Resenha: After - Depois da Esperança - Anna Todd - Editora Paralela

Título: After - Depois da Esperança #4
Autora: Anna Todd
Editora: Paralela
Ano: 2015
Páginas: 352
Onde Comprar: AMAZON
Sinopse:


Depois de tantos obstáculos, Tessa e Hardin estão, enfim, mais maduros como casal. As dificuldades causadas pelo gênio forte dele e pela impulsividade dela ainda existem, mas eles já não conseguem negar o amor que sentem um pelo outro. Mesmo morando em cidades diferentes, estão mais apaixonados do que nunca. Se a química entre os dois já era explosiva antes, agora que eles se entregaram de vez a essa paixão, cada encontro será mais ardente do que o anterior. Mas uma cruel reviravolta do destino trará à tona todos os fantasmas do passado de Hardin. Depois da esperança, haverá forças para enfrentar mais dificuldades?



No quarto livro da série acompanhamos mais dos momentos dos altos e baixos envolvendo Hardin e Tessa.

Ao longo da história, eles brigaram, voltaram, brigaram novamente e agora precisam colocar em prática esse amadurecimento se quiserem enfim, viverem sua história de amor. 

Tessa está em Seattle e suas aulas estão iniciando. Longe da constante presença de Hardin, ela foca em seus estudos e em dar direção para sua carreira, principalmente no trabalho que está desenvolvendo na sua área. 

Não é novidade para quem acompanha a série que ambos têm vidas complicadas, um histórico familiar bem denso e conturbado. 

"Sinto um arrepio na espinha com o pensamento que me ocorre... Não quero que Hardin seja um obstáculo na minha vida, uma lembrança dolorosa, alguém que eu seria forçada a perdoar e aceitar. Quero que Hardin seja... meu final feliz."

Hardin culpa seu pai pelos erros do passado, por colocar sua família em perigo e deixar isso para trás tem sido um grande desafio, assim como conter seus ímpetos em relação a Tessa, porém nesse livro fica nítido o quanto tem se esforçado para seguir em frente, mesmo que dê escorregadinhas durante algumas cenas. 

“Acho que se eu continuar a não ser um babaca durante a semana, talvez seja recompensado com momentos como esse todo fim de semana, e isso basta para mim até ela perceber como estou me dedicando a melhorar por ela.”

Enquanto luta para se firmar e conseguir juntar uma quantia para se manter, Tessa acaba indo morar na casa de seu patrão Christian e Kimberly. Por estar morando na casa deles e terem um relacionamento com a família de Hardin, o rapaz que sente um grande arrependimento de não ter ido para Seattle quando ela tomou sua decisão, acha que pode sempre aparecer e isso tira um pouco Tessa do prumo, uma vez que quer se manter longe de Hardin para diminuir essa dependência que sente em sua presença, mesmo que as constantes trocas de mensagens e horas conversando ao telefone continuem a todo vapor.

Mas com a aparição de Trevor, um colega de seu trabalho e que está disposto a conquistar um pouco da atenção de Tessa para ele, deixará Hardin surtando e com muito ciúmes, não pensando duas vezes em se fazer cada vez mais presente e espantar de vez os concorrentes, já que nessa lista também podemos incluir Zed.

Seattle tem sido um desafio para Tessa, mas principalmente para Hardin, porém o que ele não contava é que o pior ainda estaria por vir. Os dois viajam para Inglaterra, sua terra natal onde sua mãe está prestes a se casar, mas lidar com o passado, as revelações e pessoas que foram duramente machucadas pode ser devastador para esse casal. 

"Tenho a sensação de que pela primeira vez as coisas estão dando certo. Sei que não faz muito tempo, mas é a primeira vez que ficamos bem de verdade. Só discutimos algumas vezes, e conseguimos nos comunicar e resolver as coisas. Estou orgulhosa de nós dois.”

Chegando na reta final dessa série, temos uma história com boa parte dos sentimentos dos personagens caminhando para a tranquilidade, se é que podemos dizer assim, mas a verdade é que a maturidade de Hardin e Tessa colaborou para esse livro ser um pouco mais harmônico no relacionamento deles.

Outra grande surpresa vem do passado de Hardin. Lidar com o pai e começar a se abrir para um possível acerto de contas mostra o quão tem se esforçado para ficar em paz.



Se por um lado, Tessa demonstrou em boa parte dos livros anteriores, a permissão para viver e aceitou os abusos e constantes brigas com seu namorado, a autora no surpreende com uma personagem mais consciente de seus atos, entendendo que para ser feliz não precisa seguir aos mandos e desmandos de Hardin, é preciso de amar, se conhecer e por isso é melhor ficarem separados dando um belo de um basta nas atitudes do rapaz, para que enfim, encontrem seu felizes para sempre, mesmo que demore um pouco.


Sobre a edição: O quarto livro da série segue as capas anteriores. Como o terceiro livro na versão original ficou muito extenso, a editora Paralela resolveu dividi-los, por isso temos o quarto livro com um pouco menos de páginas se comparado aos anteriores. A capa tem um jogo de cores bonitas, tem uma diagramação simples, capítulos curtos e fonte confortável para leitura. Tive a oportunidade de conseguir meu exemplar autografado na primeira vinda da autora na Bienal do RJ.

After – Depois da Esperança mostra uma escrita mais madura, ainda que os personagens vivam em constantes situações no maior estilo gato e rato, esse livro se mostra mais intenso, com revelações importantes que vão deixar o leitor cada vez mais ansioso para conhecer o desfecho dessa devastadora história de amor e superação de Tessa e Hardin.







10 comentários via Blogger
comentários via Facebook

10 comentários

  1. Essa é uma série que eu realmente não um pingo de vontade de conferir. Depois de tantos comentários que já sobre essa obra, fico cada vez mais consciente de que não é pra mim essa leitura. Mas fico feliz que tenha gostado e de que a obra amadureceu ao longo da série.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila,
    eu parei a leitura dessa série no terceiro livro. Sinceramente já estava me fazendo mal acompanhar a relação desses dois e olha que eu sou o tipo de leitura que não só acredita e torce pela redenção dos personagens como paga pra ver. Dessa vez eu não consegui e mesmo lendo sua resenha e constatando que o amadurecimento gradual vai surgir, não sei se consigo seguir lendo.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hardin e Tessa são uma difícil missão e compreendo que a leitura pode gerar esses conflitos e desânimo por causa de suas personalidades.

      Excluir
  3. Olá, Camila.

    É muito bom quando tanto os personagens, quanto a escrita da autora vai amadurecendo durante a leitura. Ótimo saber que depois de tanto ser submissa, Tessa resolve não se submeter mais a relação abusiva com seu namorado.
    Sempre tive curiosidade em ler os livros dessa série, ainda mais agora que irá virar filme. Tomara que eu goste!

    ResponderExcluir
  4. Quando lia as primeiras resenhas desta serie, eu já me distanciei em função da premissa e por não ter a menor curiosidade nesse tipo de romance. Expectativa zero para o filme.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, ainda não li essa série mas gostei muito de saber um pouquinho da história desse volume final e que temos um amadurecimento dos personagens, sua resenha ficou ótima.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Camila! Tudo bem?
    Vou te confessar que nunca tive curiosidade de ler essa série e só cogitei ler por causa do filme, para poder fazer uma comparação. No entanto, pelo que eu já vi de outras resenhas, o relacionamento é bastante abusivo e os personagens muito problemáticos e eu acho que não teria paciência para acompanhar essa trajetória. Pelo que vi da sua resenha, nesse livro os personagens estão mais maduros, assim como a escrita da autora. No entanto, nem isso me motiva, pois já é o quarto livro da série e eu não sei se aguentaria tudo isso kkk.
    De qualquer forma, adorei a sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto dessa leitura. Espero que a continuação seja ainda melhor.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que já li resenhas sobre o primeiro livro dessa série, contudo, não me lembro muito bem. Não me interessei muito por essa história. Não apenas por já pegar o bonde andando, mas também porque não sou muito fã de romances.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que capa linda. Gostei mesmo. E a história me chamou a atenção, parece ser um enredo intenso e surpreendente. Fiquei curioso em querer saber da história na íntegra. Anotei a dica. Aliás, as demais capas dos outros livros tbm achei muito bonitas.

    ResponderExcluir