Resenha: Poesia que transforma - Bráulio Bessa - Editora Sextante

Título: Poesia que transforma
Autor: Bráulio Bessa
Editora: Sextante
Ano: 2019
Páginas: 192
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:


Este livro é uma homenagem à poesia e a tudo o que ela é capaz de proporcionar. Com mais de 30 de seus emocionantes poemas, alguns deles inéditos, Bráulio Bessa nos conta um pouco das histórias do menino de Alto Santo, no interior do Ceará, que se tornou poeta e ativista cultural.
Desde o primeiro encontro com a obra de Patativa do Assaré, aos 14 anos, até a fama na televisão, ele mostra como a poesia transformou sua vida.
Com ilustrações do artista baiano Elano Passos, o livro traz ainda depoimentos de fãs de todos os cantos do Brasil, revelando como as palavras de Bráulio são capazes de inspirar pequenas e grandes mudanças.



Sempre que zapeava os canais e me deparava com o quadro onde o autor aparecia no programa da Fátima Bernardes, a cada cordel, poesia, fui sendo arrebatada pelo impecável trabalho, repleto de mensagens sobre o amor ao próximo, a valorização da cultura, um novo olhar sobre o povo nordestino em meio a tanto carisma. E logo que vi a oportunidade de ler sua obra não hesitei, sabia que iria me cativar. 

“Quando a vida bater forte

e sua alma sangrar,

quando esse mundo pesado

lhe ferir, lhe esmagar...

É hora do recomeço.

Recomece a LUTAR.”

Ao longo do livro, nos deparamos com algumas poesias sobre variados temas. Inicialmente, Bráulio nos conta como tudo começou e se propagou após uma grande onda de ataques nas redes sociais sobre os nordestinos. Apesar da incredulidade, Bráulio aproveitou para tirar inspiração e motivação em uma página no Facebook, onde a cada dia foi inserindo palavras, comidas e tudo mais que pudesse ter relação com o nordeste. E para sua surpresa, a aceitação foi tão grande que logo chamou atenção da televisão, mas principalmente dos nordestinos e de outras pessoas que foram acompanhando seus posts, suas poesias, absorvendo um certo alento e tirando força para seguirem em frente cada um a seu modo. 

Com um que de autobiografia, entramos na vida pessoal do autor, conhecemos seus cordéis e nos apaixonamos por cada frase nos mais variados temas abordados. Ao final do livro, também contamos com relatos de pessoas que se inspiraram de alguma forma com as poesias do Bráulio e que certamente serviu de combustível para que ele pudesse dar continuidade em seu belíssimo trabalho.

“Acredite em você,

na força da sua fé,

nas vezes que você teve

que remar contra a maré.

Cada “não” que alguém lhe disse

Deu forças pra que surgisse

um desejo de provar

que quando a gente tropeça

se levanta e recomeça

sem parar de caminhar.”


Se tem um tipo de leitura que tem me agradado muito, sem dúvidas são as poesias, crônicas. 

Poesia que transforma me cativou pela linguagem simples, narrativa fluida, suas ilustrações e em alguns trechos é possível sentir o sorriso se abrir, assim como em outros, é impossível não refletir. Como em todo livro, algumas cativam mais e se tornam queridinhas, por isso destaco “Recomece” e “Acredite”, foram duas leituras que me fizeram refletir e sentir cada frase. 

Um livro que traz esperança, que mostra o orgulho de sua cultura e porque não dizer, um livro que fala também de amor. 

Uma ótima dica para quem gosta de poesias, crônicas, mas também é uma bela oportunidade para aqueles assim como eu que quer sair da zona de conforto e experimentar novas leituras.










    
4 comentários via Blogger
comentários via Facebook

4 comentários

  1. Vi algumas resenhas sobre esse livro e fiquei muito curiosa para ler. Não conheço nada do autor, mas como adoro poesias já fiquei louca para ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu curto muito ler crônicas (poesias nem tanto hehehe) gostei dos temas e de uns tempos para cá estou gostando mais de ler livros biográficos (mesmo este não sendo inteiro assim).

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  3. Ao ver o Bráulio recitando suas poesias é impossível não sentir o coração quentinho e aquecido. Pense, eu amo! Adotei sua resenha e já quero ler esse livro 😍

    ResponderExcluir
  4. Bráulio tem um talento extraordinário como muitos outros no nordeste e em especial no Sertão, lembro-me que quando morei no sertão de PE, conheci autores maravilhosos que dançam com as palavras assim como ele, que bom que estamos bem representados e que o sucesso dele abra espaço para outros

    ResponderExcluir