Resenha: Quando ela desaparecer - Victor Bonini - Faro Editorial

Título: Quando ela desaparecer 
Autor: Victor Bonini
Editora: Faro Editorial
Ano: 2019
Páginas: 272
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:

*Livro recebido em parceria com a editora.
“QUAL A ARMA MAIS LETAL DO MUNDO?
OS SEGREDOS DAS PESSOAS.”
Do autor de O CASAMENTO e COLEGA DE QUARTO
Uma garota de dezesseis anos desaparece durante uma excursão escolar. Mas não se trata de qualquer garota. Dois anos atrás, ela esteve à beira da morte, e quando foi encontrada, ninguém acreditou que sobreviveria.
Agora, há dois meses desaparecida, não restam dúvidas de que esteja morta. Rastros de sangue e um colar arrancado são as únicas pistas. Pressionados, os policiais estão desesperados por respostas, mas ninguém na longa lista de suspeitos parece ter forte motivação para cometer um crime.
Até que o caso vira de cabeça para baixo e segredos muito bem enterrados emergem para revelar o lado cruel de um lugar aparentemente tranquilo. No meio de tantos possíveis culpados, os inocentes é que estão mais aflitos… porque alguns deles começaram a morrer.



Tudo começou quando deram falta de uma das alunas do colégio na excursão que fizeram ao sítio Moinho do Café. Com o desaparecimento de Francisca Silveira do Carmo, a Kika, uma onda de buscas e suspeitos começaram a fazer parte da lista do encarregado pela operação, Lauro Jahib.

“Elaine viu Kika entrar desacompanhada na mata durante o intervalo. A partir daí, não soube mais da garota.” 
Com o passar dos dias, a cidade de Guarulhos, assim como a imprensa, começa a questionar as atitudes de Lauro e passam a clamar por resultados. 

CADÊ A KIKA? CADÊ JUSTIÇA? 

Mas será que realmente tudo teria iniciado ali?

“Aquele Miss Guarulhos Juvenil é um castigo na vida dela. Na sala, é um absurdo o que ela tem que enfrentar. E ela aguenta tudo quieta. Meu medo é isso explodir."

Assim que começam a surgir indícios e declarações desconexas por parte dos suspeitos, novas evidências apontam a correlação de um grande episódio envolvendo a desaparecida. 
Kika sempre teve dificuldades de lidar com as pessoas, sofria constantemente bullying por parte dos colegas e sua beleza é motivo de inveja e raiva. Tanto que muitas jovens dão a entender que preferiam que ela tivesse morta. 

Há dois anos atrás, Kika sofreu um espancamento e por pouco não morreu. Mas o que parecia ser uma oportunidade de trazer à tona uma peça chave desse caso, acaba emaranhando ainda mais esse caso, quando uma nova vítima é assassinada. 

Com quase nenhuma prova, apenas um colar em formato de coração e uma bota masculina que apontaria novos suspeitos. Encontrar Kika, uma jovem de 16 anos, estava se tornando uma busca incessante e tão difícil como uma agulha no palheiro. 

Porém, quando chamado pelo delegado Lauro, nosso querido detetive Conrado Bardelli, passa a conversar com algumas pessoas desse caso. E ao longo da leitura, vemos a interação de Lyra com a mãe de Kika, dona Maria, que aos poucos vão nos mostrando o passado de mãe e filha, assim como deixando escapar alguns segredos mais obscuros da jovem, tornando-se um prato cheio para as investigações.

“Experimente entrar na sua escola, no seu trabalho, na sua casa e olhar para os outros como possíveis sequestradores. Talvez assassinos. Estupradores. Você tem vontade de se esconder no quarto e não sair nunca mais. Sua rotina perde o sentido.
E, então, a prática provou uma velha teoria: o medo dá origem à ignorância.”



Simplesmente chocada com essa história e os rumos que Bonini deu para a trama. 

Quando ela desaparecer, me envolveu logo nas primeiras páginas. O autor inseriu de forma convincente os elementos, que ao final do livro cheguei a me perguntar: será que tudo isso foi baseado em fatos reais? Provavelmente você também tenderá ser levado a pensar igual. 

A edição da Faro Editorial está impecável e nos ajuda a embarcar nesse grande suspense. Com muitas fotos de lugares importantes que somam na investigação, mapa da cidade, trechos de matérias jornalísticas e redes sociais. A narrativa intercalada, mostra um pouco dos personagens e ao longo do texto, temos capítulos denominados “Depois”, que traz a interação de Conrado Bardelli e a dona Maria. 

Quando ela desaparecer é muito mais que um livro de suspense sobre uma menina desaparecida. Com um potencial bem alto atingido na leitura, o autor trouxe alguns dos temas necessários e pertinentes quando lidamos com personagens em idade escolar. Assuntos como bullying, relação familiar e o protecionismo em demasia de alguns pais, tudo isso pode gerar ações e consequências perigosas. 

Bonini conduziu com maestria esse livro. Quando pensamos que estamos perto de descobrir algo relevante, somos levados a outras situações, deixando a leitura bem instigante e a curiosidade faz com que devoremos os capítulos. Com uma riqueza de detalhes, cenários e situações bem elaboradas, os diálogos vão sendo inseridos, mas as revelações se mostram gradualmente, deixando a cabeça a mil e despertando nosso lado detetive. 

Não dá para falar muito sobre a história do livro para não soltar spoilers e vai por mim, eles estão por toda parte. Mais uma vez, foi uma leitura onde não descobri o verdadeiro culpado, o dono de toda essa cadeia de reviravoltas, por isso ao final fiquei completamente chocada com todas as revelações e muito satisfeita por ter sido surpreendida. 

Uma leitura para ser devorada e que com certeza agradará os amantes de um bom roteiro policial.

DLL19: Março | Livro de autor brasileiro.






25 comentários via Blogger
comentários via Facebook

25 comentários

  1. Oieee
    Terminei de ler esse livro e sim pensei o mesmo... Será que foi baseado em fatos reais?
    Bom poderia ser, levando em consideração coisas estranhas que acontece com qualquer pessoa.
    Fiquei bem chocada com o final do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amei a escrita do Bonini. Que livro maravilhoso!
      Fiquei chocada com as revelações.

      Excluir
  2. Eu já li sua resenha imaginando um filme na Netflix. O enredo é perfeito para o cinema. Parabéns pela resenha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Esse enredo daria uma série e tanto.
      Vale a pena conhecer!

      Excluir
  3. Desde que vi o lançamento deste livro eu quero ler. Não vejo a hora de ler e descobrir o que realmente aconteceu com Kika e o que ela tem a ver com a nova vitima. Me animou ver o quanto gostou dessa trama e espero que as revelações me choquem tanto quanto fi com você.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você goste da leitura. Realmente a trama está muito bem delineada.

      Excluir
  4. Oi, Camila!
    Eu ainda não conhecia o livro e nem o autor, e não tenho o hábito de ler histórias sobre desaparecimentos, mas ultimamente tenho me interessado mais no gênero de suspense, por isso acho que daria uma chance ao livro. Eu gosto muito quando essas histórias de contexto adolescente abordam temáticas mais fortes, como bullying. Fiquei feliz em saber que o final é surpreendente, sinal de que o livro realmente é bom. Ótima dica! Beijos!

    Jéssica Martins
    castelodoimaginario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O enredo é surpreendente. Acho que tem tudo para conquistar você!

      Excluir
  5. Nossa tô chocada com sua resenha, esse livro parece ser um thriller perfeito, vou já add na minha listinha e espero gostar muito do livro da mesma forma que você gostou...

    ResponderExcluir
  6. Tudo bem? Estou lendo esse livro por este motivo não me aprofundei na sua resenha.
    Posso dizer que estou adorando e é o tipo de leitura que me atrai com muita facilidade.
    Depois comento o que eu achei.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero ler suas considerações em breve. Gostei muito de todo enredo, acho que é um dos melhores do autor.

      Excluir
  7. Oi Camila! Gente, tá todo mundo falando tanto desse livro, que eu acho que vou sofrer um ataque se não ler logo! O estilo da história já é um dos meus favoritos, e saber que está tão elogiado assim, me deixa muito curiosa pra ler. Saber que os fatos são tão marcantes e que deixam questionando tudo é pra ter certeza que a história é muito bem escrita. A edição da Faro está mesmo muito linda! Valeu pela resenha!


    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline corre e vá ler hahaha
      Esse livro está demais.
      Espero ler suas considerações em breve.

      Excluir
  8. Oi, Camila!
    Eu já li o primeiro livro publicado pelo Bonini, "Colega de Quarto" e eu adorei! Adoro a escrita dele e as suas edições sempre são maravilhosas!
    Desde que soube desse lançamento, estou muito animada para ler. E sabendo que o livro ainda é repleto de informações, com mapas e entrevistas, só fiquei mais curiosa.
    Dica mais que anotada!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Ahh, assim que terminar química perfeita vou começar esse livro. Adoro a escrita do autor, e estou muito empolgada por essa leitura! Espero gostar tanto quanto de Colega de quarto.
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Estou lendo excelentes resenhas e críticas positivas sobre esse livro. Se tudo der certo, o encaixarei na minha lista de férias que será em julho, para ler com calma.

    ResponderExcluir
  11. Assim que terminei de ler sua resenha já fui colocar o livro na minha lista de desejados da Amazon! Fiquei louca pela história!

    Eu já sou apaixonada por suspenses, mas o fato da história se passar no Brasil e abordar o desaparecimento de pessoas faz com que eu fique mais instigada a ler. Pessoas somem todos os dias. Crianças e adolescentes, sobretudo. É bom ter um choque de realidade e saber que uma história como essa poderia realmente acontecer. :( Também estou curiosa para saber quem é o vilão e quais os seus motivos.

    Eu tenho um livro do autor (Colega de Quarto) e devo lê-lo em breve!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi, também já li esse livro e super concordo com tudo o que disse na resenha. Foi o primeiro que li do Bonini e fiquei encantada pela forma como ele construiu a trama e muito surpresa com o desfecho.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bom?
    Eu, como uma boa adoradora de um romance policial bem escrito, fiquei super curiosa para conhecer essa trama que ultrapassa as barreiras de sua temática e ainda aborda bullying, relações familiares e tantos outros pontos super importantes. Fiquei bem curiosa para conhecer a trama e claro, para saber o que de fato aconteceu com a menina desaparecida. Espero poder comprar este livro em breve e descobrir as respostas. Dica anotada ♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá Camila!!!
    Eu jurando que era um caso real até você dizer que ficou se questionando se o mesmo foi baseado em fatos reais.
    Achei a história muito instigante e nos faz questionar o que realmente aconteceu com a personagem. Fora que traz temas relevantes e necessários a serem discutidos, e pelo que vi muito bem trabalhados.
    Já adicionado na lista de leitura!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e confesso que não curto muito o gênero. Porém, parece ser uma trama muito instigante e no começo estava até achando que era baseado em fatos reais, até pela capa parecia haha. Pelo que percebi é uma trama bem construída, envolvente e surpreendente, então, acredito que é uma ótima leitura para quem curte o gênero.
    Adorei sua resenha e fico feliz que tenha gostado tanto do livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Oie!!!

    Ahhhh eu senti absolutamente a mesma coisa que você quando lia a obra. Eu em muitos momentos não conseguia entender como era um livro de ficção com tantos detalhes e questões tão bem escritos.

    Esse livro de fato foi um dos melhores livros que li esse ano!

    beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Primeira resenha que leio desse livro, adoro um supense e uma boa investigação, e esse ano estou procurando por mais livros desse estilo! Estou mega curiosa para saber o desfecho dessa história e conhecer os segredos. dica anotada e espero ler muito em breve!

    beijos!

    ResponderExcluir
  18. Eu li a sinopse desse luvrk quando estavam divulgando o lançamento e de cara me interessei pela história. A sua resenha só aguviu mais o interesse. Adorei como ela narrada, gostei bastante por ter tantos outros mistérios por trás desse desaparecimento. Espero conseguir ler essa obra em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir