Resenha: A Carta Secreta - Lucinda Riley - Editora Arqueiro

Título: A Carta Secreta 
Autora: Lucinda Riley
Editora: Arqueiro
Ano: 2019
Páginas: 480
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:

*Livro recebido em parceria com a editora.


Quando sir James Harrison, um dos maiores atores de sua geração, morre aos 95 anos, deixa para trás não apenas uma família arrasada, mas também um segredo que seria capaz de abalar o governo britânico.
Joanna Haslam, uma jovem e ambiciosa jornalista, é designada para cobrir o funeral, no qual estão presentes algumas das maiores celebridades do mundo. Mas ela se depara com algo sombrio além de todo aquele glamour: a menção a uma carta que James Harrison deixou, cujo conteúdo algumas pessoas escondem há setenta anos a qualquer custo.
Enquanto procura retirar o véu de mentiras que encobre o segredo e dar o furo jornalístico do século, Joanna percebe que forças poderosas tentam impedi-la de descobrir a verdade. E elas não vão se deixar deter por nada para chegar à carta antes dela.
Neste livro, Lucinda Riley apresenta um suspense surpreendente, sem deixar de lado o romance e a minuciosa reconstituição histórica que sempre encantam seus leitores.




Com a morte do consagrado ator sir James Harrison, seu filho e netos, são incumbidos de administrarem seu legado. No entanto, a maior parte da herança foi destinada a Zoe, sua neta e ao seu bisneto, para a ira de seu irmão Marcus, em grande fanfarrão e fracassado produtor de cinema que só faz acumular dívidas. 

Joanna Haslam é uma jornalista que está tentando se firmar no seu trabalho, apesar de não gostar muito de ficar cobrindo matérias de celebridades, foi escalada para acompanhar do funeral de sir James. Em meio a cerimônia, Joanna percebe que a senhorinha ao seu lado começa a passar mal e dividida entre ajudá-la a sair da igreja e continuar prestando atenção afim de obter todo material para sua matéria, ela acaba levando a velhinha de nome Rose para seu precário e um amontoado de caixas no apartamento. 

“Se você sobreviver para contar a história, terá deixado sua marca no mundo seja lá como for, disso não resta dúvida.”

Tudo parecia tranquilo, até que Joanna recebe uma correspondência dessa senhora com relatos de que haveria uma carte secreta escondendo uma relação muito interessante e que desencadeariam uma rede de segredos que deveriam ficar ocultos envolvendo a realeza. 

Pelo perigo iminente, pessoas ligadas ao governo britânico, começam uma grande caçada atrás dessa carta, eliminando sem dó nem piedade quaisquer empecilhos que possam cruzar a retomada dessa informação, pois sabem que uma vez que vier à tona, seria o fim da monarquia. 

Dentre um dos pedidos de James, está a criação de um fundo para financiar a formação de atores e Joanna aproveita o recebimento da correspondência ligada ao sir James para começar a investigar uma pista que pudesse coloca-la em posse dessa tal carta poderosa. Mas o problema maior está na falta de informações sobre o passado de sir James. Quanto mais Joanna pesquisa, mais pessoas vão fazendo parte desse grande e confuso quebra-cabeças. 

“O amor nos faz tomar as decisões mais temerárias e muitas vezes equivocadas, como você já constatou.”

Ela sabe que deveria parar de investigar, porém a cada grão de informação, a vontade de conseguir um furo jornalístico, assim como fazer justiça pelas pessoas que foram assassinadas desde que tudo começou, a coloca em perigo. 

Será que Joanna conseguiria a tempo colocar suas mãos nessa carta secreta que comprova um escândalo épico? E o que aconteceria como todos os envolvidos quando tudo viesse à tona? Valeria a pena todo o caos gerado? 



Publicado pela editora Arqueiro, a edição tem uma capa bonita, fonte agradável para leitura e uma diagramação bem composta. 

A carta secreta é uma história audaciosa e mostra uma outra faceta dessa autora que tem como característica nos envolver em seus romances. Repleto de suspense e muitos mistérios, a personagem Joanna passa por um turbilhão para conseguir descobrir o segredo que há tantos anos se mantivera escondido. 

Ao longo da narrativa, conhecemos os relatos de vários personagens que vão ajudando a elucidar esse quebra-cabeça que parece não ter fim. Os segredos estão por toda parte, assim como os perigos de se aproximar tanto da verdade e apesar de achar que a trama teve um ritmo lento em mais da metade do livro, os momentos decisivos foram eletrizantes, revelando um segredo bem audacioso. 

Algumas passagens de tempo são importantes para que o leitor perceba a diferença entre os costumes, tecnologias da época e o contexto histórico dos países envolvidos nos anos em que a trama foi escrita, pois mesmo que tenha sido publicado há pouco tempo, esse foi um livro escrito em 1998 e a autora conta um pouco mais sobre essa experiência logo no início do livro em suas notas. 

Ainda que o romance tenha sido raso e alguns personagens pouco aprofundados. Lucinda tem uma escrita envolvente, cativante, bem descritiva, até demais eu diria. Em algumas mudanças de cenários e diálogos entre determinados personagens da família, senti que não havia necessidade de estender tanto e mesmo que o ritmo seguisse um pouco mais devagar, em nada atrapalhou para que fosse uma boa leitura. 

Para os fãs de suspense e mistério, o tal segredo não foi difícil de deduzir, até porque ele vai sendo mostrado em doses homeopáticas, porém a informação completa mostra o quanto o enredo é perspicaz, inteligente e tornando-se um bom entretenimento.






  
9 comentários via Blogger
comentários via Facebook

9 comentários

  1. Oie,
    quando li que esse livro tem suspense e mistério fiquei um pouco apreensiva.. Porque to mega acostumada com os romances de época dela.
    Mas acredito sim que o livro seja maravilhoso! E pelo jeito ela conseguiu prender o leitor. Apesar do romance ser raso, talvez esse nem seria o grande foco.
    Quero ler logo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Camila!
    Eu não estava sabendo desse lançamento da Lucinda Riley. Ainda não li nada dela, mas pretendo ler logo A Casa das Orquídeas.
    Achei interessante o fato do livro ter sido escrito em 1998, mas só agora ele está sendo publicado aqui no Brasil. Gostei dessa mudança de estilo de escrita da autora.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cá.
    Já faz um bom tempo que eu quero ler um livro da Lucinda, mas ainda não tive a oportunidade.
    Como amante de um bom livro de mistério, acho que é exatamente por esse que eu vou começar. Acho que assim pode ser mais fácil para mim conhecer a escrita da autora, antes de encarar os livros que eu sei que são mais dramáticos! Rs...
    Fora que sua resenha me deixou super curiosa! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu fiquei curiosa para ler o livro e descobrir se a personagem conseguirá ou não encontrar a tal carta. Achei legal a autora ter se aventurado a escrever algo fora da sua zona de conforto, pena que a trama é um pouco lenta.

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Eu amo as histórias da Lucinda, já li dois livros dela que eu amei.
    A narrativa dela prende o leitor e conduz ele direitinho, uma pena ela não ter se aprofundado nos personagens nesse livro. Mas mesmo assim fiquei curiosa para saber como será o desenrolar da história.

    ResponderExcluir
  6. Lucinda é uma mulher incrível, né? Eu fico impressionada com a sua capacidade de produzir narrativas enormes e ao mesmo tempo tão inovadoras, muito bacana! Tô louca pra ler esse livro em especial porque ela foge um pouco daquele romance meloso de hábito, espero ler em breve, obrigada pelas considerações Cami.

    ResponderExcluir
  7. Li um livro da autora e adorei, mas nunca mais li nada dela e sua resenha me fez querer ler todos os livros porque eu adorei os pontos altos que você ressaltou.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Eu li esse livro recentemente e achei que em alguns momentos tinham coisas que eram desnecessárias a trama e que quebravam um pouco o ritmo. Tirando isso, curti muito a leitura e essa nova faceta da autora, da qual eu gosto muito! rs
    Adorei a resenha e os pontos que ressaltou!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá tudo bem?
    Gostei bastante da premissa do livro, ainda mais por ter juntado dois estilos que amo: romance de época e mistério. Fiquei bastante curiosa para saber o que Joana vai descobrir, apesar de você ter falado que não é algo tão inesperado já que a trama vai se desenrolando e nos dando pistas, ainda assim me senti tentada a ler.
    Gostei bastante da sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir