Resenha: Almanova - Jodi Meadows - Editora Valentina

Título: Almanova - Trilogia Incarnate #1
Autora: Jodi Meadows
Editora: Valentina
Ano: 2013
Páginas: 288
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:


ALMANOVA
Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê.
SEM-ALMA
A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre...
HEART
Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz?
Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?




Em um processo contínuo, a vida em Range segue um fluxo constante. Ao morrer uma alma não demora muito a ser reencarnada, evitando que sejam perdidas as suas memórias e aprendizados passados. 

Até que um dia, após milhares de anos essa cadência haveria de mudar, quando o nascimento de Ana de certa forma daria uma dinâmica diferente a esse ciclo. E quando notaram que a alma de Ciana se perdeu ao invés de ir para a filha de um casal, a mesma recebeu uma alma completamente desprovida de qualquer tipo de memórias, que chamariam de almanova.

“– Quem sou eu? – Foram as primeiras palavras que falei.

– Ninguém – respondeu ela. – Uma sem-alma.”

Agora com um pouco mais de idade, ela quer fugir da vida imposta e do tratamento diferenciado por sua mãe para buscar algumas respostas sobre o que aconteceu no dia de seu nascimento. 

Ana é determinada e mesmo sabendo que corre alguns riscos, não deixará de buscar respostas. O perigo é iminente e está por toda parte, e no caminho para Heart, Ana sofre com um ataque de sílfides, mas com a ajuda de Sam por pouco o pior não acontece, já que essa espécie é temida por suas queimaduras mortais. 

Assim que chegam a Heart são recebidos pelo Conselho da cidade. A comoção por sua condição divide os habitantes, por isso, se quiserem ficar terão que lidar com algumas imposições que deverão cumprir. 

"– Sinceramente? Eu acho que as pessoas não têm certeza se vale a pena conhecê-la. É como decidir se vale a pena fazer amizade com uma borboleta, já que ela não estará li de manhã."

Sam tenta ajudá-la a entender que o mundo também pode ser bom. A medida em que vão interagindo, podemos acompanhar o nascer de uma amizade e a ideia de ser feliz começa incutir em Ana que nunca havia sentido nada parecido desde seu nascimento. Claro que o caminho não será fácil, pois se tem uma coisa que Ana sabe fazer bem é levantar seus muros e impedir envolvimentos, já que o desconhecido assusta e por toda vida só conheceu o desprezo e a solidão. 

O amor seria capaz de dar um novo sentido à vida de Ana? E qual o motivo para Sam está tão interessado em uma pessoa que não poderia mais reencarnar? 

Alguns segredos precisam ser desvendados, mas valeria a pena arriscar? 

“Ele se segurou em mim como se eu fosse uma rocha, a única coisa impedindo que ele ficasse à deriva com a maré de lembranças sombrias.

Era a primeira vez que eu percebia que ele também precisava de mim.”



O primeiro livro da trilogia Incarnate se mostra desafiador. Assim que iniciei essa leitura não imaginei que me prenderia tanto, principalmente por ter elementos de ficção científica, misturado com fantasia, sobrenatural. E foi através desse mescla que fui conquistada. 

Em alguns pontos da história, senti um pouco mais arrastada, mas acredito que tenha sido por não estar habituada com todas as mudanças que foram ocorrendo ao longo das reencarnações e algumas cenas são bem detalhadas, que por sinal é bom, consegui visualizar bastante tudo que a leitura apresentava e talvez por isso senti o ritmo mais lento. No entanto, em nada se perdeu e só aguçou a curiosidade para descobrir quais as respostas que a Ana conseguiria em suas pesquisas. 

Almanova é narrado em primeira pessoa, o que nos dá um belo, ou não tão belo assim, vislumbre sobre todas as fases da vida de Ana, seus medos, anseios e a dificuldade de se relacionar com as outras almas. 

Publicado pela editora Valentina, o leitor pode adquirir o livro físico ou realizar a leitura em ebook (também disponível no Kindle Unlimited). 

Personagens bem construídos, diálogos instigantes, uma trama inteligente. Almanova se mostra uma história repleta de elementos que agradará o leitor, com muita fantasia, ficção científica, seres sobrenaturais, batalhas, sem esquecer daquela dose de romance. Com uma escrita envolvente, Jodi Meadows não economizou nos detalhes que fizeram toda a diferença para que se tornasse uma leitura muito proveitosa, além de aguçar nossa curiosidade para o próximo livro.






21 comentários via Blogger
comentários via Facebook

21 comentários

  1. Oie,
    esse livro tem uma história ótima, é verdade, mas quando tentei ler não consegui, me confundi muito com a personagem, as reencarnações dela me fizeram me sentir bem perdida na história e acabei que nem terminei o livro. Quero tentar ler de novo, quem sabe agora não seja o momento

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livro já faz algum tempo, no entanto até hoje não tive coragem de iniciar a leitura, talvez seja por haver essa mescla de fantasia, sobrenatural e ficção cientifica. Três gêneros que não tenho costume de ler. Mas, pela sua descrição e notório que a trama e muito bem desenvolvida, e que prende o leitor. Dessa forma futuramente pretendo sim dar uma chance a essa série, espero não me arrepender.

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem?

    Amei essa trilogia. A história é recheada de intrigas, mistérios, e criaturas fantásticas, somando-se algumas situações bizarras como as reencarnações e a Ana ser a única Almanova do pedaço a quem todos temem, sentem raiva ou curiosidade.

    Adorei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei esse primeiro livro. Já incluí os próximos na meta de leitura. Espero continuar amando as reviravoltas em torno dos personagens que mais me marcaram ao longo da leitura.

      Excluir
  4. Não li nenhum livro dessa trilogia, mas confesso que depois que li sua resenha, fiquei bem curioso para saber dessa história na íntegra, pois parece que seu enredo é intenso e bem surpreendente. Anota a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vai te surpreender Gustavo.
      Espero suas conclusões!

      Excluir
  5. Olá!

    Apesar de você ter citado que os personagens são bem construídos e que foi uma boa leitura, o enredo não me atraiu tanto.
    Deve ser péssimo para a personagem saber que a alma dela é diferente de todas e que ela será a única a não reencarnar.
    Apesar do enredo não me chamar a atenção, acho essa capa maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As edições da Valentina estão realmente muito bonitas!

      Excluir
  6. Oi Camila! Já tinha visto esse livro por aí, e não tinha dado muita bola. Agora lendo sua resenha, me surpreendi com o tema do livro! Achei interessante essa mistura de elementos, e mais ainda pensar em como esse ciclo de reencarnação pode ser ou não uma cosia boa, afinal a protagonista quebrou esse ciclo e olha só a bagunça e danos que causaram a ela, mesmo sem ela saber o por que. Gostei muito da dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me surpreendi com o enredo e acredito que possa ser uma boa aposta a proposta dessa leitura.
      Espero que goste!

      Excluir
  7. Oi, Cá.
    Achei a premissa da história bem interessante e fiquei curiosa para conhecer essa história da Ana! Bom saber que ele está disponível no K.U. Vou baixar esse primeiro volume e ver se gosto também!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu adoro na Valentina é a quantidade de livros disponíveis no Kindle Unlimited, pois mesmo quando a grana está curta, podemos ler um livro bem próximo do lançamento por ele.
      Espero que você goste da proposta da leitura Camis.

      Excluir
  8. Sempre quis ler esse livro, mas nunca tinha encontrado em um preço bom. Quando assinei o K.U e descobri que tinha por lá fiquei muito contente. Essa premissa me chamou bastante a atenção e vou tentar ler esse mês ainda.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O catálogo da Valentina está quase todo disponível no K.U. é uma ótima pedida!
      Fico contente que tenha lhe chamado atenção e espero que aproveite a leitura.

      Excluir
  9. Olá, tudo bom?
    Não sou de ler livros de fantasia e ficção científica, por isso esse livro nunca tinha conseguido chamar minha atenção. No entanto, após ler sua resenha e ver o quanto você gostou, fiquei muito curiosa para conferir a trama e descobrir o que existe por trás da almanova, assim como do interesse do Sam. Já anotei a dica e espero poder ler em breve ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sou grande fã de Ficção Científica, mas não precisa ficar com receio pois é algo de tão fácil entendimento que se a narrativa te conquistar, você vai amar.

      Excluir
  10. Achei bem interessante a premissa desse livro e estou bem curiosa para começar a ler. Gostei bastante dos seus comentários e ver o quanto curtiu me deixa mais empolgada ainda para começar a leitura.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura | Instagram

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho um pé atrás com reencarnações e acho que ficarei bem confusa nesse enredo, mas confesso que essa capa é tão linda que queria ter o livor na minha estante.
    beijos

    ResponderExcluir