Resenha: A Pequena Livraria dos Sonhos - Jenny Colgan - Editora Arqueiro

Título: A Pequena Livraria dos Sonhos 
Autora: Jenny Colgan
Editora: Arqueiro
Ano: 2019
Páginas: 304
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:

*Ebook recebido em parceria com a editora.


Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.
Então, um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por que passar.
Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Ali ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.
Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz.




Nina Redmond, sempre amou viver cercada por seus livros. Bibliotecária, dedicava seu tempo como funcionária de uma livraria até que se vê sem emprego, devido ao corte de funcionários e implementações tecnológicas.

“Ler é existir na história.”

Com o impulso de sua colega de apartamento que não aguenta mais a compulsão de Nina em lotar o pouco espaço restante na casa com livros, ela decide seguir seu sonho de ter uma livraria móvel e consegue comprar uma van na Escócia que se encaixa no perfil. 

“Nina sempre fora uma pessoa quieta e isolada, e observava o mundo através dos romances que adorava ler.” 

Agora o sonho de ter uma livraria móvel, onde possa dar as pessoas a possibilidade de terem e lerem livros de uma forma especial, além de leva-la por onde for necessário aos lugares que as pessoas não têm acesso aos livros. Mas como a van não teria sido liberada para estacionar nas ruas de Londres, Nina terá que se reinventar, mudando de cidade e embarcar no desconhecido se quiser ter sua pequena livraria dos sonhos. E a Escócia mesmo que fria, se mostra calorosa, com um povo acolhedor, que traz uma nova perspectiva, dando o combustível que Nina jamais poderia imaginar. 

“Olha só como é linda! Ninguém nunca leu! – E ninguém nunca vai ler, porque a sua lista de leituras já é mais alta do que eu!”

No mês de maio a editora Arqueiro deu início, com três lançamentos, a coleção Romances de hoje. E mesmo que tenhamos um pouco de romance entre alguns personagens, o enfoque se dá na batalha, a superação das dificuldades da vida dessas mulheres, deixando mensagens importantes para nós leitores.

“Porque a vida é assim, não é mesmo? Se pensarmos em cada pormenor que pode influenciar nosso caminho de mil maneiras, umas boas e outras ruins, nunca faremos mais nada.” 


A Pequena Livraria dos Sonhos é um romance com muitas cenas fofas. Nina nos cativa e inspira através do seu amor a leitura, por sua insistência em fazer seu negócio dar certo, conseguir sua independência financeira. 

O cenário é encantador, ter Escócia, as Terras Altas, sem dúvidas é para deixar a leitura ainda mais agradável. Os personagens secundários dão consistência ao enredo e ainda não poderia faltar um homem turrão que aos poucos começa a sentir os impactos positivos da presença constante de Nina, sentindo novamente o sabor da vida e suas sensações. 

A narrativa é fluida e ágil. Me encantei tanto com a história que mesmo fazendo a leitura em ebook pretendo comprar em físico para integrar a minha coleção. 

Com riqueza de detalhes, leveza, bom-humor, Jenny Colgan nos agracia com uma trama sobre recomeços, a importância de escrevermos nossa própria trajetória, além de ressaltar o quanto ler nunca é demais, pelo contrário, um livro tem o poder de curar muitos males, nos acalentar e a possibilidade de viajar por vários mundos através da leitura.






8 comentários via Blogger
comentários via Facebook

8 comentários

  1. Oi Camila,
    que história linda.
    Acho que o leitor aprende bastante com a Nina durante a leitura. E qual bom leitor não gostaria de trabalhar em uma Biblioteca ou Livraria?
    Uma trama sobre recomeços são sempre gostosos de ler e sinceramente?Tava na hora da Arqueiro dar uma renovada nessa categoria romance, Romance de época é bom, mas né? Os leitores gostam de outras coisas

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu amei a riqueza dos detalhes da obra, e achei muito fofa a história e me prendeu, só que para mim ficou faltando algo sabe, não sei dizer muito o que, foi um livro fofo e eu queria mais no final, apesar de tudo acho que queria um pouco mais do casal.

    ResponderExcluir
  3. QUE FOTO LINDAAAA!
    Oii, tudo bem? Amei o seu post, eu comprei os três livros dessa coleção mas só li o "Desencontros à beira mar" e amei! Esse será uma das minhas próximas leituras.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu tô tentada um tanto pra ler esse livro! Justamente pela temática inteira dele sem em torno dos livros e em uma livraria, sem mencionar o lugar da história, que parece enlouquecer os leitores! Gosto de como Nina quer dividir seu amor pela leitura com todos, mesmo com algumas dificuldades. Amei a resenha!

    Bjoxx ~ Aline ~ www.stalker-literaria.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cá.
    Li esse livro recentemente e me apaixonei!
    Confesso que fiquei com muita vontade de copiar a ideia da autora e sair por aí com um booktruck!! Rs...
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  6. Oi.

    Eu baixei a amostra desse livro no Kindle porque eu me apaixonei pela capa. Mas agora vejo que eu vou me apaixonar pela história também. Como eu não estou seguindo nenhum ordem de leituras, vou acabar comprando o e-book e lendo em breve.

    Beijos,
    Blog Livros Engavetados

    ResponderExcluir
  7. Claramente eu na vida kkkk "Ninguém nunca leu! – E ninguém nunca vai ler, porque a sua lista de leituras já é mais alta do que eu!” Amei cada linha da sua resenha!! Quero demais!! Que história mais fofinha!! :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila!
    Parece ser um livro fofo para ler, adorei o enredo, o sonho da personagem em fazer uma biblioteca ambulante que história linda. Fiquei muito curiosa sobre as viagens e lugares que ela passou antes de chegar as terras altas, parabéns fiquei empolgada com sua resenha e ainda em contrapartida aparecendo um homem turrão para dar mais um clima de romance a história, obrigado pela dica. Bjs!

    ResponderExcluir