Resenha: Perigosa Amizade - Gisela Bacelar - Editora Outro Planeta

Título: Perigosa Amizade - O Começo  
Autora: Gisela Bacelar
Editora: Outro Planeta (Planeta de Livros Brasil)
Ano: 2017
Páginas: 240
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:

*Livro recebido em parceria com a autora.


Para fãs de Gossip Girl, o volume zero da elogiada série independente Perigosa amizade, que conquistou mais de 40 mil seguidores no Instagram.
Roberta é uma adolescente intensa. Ela é decidida, prática e sabe o que quer. Pelo menos enquanto o coração não resolve entrar na jogada e embaralhar seus sentimentos. Melissa é uma figura. Loira, com os cabelos cacheados, é aquele tipo de menina que já chega logo dizendo: “Ei, você quer ser minha amiga?”. Quando as duas ainda eram crianças, Roberta respondeu que sim. Denis, atacante do time de futebol, é cativante e extrovertido. Ainda é meio moleque, mas começou a chamar a atenção das meninas nos últimos anos. Com tantas mudanças, tem achado cada vez mais difícil sustentar a amizade que construiu na infância com Roberta e Melissa. Matheus tem dezoito anos. Assediado pelas meninas, já acabou o ensino médio e ainda não sabe o que quer fazer da vida. Vive no litoral com o pai que todo garoto desejaria ter: descolado, presente, fazendo todas as vontades do filho... Mas Matheus não é “todo garoto”. Seu melhor amigo, Gabriel, é um cara legal. Sensível, curte tocar bateria. Seu sonho é tocar numa banda de verdade, em shows ao redor do mundo. Para o pai dele, no entanto, isso seria um pesadelo. Como – e quando – seus caminhos irão se cruzar? Em Perigosa amizade: o começo, a escritora e modelo Gisela Bacelar costura o destino desses garotos e garotas, formando uma rede de encontros e desencontros e trazendo à tona assuntos presentes na vida de qualquer adolescente, como o sexo e a perda da virgindade, a aceitação entre amigos e colegas, drogas e álcool e a difícil relação com os pais.




Nesta história da Gisela Bacelar, somos apresentados aos personagens principais: Roberta (uma jovem super consciente e pé no chão), Melissa (sonhadora, espera que seus relacionamentos sejam quase como conto de fadas, repleto de romantismo. Tagarela desde novinha, assim que conheceu Roberta, as duas viraram melhores amigas), Denis (atleta que se destaca pelo futebol e aproveita da popularidade para conquistar as garotas), Matheus (está em seu momento de transição, gosta de festas, diversão sem limites e ainda não conseguiu qual carreira seguir) e por último, Gabriel (amigo de Matheus, ama música e gostaria de viver dela, tem um pai extremamente rígido que não aceita que o filho não tenha uma carreira). 

"Você não é ruim só porque alguém conseguiu antes de você. Cada um tem seu próprio tempo."

Perigosa Amizade: O Começo, é o volume zero da série e basicamente nos dá ampla visão sobre as vidas desses personagens e todos os dilemas entre a fase adolescente para a vida adulta. 

Assim, de forma bem envolvente, a autora passeia por inúmeros temas relevantes: virgindade, aceitação, consumos de drogas, uso desenfreado de álcool, brigas, futuro profissional, conflitos familiares, amizade e amor. 

“Esse é o esquema das redes sociais: fingir que tudo está incrível mesmo quando você estiver jogada na cama se entupindo de doces e assistindo a filmes que te deixam na depressão.”

No início com a quantidade de personagens e suas narrativas pensei que fosse ficar confusa ou perdida na cronologia dos acontecimentos e até com receio de ficar desmotivada ou a narrativa se tornar arrastada, mas isso não aconteceu e consegui me conectar com os personagens. 

"Os livros tinham o poder de levá-la a qualquer lugar. Davam a ela pequenos intervalos de paz, em que conseguia se libertar dos conflitos da vida e viver as experiências de outras pessoas. Seria mágico se, ao virar a última página, não tivesse que retornar para a realidade."

O enredo não é surpreendente ou inovador, mas a abordagem cumpriu a proposta, o que me deixou curiosa para saber o que viria a seguir me prendendo ao longo de toda leitura. 


Publicado pelo selo Outro Planeta, Editora Planeta de Livros Brasil, a edição é bonita, com fonte agradável para leitura e não observei erros de ortografia. 

Uma história sobre as nuances de ser um jovem. Com uma escrita agradável e ágil, é o tipo de leitura que nos faz relembrar de uma época onde os questionamentos, as incertezas e os excessos estão a todo vapor, nos coloca para refletir sobre as escolhas que fazemos e/ou fizemos nesse período da vida e nos convida a continuar junto com essa galera, rindo, se emocionando pelos próximos volumes.

DLL19 Junho | Que a história aconteça no Brasil. 






5 comentários via Blogger
comentários via Facebook

5 comentários

  1. Oi Camila, tudo bem?
    Menina que livro hein? Achei que a edição por apresentar de fato os personagens é bem válida. Porque assim a gente sabe mais ou menos o que esperar deles e as confusões.
    Apesar do enredo do mesmo não ter nada de novo, é uma leitura boa de fazer, ainda mais se a escrita da autora valer a pena

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila!!!
    Eu acho que quando falou em fãs de Gossip Girl já me ganhou por isso, pois me lembro muito da série na minha adolescência. É bom ter um livro que nos apresenta acerca dos personagens pra não começarmos uma coisa simplesmente sendo jogado para ele.
    Adorei o livro e já vou adicionar na minha lista.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É a primeira resenha que eu leio que fala que a trama não é surpreendente. Todas que eu li elogiaram bastante a obra. Claro que isso não é algo ruim, na verdade é bom ter opiniões diferentes, e esse livro está nos meus desejados há muito tempo, então quero ter minha própria opinião.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Camila, não conheci nem o livro e nem a autora. Gostei de saber os temas abordados, acho bem legal quando os livros abordam sobre essas coisas. Muitas pessoas não curtem os livros que tem continuação. Eu já sou o contrário, adoro ver a evolução dos personagens.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Pena que não é inovador, mas se cumpriu a proposta já é um ponto positivo. Li algumas resenhas desse livro e achei interessante
    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir