Resenha: Fantásticos - Nuccia De Cicco - Editora Sinna

Título: Fantásticos! - Antologia de Contos
Autora: Nuccia De Cicco (Organizadora)
Editora: Sinna
Ano: 2018
Páginas: 100
Onde Comprar: LOJA DA EDITORA
Sinopse:

*Livro recebido em parceria com a editora.


Culturalmente, a sociedade foi ensinada a esconder seus defeitos, menosprezar quem os têm, considerar tais pessoas como incapazes, como coitadinhos dependentes.
Mas a deficiência é apenas uma das características que os constituem como indivíduos: uma pessoa pode ter uma deficiência, sem ser deficiente.
Pessoas com deficiência buscam viver com autonomia, sofrem diferentes formas de preconceitos no dia a dia, lutam por direitos e adaptações. Podem ter necessidades específicas, porém possuem força de vontade e coragem para enfrentar o mundo que os isola, para conquistar um amor, para sobreviver a uma guerra, para manterem suas profissões e até mesmo para enfrentar outros mundos e dimensões ou se tornar criaturas místicas.
A Antologia Fantásticos vem desmistificar conceitos, ensinar que superação nem sempre é sinônimo de heroísmo e ampliar a representatividade das pessoas com deficiência na literatura nacional.




Olá pessoal, tudo bem? 

Hoje trago a resenha do primeiro livro que recebi em parceria com a editora Sinna.



Fantásticos é uma antologia de contos que reúne um total de treze contos escrito por autores nacionais, que são eles: 

O caçador de semidemônios – Alex Oliveira; 

Sombras e dúvidas – Ana Carolina Coelho; 

A princesa e o mago – Ayumi Teruya; 

Amor, poder capaz de transformar o mundo! – Daniel Dornelas; 

Como você – Diana Scarpine; 

Dor Fantasma – Larissa Rumiantzeff; 

Primeiro encontro – Lêtícia Lopes; 

Sobre aprendizado & superpoderes – Lucas Hargreaves; 

Allania de Lunae – Mell Ferrarez; 

Um amor escondido – Patrícia Mendes; 

O mundo da Sarah – Suzana Chaves; 

Conta uma história? – Wesley Mendonça; 

A dançarina da deusa – Nuccia De Cicco. 


“Sua própria escuridão mesclava-se com o vazio sem luz recolhido de outros. Quem sabe um dia, ele conhecesse alguém que fizesse sua alma descansar. Alguém que além de dor, tristeza e tormento também o inundasse de paz, tranquilidade e esperança.”

O livro é bem curtinho e os contos são muito bonitos, envolventes e nos faz viajar por grandes reflexões em seus enredos. Variando os gêneros, o leitor encontrará histórias de amor, aceitação, inclusão social, fantasia, drama, porém em todas vamos nos deparar com algum tipo de deficiência física, motora ou visual, por parte de seus protagonistas.



Como em toda reunião de contos alguns se tornam favoritos, mas como está curtinho a leitura que está muito fluida, pode ser lida bem rapidinho. 



Destaco o conto do Daniel Dornelas - Amor, poder capaz de transformar o mundo! - que fala sobre os irmãos gêmeos, onde um se depara com a Síndrome de Rasmussen de seu irmão Davi enquanto vai crescendo. Aos poucos precisa aprender a lidar as limitações dele em não poder acompanha-lo nas atividades mais simples do cotidiano e ainda encarar os comentários de pessoas que não tem o mínimo de cuidado ao se referir a alguém com essa condição. Uma triste realidade o preconceito dos indivíduos para com os outros. Como fisioterapeuta, textos assim me chama logo atenção, principalmente por ver muitos exemplos de famílias e outras pessoas que não demonstram o menor carinho e paciência com as pessoas que são acometidas de qualquer tipo de deficiência. Mas para minha surpresa, nesse conto, o que chama atenção é a preocupação de seu irmão em ser o super herói, o anjo protetor de Davi, e que existem muitas formas de mudar o mundo, porém nada somos sem propagar o amor. 

“O mundo é cheio de seres humanos com pequenas diferenças, que fazem com que as outras descubram infinitas possibilidades de viver. As pessoas precisam apenas de amor. Ele, sim, o amor, é o único poder capaz de transformar o mundo!”

Sobre a edição: O que dizer sobre esse livro?! Estou apaixonada não só por seus contos, mas por cada detalhe pensado na edição. A capa e contracapa são lindas, no início de cada conto temos uma ilustração que tem tudo a ver com o enredo. É possível acessar a áudio-descrição da capa e das ilustrações do livro através do QR code que vem no livro. A fonte é confortável para leitura. 

“Fantásticos!” se mostra mais que uma leitura sobre pessoas portadoras de alguma deficiência. Com delicadeza e maestria, os temas são explorados de forma envolvente nos fazendo refletir e aquecendo nosso coração a cada leitura concluída.







12 comentários via Blogger
comentários via Facebook

12 comentários

  1. A temática e a arte gráfica do projeto já deixou meu coração quentinho. Já quero ler!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Camila!

    Obrigado por ler meu conto! É muito gratificante saber que a minha história foi a sua favorita. Davi é, sem dúvidas, o melhor irmão do mundo. Sua resenha alegrou meu dia!

    Muito OBRIGADO!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse livro, gosto demais de ler contos e essa coletânea cairia muito bem para mim. Anotei a dica.

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?

    Eu adoro antologias. Amei a temática dos contos, são super relevantes. Que linda a arte da capa e os desenhos, já quero para mim.

    Obrigada por compartilhar!!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  5. Que capa linda! A Sinna sempre capricha nas capas, mas depois de ler uma publicação ruim (péssima, pra dizer o mínimo) meio que ando me desviando. Mas a temática é muito interessante. De repente na parte de antologias seja melhor, pois conheci uma antologia organizada pela Ge Benjamin e me apaixonei. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  6. Oii Camila, tudo bem? Adorei sua resenha e conhecer mais desse livro lindo, que parece uma leitura prazerosa e cheia de representatividade, o que é maravilhoso e muito me interessa. Fiquei curiosa e agora preciso ler esses contos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Camila!
    Que capa mais bonita é essa.
    Fiquei interessada nos contos, vou colocar na minha lista, quem sabe consiga encaixá-lo esse ano.
    Valeu pela dica...

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Camila! Gostei bastante da sua opinião sobre o livro, ainda mais por tratar de personagens tão marcantes e com certeza com histórias de luta e superação! De vez em quando é bom ler um livro de contos, já que podemos ler aos pouquinhos e sem pressa!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Amei a proposta do livro! E a capa é realmente linda!

    Eu gosto muito de contos, mas o que me atraiu neste livro foi a intenção de inclusão, de falar sobre as pessoas que possuem deficiências, de mostrar que elas também possuem o direito de viver suas histórias, de se superarem, de ser tratadas com igualdade. São poucos os autores nos livros que abordam essa temática. Uma autora que amo e sempre coloca personagens com deficiências em suas obras é a Catherine Anderson.

    ResponderExcluir
  10. Olá Camila!!!
    Eu sou uma das pessoas mais pé atrás em ler contos, não sei porque ainda tenho trava com eles. Porém, admito que já li uma antologia da Sinna e foi maravilhosa também e essa não parece ser diferente.
    A proposta do livro é muito bacana e sei que quem parar para lê-la vai amar ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, Camila.

    Essa edição está realmente muito maravilhosa, fiquei bem interessada pelo livro, pois adoro contos e conheço três nomes que estão presentes nesse livro. Ótima dica!

    ResponderExcluir
  12. Olá
    Não conhecia o livro, mas que temática maravilhosa né?
    Amo contos para intercalar entre uma leitura e outra. Fiquei super curiosa para conferir, deve ser emocionante. Desses autores só tive contato com a escrita da Diana.

    Beijos

    ResponderExcluir