Resenha: Mentirosos - E. Lockhart - Editora Seguinte

Título: Mentirosos 
Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Páginas: 272
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:


Na família Sinclair, ninguém é carente, criminoso, viciado ou fracassado. Mas talvez isso seja mentira.
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.




Os Sinclair se reúnem todos os verões em suas propriedades na Ilha de Beechwood, Massachusetts. Liderados pelos poderosos Harris e Tipper, tiveram três filhas, Penny, Bess e Carrie. E elas tiveram seus filhos e dentre eles conhecemos quatro adolescentes que se denominam os Mentirosos: Cadence, Gat, Mirren e Johnny. 

"Somos Sinclair. Ninguém é carente. Ninguém erra. Vivemos, pelo menos durante o verão, em uma ilha particular. Talvez isso seja tudo que você precisa saber a nosso respeito."
Por mais que durante o ano eles não tivessem contato, no verão a reunião é sempre especial, com boas lembranças, mas também podemos ver que a família tende a esconder sérios conflitos, que se agrava quando Tipper, a matriarca falece e logo começa uma disputa por bens e com o passar dos anos tudo se torna demais para alguns herdeiros, principalmente os netos, onde todas as expectativas estão sendo colocadas a prova na tentativa de chamar atenção de Harris, até aquele acidente no verão dos quinze que teve consequências drásticas na vida daquela família conhecida por sua imponência. 

Agora passados dois anos, Cadence que juntar as peças dessa grande lacuna em sua cabeça e entender o porquê de todos estarem escondendo algo de si e não demorará até que os segredos obscuros sejam revelados, mas será que ela está preparada para encarar essa cruel realidade? 

“A família se refere a nós quatro como os Mentirosos, e é provável que mereçamos.”


Esse é o tipo de livro que quanto menos se falar sobre seu enredo torna melhor a experiência de quem ainda pretende ler. 

Mentirosos é dividido em cinco partes e conta com a narração de Cadence, a neta primogênita. Através de suas observações vemos o quanto fazer parte da família Sinclair pode ser perturbador. Conhecidos por serem democratas, brancos, ricos e poderosos, claramente temos um controle por parte de Harris sobre a vida de cada um desses personagens e o preconceito com Gat por ser de ascendência indiana é chocante, algo que realmente incomoda em grande parte da narrativa. 


Mas o que aconteceu naquele verão? 

De forma poética, com muitas metáforas, os relatos sobre os verões naquela ilha vão se tornando uma verdadeira incógnita e à medida que os capítulos vão passando as expectativas aumentam pois se tem uma coisa que essa autora soube fazer foi esconder os segredos e quando tudo veio à tona, conseguiu me deixar perplexa, no maior estilo explodiu minha mente. 

Apesar de muitos personagens, o mapa no início do livro facilita bastante a adaptação dos nomes e a que parte da família integram. Prepare-se para um enredo cheio de mistérios, dramas familiares. Um mergulho entre o que é certo e errado e que te faz questionar as atitudes do ser humano.

DLL19 Dezembro | Livro que você comprou pela capa.




1 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Um comentário

  1. Uau! Não fazia a menor ideia que o livro se tratava disso, esse enredo é muito bom! Que absurdo o preconceito, eu já me interessei só pela curiosidade de saber o que cada um esconde kkkk
    Foi uma ótima resenha, arrasou Camila ❤️
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir