResponderExcluirBjs, Mi
O que tem na nossa estante
Oi, Camila.
ResponderExcluirTenho visto excelentes críticas dos livros dessa autora, mas ainda não tive a oportunidade de conhecer o trabalho dela. Estou até com medo de criar muitas expectativas, então vou esperar a poeira baixar e quem sabe dou uma chance a essa série mais para frente!
Beijos
Camis - blog Leitora Compulsiva
Olá Camila! Esse livro é um dos meus favoritos, porque achei a história dele muito linda! No começo, a gente fica curioso sobre o que a Maggie viu e por que afetou tanto a vida dela. Acho lindo o amorzinho que ela nutre pelo Brooks desde menina e confesso que fiquei com raiva dele por ter ido embora e tals.. Mas quando ele volta, e o amor dos dois começa a tomar copra e força.. Ah é lindo.. Amo de paixão!
ResponderExcluirBjoxx – www.stalker-literaria.com
Oi Mila!
ResponderExcluirTudo bem? Então, meu Deus do céu Brittainy me arrebatou ano passado, li os cinco livros dela em pouquíssimo tempo e hoje já tenho minha coleção Elementos completinha e Sr. Daniels também.
Bom, O Silêncio das Águas foi um livro bem tenso, não no sentido ruim da coisa, mas porque a relação do casal é bem complicada e quando o Brooks teve que escolher entre a carreira e o amor eu realmente fiquei despedaçada. A Meggie é encantadora e eu torci O TEMPO TODO para ela voltar a falar, estava agoniada e acho que o fato de ela se manter em silêncio me fez ficar ainda mais ligada a ela e às suas emoções. Não sei explicar.
Concordo com você sobre a narrativa ser cativante e cheia de encorajamentos (eu comecei a chorar na mensagem da Brittainy sobre o silêncio dela sabe?) e apesar de não estar entre os meus preferidos da série com certeza é um favorito do mesmo jeito sabe? É que só que dentro dos quatro livros tenho dois que são especiais pra mim além do que eu consigo dizer.
Beijinhos
www.paraisoliterario.com
Ainda não li nenhum livro da autora, mas sempre vejo comentários positivos e tenho muita curiosidade pra conferir algum de seus livros, e espero poder fazer isso em breve, já que você disse que poderia continuar lendo essa história.
ResponderExcluirÓtima resenha!
Virando Amor
Olá Camila!
ResponderExcluirConcordo plenamente com você, quando diz que "Se tem uma pessoa que consegue escrever dramas tão intensos e ao mesmo tempo viciante, essa pessoa é a Brittainy." Me emocionei com os dois primeiros livros, e não vejo a hora de ler este. Fico feliz que você tenha gostado tanto, pois isso me deixa com mais vontade ainda de começar essa leitura.
Bjos
www.momentosdeleitura.com
Suas fotos ficaram maravilhosas! Super delicadas e cheias de minúcias!
ResponderExcluirVocê também escolheu os quotes muito bem.
Sempre tive vontade de ler o livro, mas você me deixou ainda mais empolgada e curiosa. Adorei sua resenha!
Eliziane Dias
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAcredita que eu tenho os livros dessa série, mas ainda não os li? Acho que não é o momento certo por isso to adiando a leitura deles, mas a cada resenha que leio a vontade e a curiosidade aumentam. Acho que quando tiver meu tempinho "livre" vou ler com certeza.
Beijos
Já tinha visto a capa em alguns blogs e chamou minha intenção pelo título. Eu não sabia que era uma trilogia, a qual não conheço ainda. Acompanhando um pouco das suas considerações sobre o enredo, fiquei bastante interessado, pois parece uma trama bem consistente e com personagens bem construídos. Fiquei muito curioso para saber o que ela vê no bosque. Excelente resenha.
ResponderExcluir*☆* Atraentemente *☆*
Já vi essa capa com uma certa frequência, os blogueiros que eu acompanho estão lendo e tendo impressões parecidas com as suas, acho que só vi comentários positivos ahaha Adorei a resenha! <3
ResponderExcluirMenina, você me deixou apaixonada pelo livro! Nem li a história, mas já amo. E olha que já esbarrei muitas vezes em resenhas dessa série, mas nunca me interessei. É a primeira vez que fico instigada por ela. Talvez nem leia a série toda, mas este livro eu quero conhecer!
ResponderExcluirNão tenho ideia do que a mocinha presenciou, mas imagino que deva ter sido algo bem terrível para traumatizá-la assim. E saber que é baseado em fatos reais me faz querer ainda mais o livro. Já adicionei na lista de futuras leituras do Skoob.
Bjs!
Como não amar essa autora? Ela sabe como conquistar como ninguém! Acho sensacional a maneira que ela usou elementos nossos pra falar sobre assuntos tão delicados. Eu ainda não li esse livro mas só pela sua resenha sei que vou amar.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirEu AMO esse livro! Chorei horrores, me emocionei, ri, tive meu coração partido, me apaixonei, sofri e aprendi que terá esperança é maravilhoso. É um livro incrível, não tenho nem palavras para descrever tudo o que senti.
Beijos,
oculoselivrosblog.blogspot.com.br/
Oie!
ResponderExcluirJá li tantas resenhas dessa obra e de todos da série que bem dizer já sei de cor as histórias, eu amo demais as capas desses livros e só estou esperando eles baixarem de preço para compra-los, quero conhecer de perto esses personagens que tanto conquistaram os leitores!
Bjss
Camila, não consegui me interessar por esta serie, acho que porque li um livro da autora e o livro não me convenceu como e esperava, por isso deixei estas histórias aqui de lado. Mas sei que estes livros tem uma legião de fãs fieis.
ResponderExcluirBeijos
Olá Camila,
ResponderExcluirEu li o primeiro livro dessa série, o segundo não chama tanto minha atenção, mas o terceiro está na lista e será uma de minhas próximas leituras. Eu adoro a forma como ele parece abordar dramas do passado e estou muito curiosa para compreendê-los com mais profundidade, sabe?
Adorei sua resenha e todo o amor que você está derramando para com o livro.
Beijos!
Ah que linda resenha!
ResponderExcluirEu sou completamente apaixonada pela Brit e estou louca para ler esse livro! Comprei a serie toda conforme foi lançando, mas tive a oportunidade de ler apenas o primeiro por enquanto.
Ja vou preparar o meu lencinho, pois tenho certeza que irei chorar horrores lendo haha
beijos,
Mayara
Oi Camila,
ResponderExcluirVocê acredita que eu não consegui me conectar muito bem com os personagens? Eu achei muito bonitinha e diferente a história, mas não me cativou :( E nossa, eu não sabia que era baseado em fatos reais (ou não me lembrava), mas achei bacana. Foi um livro legal de ler, mas não me cativou tanto quanto o último dessa série! Enfim, parabéns pela resenha!
beijos
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirNunca li nada da autora, mas fiquei bem curiosa em relação a trama e claro, em ter sido baseada em fatos que aconteceram na vida da autora. Curto muito histórias sobre superações de trauma, ainda mais quando são bem escritas, então acho que este é o livro certo para mim. Já anotei a sugestão, espero poder ler em breve!
Beijos!
Oi, Camila
ResponderExcluirEu já li os três primeiros livros sa série e esse foi o que menos curti. Ainda gostei bastante, mas tenho ressalvas, principalmente quanto a maneira que o trauma de Maggie foi trabalhado. Estou até postergando a resenha pq não sei muito bem como explicar o que senti sem soar de uma maneira ruim..
Mas o geral foi bom, Britt sabe como contas uma história!
Beijos
- Tami
https://www.meuepilogo.com
Adoro romances, e desde a primeira vez que li a sinopse desse livro fiquei bem curiosa para saber o que poderia ser tão perturbador ao ponto de fazê-la perder a voz.
ResponderExcluirJá faz algum tempo que tenho vontade de comprar os livros dessa série, mas tinha medo de não serem bons como a capa e a sinopse me "diziam", por que nunca havia parado para ler nenhuma resenha deles.
Depois da sua resenha fiquei ainda mais curiosa com a leitura.
Beijos. Versos da Alma