Resenha: Amigos para a vida - Andrew Norriss - Editora Valentina

Título: Amigos para a vida
Autor: Andrew Norriss
Editora: Valentina
Ano: 2018
Páginas: 208
Onde Comprar: AMAZON | LOJA DA EDITORA
Sinopse:


Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura.
Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado.
Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio.
Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu.
Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.
Amigos Para a Vida é uma delicada história de amizade – e seu poder transformador – entre quatro adolescentes fora dos padrões dominantes, celebra o direito de ser diferente e é leitura obrigatória para todos que combatem o bullying. Um livro divertido, corajoso e genuinamente emocionante.




Francis é um jovem estudante solitário. Sofrendo bullying constantemente através dos colegas de classe, sua melhor companhia acaba sendo seu sótão, onde a imaginação flui e ele cria desenhos para costurar roupas para suas bonecas. 

Extremamente habilidoso, os jovens não entendem suas preferências e não perdoam as tiradas maldosas, entristecendo cada vez mais o rapaz, tanto que passa as horas vagas entre as aulas sozinho. 

“Nem Jessica nem Francis tornaram a falar disso, mas o incidente fez Jessica perceber que Francis se preocupava com o que as outras pessoas pensavam e diziam, muito mais do que deixava transparecer.”

Certo dia enquanto estava sentado no banco com seu lanche no recreio, Francis percebe uma mocinha que começa a tagarelar ao seu lado e logo que começam a conversar, ele se surpreende com o fato de Jessica não ser de carne e osso, e sim, um espírito. 

Jessica morreu há um ano e ainda está tentando entender o que aconteceu, uma vez que seu espírito ainda perambula no hospital toda noite. Surpresa por Francis ser a primeira pessoa que consegue visualizá-la e manter um diálogo, logo os dois descobrem afinidades e uma grande amizade surge, mudando de vez a vida desse rapaz tão solitário. 

“...poder passar o dia sem que temer o momento em que Quentin pudesse aparecer e o que diria era como se tivessem lhe tirado um peso enorme dos ombros. Tivera que se preparar mentalmente para isso por tanto tempo, que quase esquecera quanto era bom não ter que se preocupar com o que as pessoas poderiam dizer. Porque agora ninguém dizia nada.
Não ousavam.”

Com o passar dos dias, ambos fazendo companhia um para o outro, eles conhecem Andi e depois Rolland, que passam a integrar o grupo de amigos. O detalhe de todos conseguirem ver Jessica fortalece ainda mais os laços de amizade, tornando mais fácil encararem as dificuldades de sofrerem constantemente bullying. E ainda que todos pensem que a missão deles seria cuidar para que Jessica encontrasse seu caminho de paz e descanso, são surpreendidos com revelações importantes que só evidencia a importância de terem se encontrado e fortalecido através dessa linda e generosa amizade. 

“– Tem ideia de como é se sentir assim? – E gesticulou em direção à massa bojuda do seu corpo. – Ver como todos olham pra você aonde quer que vá, encarando, rindo, chamando-o por apelidos quando acham que você não está ouvindo, chamando-o por apelidos quando sabem que você está ouvindo...”


Assim que vi esse livro sendo anunciado pela Editora Valentina, estava esperando uma promoção para adquiri-lo. Como não sou uma pessoa que tem costume de ler sinopses, me apaixonei de cara pela capa. Sim, sou uma pessoa muito visual, capas fofas, lindas, sempre me ganham. 

Estou extremamente satisfeita em ter concluído essa leitura. Li em apenas um dia de tão gostosa foi essa leitura. 

Andrew Norriss nos mostra o verdadeiro sentido da palavra amizade. De forma sensível e muito cuidadosa o autor traz à tona uma personagem incomum como Jessica e faz maravilhas ao nos colocar para refletir sobre como o bullying afeta e muito as vidas das pessoas de tal forma que as pessoas se calam, entristecem e perdem não só o brilho, a alegria, mas em muitos casos a vontade de continuar a viver. Portanto, fica além de uma grande e importante mensagem, um apelo para os pais, professores, para prestarem atenção em seus filhos, alunos. 

Impossível não se emocionar com os personagens e as partes ondem eles começam a ganhar autoconfiança e sentirem o verdadeiro sabor de uma vida alegre, é que nos damos conta do quão necessário é ser cercado de pessoas, familiares ou amigos, que nos ama. 

Adorei as mães representadas na história, todas preocupadas, exageradas sim, mas que dariam um mundo para arrancar um sorriso de seus filhos. 

O projeto gráfico é lindo. Capa bem elaborada, diagramação fofa e cuidadosa, além de revisão impecável. 

Com uma linguagem fácil, repleto de mensagens necessárias e que deve ser lido por todas as idades, aliás, essa é uma das características da editora, sempre trazendo livros que podem ser trabalhados em grupos de leituras, escolas, palestras, reuniões de pais e professores. 

Amigos para a vida, é o tipo de livro que não dá vontade de parar de falar. Já tenho como um dos meus queridinhos. 

Com certeza vou indicar para muitos amigos. Leia, sinta e reflita. Você irá amar!









6 comentários via Blogger
comentários via Facebook

6 comentários

  1. Oii, tudo bem?

    Eu amei a capa (também não sou de ler sinopses, e os livros me ganham pelas capas kkk), achei a premissa muito interessante. O assunto abordado na obra é de extrema relevância, e achei bem criativo o modo como o autor constrói a Jessica.
    Eu amei sua resenha, ela me fez ter vontade de pegar o livro agora para ler.

    Obrigada por compartilhar!!
    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila!
    Eu não conhecia esse livro, mas achei a proposta dele muito interessante. É comum encontrarmos histórias sobre amizade entre jovens ou crianças, mas o fato de uma delas ser um fantasma torna o enredo um pouco diferente do que estamos acostumados a encontrar por aí.
    Pela sua resenha, dá para perceber que é realmente uma leitura bem rápida e acho muito legal o fato de poder ser lido por diversas faixas etárias.
    Adorei a sua resenha.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Achei esse livro muito fofinho. Fiquei louca para ler desde que lançou, mas acabei deixando de lado. Adora lendo sua resenha a vontade só aumentou, vou procurar uma promo dele também.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai, mas que coisa mais linda! Poxa, agora fiquei imaginando a personagem perdida e o menino conseguindo falar com ela e depois outros também e assim todo mundo vira amigo! Nossa, eu imaginava outra coisa pela capa.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Não conhecia o livro, parece bem emocionante e com uma linda mensagem. Gosto muito de livros com temática adolescente, principalmente esses que tem lindas mensagens para o leitor. Me lembrou Extraordinário. Livros assim são importantes pra desenvolver com crianças e abordar esses temas tão recorrentes. Valeu a dica!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  6. Oiee Camila ^^
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas li a sua resenha e fiquei extremamente curiosa. Livros que abordam amizades verdadeiras e puras assim são muito importantes, acredito que, principalmente, para adolescentes, uma vez que a adolescência é a época mais difícil da vida e não tem como pularmos ela...haha' acredito que seja o livro perfeito para ser trabalhado em uma sala de aula, as mensagens que parece trazer são realmente muito importantes.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir