Resenha: After - Depois da Promessa - Anna Todd - Editora Paralela

Título: After - Depois da Promessa #5
Autora: Anna Todd
Editora: Paralela
Ano: 2015
Páginas: 448
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:

Bem quando Hardin acreditava já ter enfrentado todos os fantasmas de seu passado, um terrível segredo sobre seus pais é revelado, despertando os seus piores demônios internos.
Tessa sabe que só ela tem o poder de aliviar todos os sentimentos de raiva, traição e confusão que afligem seu amado badboy. Só ela sabe como salvá-lo de seu ciclo autodestrutivo. Mas dessa vez ela não pode. Porque, quando menos espera, sua vida é para sempre alterada por uma tragédia.
Hardin e Tessa prometem lutar com todas as suas forças para que o destino não os separe para sempre. Mas o que acontecerá quando suas forças chegarem ao fim? Depois da promessa... qual será o desfecho dessa história?




O quinto livro da série After era tecnicamente para ser o último, mas sabemos que tem ainda mais um, trazendo a vida de Hardin antes de Tessa. Mas isso é para uma próxima resenha. 

Em After – Depois da Promessa, o casal teria tudo para passar dias mais amenos, porém o passado de Hardin vem à tona, trazendo revelações chocantes sobre sua vida e também algumas surpresas envolvendo sua família. 

Basicamente tudo a cerca desse casal ficou bem explicadinho nas resenhas anteriores. Hardin e Tessa enfrentaram adversidades, brigaram, fizeram as pazes, ficaram longe um do outro, reataram, até que começaram a criar juízo e darem sinais de amadurecimento.

"Uma pessoa só sabe como tem sorte de poder passar a vida com a outra metade da sua alma, quando é obrigada a viver sem ela."

Mas isso não é suficiente para os acontecimentos que estariam por vir. Hardin recebe uma notícia que o deixa perplexo, o homem que pensava ser seu pai, não é o homem que ele passou a série odiando. Dessa vez parece que ele terá que recorrer não só todo seu controle até então adquirido e mais do que nunca precisará do apoio de Tessa. Mas Hardin sendo Hardin, só sabe afastar aqueles as pessoas que gostam dele e Tessa é uma dessas muitas vítimas. 

Porém, tragédia é pouco em se tratando desse casal, Tessa por mais que tenha despertado para a vida e cansado das atitudes grosseiras de Hardin, passará por um grande problema e pode ser difícil para os dois conseguirem manter as coisas dentro da normalidade, uma vez que ambos estão desestabilizados.

“Eu o amo, e sempre vou amar, mas estou vazia. Não posso continuar a ser o combustível de alguém que sempre volta com baldes e mais baldes de água fria para apagar esse fogo.

Nós tentamos muito, mas acho que está na hora de parar.”


Anna Todd reservou muitas surpresas nesse enredo, mas talvez a mais significativa tenha sido ver nossos protagonistas assumindo o controle de suas vidas. É claro que os dois se amam e querem ficar juntos, mas nem sempre querer é poder. É preciso crescer, aprender com os erros, se conhecer, para que só assim consiga dar ao próximo o devido valor. 

Ao longo da narrativa conhecemos os segredos e muitas arestas são aparadas, inclusive, nesse livro a autora nos mostra fatos da vida de Landon que só saberemos ao ler sua duologia (as resenhas de Nothing More e Nothing Less estão disponíveis no blog). 

Não vou dizer que morri de amores pelos personagens o tempo todo. Como disse em inúmeras resenhas, Hardin e Tessa, nos deixa o tempo todo em uma verdadeira montanha russa de emoções. O que faz diferença na história são alguns elementos que a autora traz ao longo das histórias e que nos coloca para refletir como: problemas familiares, vícios, falta de diálogo entre casais, segredos, mentiras, traições, relacionamento tóxico. 

Em alguns momentos é um pouco difícil compreender as atitudes de Hardin e sinceramente nesse livro fica evidente que a autora nos dá novos motivos para entender a mente complexa e perturbada desse personagem, apesar de achar que ele foi exagerado e passou do ponto em quase toda série, ainda assim não é um personagem que desgosto, mas também não posso de dizer que morro de amores por grande parte de suas atitudes. 

E o mesmo posso dizer da Tessa. Uma personagem que demorou a mostrar a que veio, a ter voz, força em suas decisões e foi nesse livro que vemos seu despertar. 

A edição segue o padrão das anteriores e me agrada o jogo de cores utilizada nessa capa. 

Com narrativa alternadas entre Hardin e Tessa, os capítulos são curtos e o epílogo nos mostra algumas passagens de tempo deixando os leitores e fãs da série contentes e tranquilos com o final destinado a esses personagens. 

Um livro que fecha um ciclo para Hardin e Tessa após tantas intempéries. After se mostrou uma série intensa, que mexe com nossos sentimentos, levando-nos ao extremo. O tipo de leitura para aqueles que gostam de séries com protagonistas fortes.





11 comentários via Blogger
comentários via Facebook

11 comentários

  1. Oi, Camila!
    Olha, se tem um livro que tive ranço total foi justamente o primeiro dessa série. Taquei na parede, literalmente. hahahaha
    Não consegui me forçar a seguir em frente com a série. E ainda pra saber que foram mais 4 livros para o casal protagonista finalmente amadurecer! Senhor!
    Mas fico feliz que vc tenha gostado da leitura e que pelo menos no final a série foi satisfatória pra vc.
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem Camila?

    Eu já conhecia esse livro por meio de outros blogs, até parece ser de fato uma boa leitura, mas me desanima muito o fato de ser uma série, pois não estou no momento e com animação para encarar longas leituras que aborde um mesmo universos e personagens. Fico contente que gostou da leitura.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Camila!
    Infelizmente não tenho nenhuma vontade de ler essa série. Tenho uma amiga que me mostrou várias cenas do primeiro livro enquanto lia e eu achei o comportamento do Hardin simplesmente horrível. Fico feliz que os personagens tenham conseguido amadurecer um pouco ao longo da série, mas ainda acho injustificável um mocinho tão detestável como esse. Me sinto aliviada ao pensar que ele tenha mudado agora e que a Tessa tenha se tornado uma personagem mais forte também, então acredito que tenha sido realmente uma boa leitura, mas não tenho vontade de encarar. hahaha Sua resenha está ótima, como sempre. Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cá.
    Tenho a maior vontade de ler essa série e saber que o último livro terminou assim me deixa ainda mais animada. Como já tenho os livros aqui, vou tentar fazer uma maratona! Rs...
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia a série, mas ainda não li nenhum, espero poder fazer isso em breve, pois minha curiosidade é grande para conhecer essas histórias.

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila!
    Tenho os três primeiros volumes dessa série, mas ainda não li, porque não tinha saído os outros da série ainda, não gosto de ficar esperando para ler. Parabéns pela resenha como ainda não li nada, mais deu para perceber a intensidade da relação dos personagens, dica anotada, bjs!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Não li nenhum dos livros dessa série e também não é o estilo de história que me agrada, então fiquei um pouco perdida em relação a história dos dois ao decorrer da narrativa rs No entanto, achei interessante esse plot twist do pai do personagem ser alguém de quem ele não gostava e também de saber que tudo é amarradinho no final da história dos dois.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Camila.
    Já ouvi falar muito dessa série (bem e mal, rs!). Não faz meu gosto, mas é bom saber que leu todos e gostou. Não é o tipo de história que me agrada.
    Parabéns pela resenha.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Ola Camila!

    Essas susas resenhas sobre essa série anda me atiçando muito!! Confesso que tinha um preconceito ridiculo com ela por conta dessa embromação de vai, volta, termina, reata e por ai vai, mas agora, estou um tanto quanto curiosa e confesso que receptiva a esses livros. Espero ter a oportunidade de lê-los em breve.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Quando me deparei com essa série pela primeira vez eu não me interessei tanto assim por ela, mas depois que fui vendo suas resenhas eu fui ficando cada vez mais curiosa. Adorei ver sua opinião sobre esse volume e estou com vontade de ler a série, espero entrar para o clube dos fãs e ainda mais que vem vindo o filme por aí.

    ResponderExcluir
  11. então, apesar de já ter visto uma ou outra resenha sobre a série, não me senti animada pra ler, por não gostar do gênero... acho bacana essas capas harmoniosas... legal a autora ter construído um enredo em que nada se dá de maneira tão fácil, e os personagens evoluem com o passar da trama...

    bjs...

    ResponderExcluir