Resenha: Até o Fim - Harlan Coben - Editora Arqueiro

Título: Até o fim
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Ano: 2019
Páginas: 272
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:

*Ebook recebido em parceria com a editora.

O detetive Nap Dumas nunca mais foi o mesmo após o último ano do colégio, quando seu irmão Leo e a namorada, Diana, foram encontrados mortos nos trilhos da ferrovia. Além disso, Maura, o amor da vida de Nap, terminou com ele e desapareceu sem justificativa.
Por quinze anos, o detetive procurou pela ex-namorada e buscou a verdadeira razão por trás da morte do irmão. Agora, parece que finalmente há uma pista.
As digitais de Maura surgem no carro de um suposto assassino e Nap embarca em uma jornada por explicações, que apenas levam a mais perguntas: sobre a mulher que amava, os amigos de infância que pensava conhecer, a base militar próxima a sua antiga casa.
Em meio às investigações, Nap percebe que as mortes de Leo e Diana são ainda mais sombrias e sinistras do que ele ousava imaginar.





Há quinze anos atrás Nap Dumas sofreu um grande baque em sua vida. Com apenas dezoito anos, passando pelo último ano no colégio, a perda precoce de seu irmão e a ida repentina de sua namorada Maura marcaram de vez sua vida. 

Ao longo dos anos, Nap decidiu entrar para a corporação e teve como padrinho o pai de Diana, ex-namorada de seu irmão gêmeo Leo, que também falecera de forma muito suspeita. 

“Dizem por aí que cedo ou tarde os integrantes de um casal começam a se parecer um com o outro.”

Nunca ficou muito claro para Nap como dois jovens poderiam ter morrido de forma tão absurda sendo atropelados por um trem em plena estação ferroviária. Mas com a pouca idade e tantas outras coisas acontecendo na vida dele, nunca tinha ligado alguns fatos que só viriam chamar sua atenção após ser procurado pela tenente Stacy Reynolds informando-o da morte de um colega de seu irmão da época da escola, o policial Rex Canton e também o aparecimento da mulher que o abandonara há quinze anos atrás sendo a grande suspeita do crime, além de uma série de novos assassinatos que sucederia a partir dessa aparição. 

Será mesmo que Maura estaria ligada a esses crimes? 

“— Quando Maura Wells sumiu do mapa? – pergunta a tenente.

— Até onde sei, quinze anos atrás.”

Com a ajuda de sua grande amiga Ellie, Nap começa uma investigação particular e assim que as evidências vão surgindo, descobre que um emaranhado de segredos perigosos envolvendo antigas bases do governo pode estar ligada a essas novas mortes e que a verdadeira história sobre o destino final de Leo e Diana é bem mais escusa do que ele poderia imaginar.

“— Eram advertências, em letras grandes e vermelhas, dizendo que se tratava de uma área protegida. Embaixo, em letras menores, vinha um adendo que dava até medo, informando o número do decreto que delimitava a área, proibindo fotografias, dizendo que as câmeras poderiam ser confiscadas, etc., etc. Terminava com a seguinte frase em itálico: Permissão para uso de força bruta.”


Logo que vi que teríamos Harlan Coben dentro dos lançamentos de março da editora Arqueiro não perdi tempo e solicitei o ebook para realizar a leitura. Os dois livros que tinha lido até então me cativaram bastante e quero cumprir a meta de conseguir ler todos os livros do autor, tamanho fascínio que sua escrita me causou. 

De fato esse livro teve um início bem lento e até uns trinta por cento da leitura a narrativa se mostrou devagar, porém assim que Nap começa suas investigações e uma série de crimes vão acontecendo, a leitura se torna viciante, tanto que não conseguia parar porque precisava saber o que tinha acontecido com os personagens há quinze anos atrás e quais ligações elas teriam no presente e as motivações do assassino. 

Com uma narrativa já conhecida, trazendo em meio seus pensamentos e lembranças de seu passado, a trama se desenrola e coloca em destaque outros personagens que aparentemente não são tão secundários assim. O autor também nos dá aquela nostalgia inserindo brevemente um dos seus grandes personagens, Myron Bolitar. 

Harlan é espetacular na hora de trazer fatos que fizeram parte da história americana - explicando aos leitores no início e ao final do livro sobre suas pesquisas - e ainda assim nos colocar em suspense ao longo da sua trama. 

Mesmo não sendo o meu livro preferido entre os poucos que li, Harlan, o Mestre das Noites em Claro, mostra sua capacidade de nos intrigar e instigar a não largar a leitura. Mais uma vez fui pega de surpresa com as revelações e não adivinhei quem estava por trás de todos aqueles segredos. 

Até o fim é um suspense policial bem audacioso, de tirar o fôlego. Traz a tona questões políticas, mexe com nosso imaginário e nos faz questionar se de fato existe alguma vítima nesse emaranhado de mentiras.






7 comentários via Blogger
comentários via Facebook

7 comentários

  1. Só li um livro do autor e apesar de ter amado o enredo senti que o começo foi meio arrastada, só engrenando após o inicio da investigação, assim como esse que resenhou. Mas só de saber que foi pega de surpresa com as revelações já fico animada. Quero ler.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Já li alguns livros do Harlan, mad faz algum tempinho que não pego algum livro do autor para realizar a leitura.
    De fato sua resenha me deixou curiosa a respeito do sumiço da namorada do personagem principal, agora quero saber se ela realmente teve algo com essas mortes!

    ResponderExcluir
  3. Oi Camila!
    Eu adoro livros que traz suspense e mistério, e Harlan é um mestre na escrita e em nos deixar cativos em sua trama. Ainda não li esse livro, mas já coloquei na minha lista de desejados, fiquei curiosa sobre o assassinato e em saber se a ex de Nap tem alguma coisa relacionada a isso, parabéns pela resenha. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bom?
    Não li muitos livros do autor, mas até hoje, todos que eu conferi eu gostei muito! Fiquei bem curiosa para conferir este, mesmo sabendo desse início lento e que não foi seu favorito do autor. Acho que é impossível um livro desse homem ser ruim né? rs Enfim! Dica anotada! Espero poder ler este livro em breve e gostar tanto quanto você ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oiie,
    Já tentei ler outros livros do Harlan Cober, mas, não me identifiquei. A leitura não fluía... Sua resenha está de parabéns, infelizmente dessa vez passo a dica.
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Camila!!!
    Eu já li um livro do autor e faz muito tempo, porém realmente sei que sua escrita prende e ele sabe trabalhar no gênero.
    Quando vi o nome do mesmo fiquei curiosa com o que o autor traria pra gente nesse livro, pois tenho algumas histórias dele ainda a ser lida.
    Uma pena que dos livros do autor esse foi o menos que lhe agradou.
    De todo modo adorei a resenha ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu li apenas um livro do autor e adorei por isso eu fiquei curiosa com este lançamento também. Mesmo você pontuando que a leitura é lenta até 30% do livor, o que é muito, não é mesmo? Eu ainda assim quero ler.
    beijos

    ResponderExcluir