| Resenha | Notre-Dame - Ken Follett - Editora Arqueiro

Título: Notre-Dame 
Autor: Ken Follett
Editora: Arqueiro
Ano: 2020
Páginas: 112
Onde Comprar: AMAZON 
Sinopse:

*Ebook recebido em parceria com a editora.


Em Notre-Dame, Ken Follett descreve as emoções que sentiu ao saber do incêndio que quase destruiu uma das maiores catedrais do mundo:
“A magnífica Catedral de Notre-Dame de Paris, uma das maiores realizações da civilização europeia, estava em chamas. Aquela visão nos deixou estupefatos e profundamente perturbados. Fiquei à beira das lágrimas. Algo inestimável estava morrendo diante dos nossos olhos. Era uma sensação desconcertante, como se a terra estivesse tremendo.”
O autor reflete sobre o papel que a catedral desempenhou ao longo do tempo e revela a influência que ela exerceu tanto em outras catedrais ao redor do mundo quanto em um de seus mais conhecidos e adorados romances, Os Pilares da Terra.





“Aquela visão nos deixou estupefatos e profundamente perturbados. Fiquei à beira das lágrimas. Algo inestimável estava morrendo diante dos nossos olhos. Era uma sensação desconcertante, como se a terra estivesse tremendo.”

A ideia de escrever Notre-Dame surgiu após o incêndio da Catedral, em abril de 2019. Em uma declaração de amor, Ken Follett reúne informações históricas que serviram de inspiração em diversas outras catedrais e monumentos ao redor do mundo. 

Composto por seis capítulos, com algumas ilustrações de toda arquitetura, conferimos o relato emocionante do autor e sua homenagem desde a concepção da catedral, bem como a importância que teve para todos as esferas, política e religiosa. Ele fala da influência de Vitor Hugo, um dos grandes divulgadores da catedral e as referências de sua obra, um clássico da literatura, O Corcunda de Notre-Dame. Temos também capítulos que contam sobre a restauração e as matérias primas que foram usadas como aço, madeiras desde a sua criação.

“Para mim, uma catedral é a expressão do que as pessoas são capazes de alcançar quando trabalham em conjunto.”


De forma fluida e com uma escrita de fácil compreensão, é impossível não se emocionar com a trajetória da catedral, Ken destinou todos os lucros da venda desse livro para ajudar a reconstruí-la. Assim como sua inspiração e influência para um de seus conhecidos romances, Os Pilares da Terra. E ainda que não tenha lido esse livro, através desse compilado fiquei extremamente curiosa com essa leitura. 

O autor ainda nos presenteia com um trecho de seu próximo livro O Crepúsculo e a Aurora.


0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário